Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Célula eucarionte

Conheça as principais características de uma célula eucarionte e aprenda as diferenças entre ela e a procarionte.

A célula eucarionte possui material genético protegido por uma membrana A célula eucarionte possui material genético protegido por uma membrana

As células eucariontes são aquelas que apresentam um núcleo verdadeiro. Nessas células, o material genético está envolvido por uma membrana nuclear, também chamada de carioteca, garantindo a proteção do DNA contra os movimentos do citoesqueleto da célula. No núcleo, localiza-se o nucléolo, que é um a região responsável pela produção de ribossomos. Essas células possuem ainda membrana plasmática e um citoplasma, onde estão localizadas as organelas.

As células eucariontes diferenciam-se das procariontes apenas pela presença de núcleo?

Além de possuírem um núcleo verdadeiro, as células eucariontes m uma série de organelas membranosas que garantem uma maior eficiência metabólica. Entre essas organelas, podemos citar:

  • Mitocôndria: Organela responsável por produzir energia para a célula.

  • Complexo golgiense: Organela responsável, entre outros processos, pela secreção de produtos elaborados pela célula.

  • Retículo endoplasmático: Participa da síntese de algumas substâncias e da síntese da membrana.

  • Lisossomo: Relacionada com a digestão intracelular.

  • Cloroplasto: Organela das células eucariontes vegetais que são responsáveis pela fotossíntese.


Principais partes de uma célula eucarionte

Os ribossomos são estruturas sem membranas que atuam na síntese de proteínas. Eles estão presentes tanto em células procariontes como em eucariontes, entretanto, nessas últimas, são maiores e mais complexos e podem ser encontrados livres ou associados ao retículo endoplasmático.

As células eucariontes possuem ainda um citoesqueleto, uma estrutura formada por proteínas que garante o formato da célula e a movimentação celular. A presença de citoesqueleto é essencial para processos como endocitose e exocitose, processos relacionados, respectivamente, com a entrada e a saída de substâncias por meio de modificações na membrana.

Em quais organismos são encontradas as células eucariontes?

As células eucariontes são encontradas em protozoários, algas, fungos, animais e plantas. As células procariontes, por sua vez, são encontradas em organismos do Domínio Archaea e Bacteria, tais como bactérias e cianobactérias.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Células

Ciências

Células animais e vegetais

Ciências

Células procariontes

Ciências

Células procarióticas e eucarióticas

Últimos artigos

Presidente da república

Presidente da república é a autoridade máxima em nosso país. É eleito(a) por meio do voto popular para um mandato de quatro anos.

Porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um mamífero roedor que possui corpo pequeno e orelhas curtas. Ele pode ser criado como animal de estimação.

Escambo

O escambo é uma modalidade de transação que foi muito comum na Antiguidade. Por meio desse acordo, realiza-se a troca de mercadorias ou serviços.

Nucleotídeo

O nucleotídeo é a subunidade que forma o DNA e o RNA. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.