Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Células procarióticas e eucarióticas

Conheça as principais diferenças entre as células procarióticas e eucarióticas clicando aqui!

Normalmente ouvimos os professores dizerem que as células são formadas por membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Mas será que todas as células possuem essa organização? Vamos descobrir a seguir!

Todas as células apresentam membrana plasmática e um citoplasma, entretanto, o núcleo não é encontrado em todas elas. As células das bactérias apresentam material genético distribuído no citoplasma sem estar organizado em um núcleo bem definido. O local onde se localiza o material genético desse tipo de célula é chamado de nucleoide. Dizemos que essas são células procarióticas, e os organismos que as possuem são chamados de procariontes.

As células procarióticas são bem simples e seu material genético disperso é resultado da falta de uma membrana chamada de carioteca, que delimita o núcleo em outras células. Além da ausência de carioteca, as células procarióticas não apresentam organelas celulares membranosas, tais como mitocôndrias, plastídios, retículo endoplasmático e complexo golgiense. É importante destacar que elas apresentam ribossomos, e estes são bem menores do que os encontrados em outras células.

As células que possuem núcleo delimitado pela carioteca são chamadas de eucarióticas e são muito mais complexas que as células procarióticas. Nesse tipo de célula encontramos um núcleo bastante individualizado e organelas que não são encontradas nos procariontes. Indivíduos com células eucarióticas são chamados de eucariontes.


Observe como a célula eucariótica é mais complexa que a procariótica

As células eucarióticas são encontradas na maioria dos seres vivos, tais como fungos, protozoários, animais e plantas. Já as células procarióticas são encontradas apenas em bactérias e cianobactérias.

Sendo assim, podemos mudar a afirmativa do início do nosso texto e dizer que nem todas as células são formadas por membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Na realidade, as células são formadas por membrana plasmática, citoplasma e material genético, que pode ou não estar formando um núcleo.

Resumindo:

Células procarióticas: Células que não possuem núcleo delimitado por membrana.

Células eucarióticas: Células com núcleo delimitado por membrana (carioteca).


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

A célula das bactérias não apresenta núcleo definido A célula das bactérias não apresenta núcleo definido
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Organismos aeróbios e anaeróbios

Ciências

Mitocôndrias

Ciências

Célula eucarionte

Ciências

Organelas celulares

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.