Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Células procarióticas e eucarióticas

Conheça as principais diferenças entre as células procarióticas e eucarióticas clicando aqui!

Normalmente ouvimos os professores dizerem que as células são formadas por membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Mas será que todas as células possuem essa organização? Vamos descobrir a seguir!

Todas as células apresentam membrana plasmática e um citoplasma, entretanto, o núcleo não é encontrado em todas elas. As células das bactérias apresentam material genético distribuído no citoplasma sem estar organizado em um núcleo bem definido. O local onde se localiza o material genético desse tipo de célula é chamado de nucleoide. Dizemos que essas são células procarióticas, e os organismos que as possuem são chamados de procariontes.

As células procarióticas são bem simples e seu material genético disperso é resultado da falta de uma membrana chamada de carioteca, que delimita o núcleo em outras células. Além da ausência de carioteca, as células procarióticas não apresentam organelas celulares membranosas, tais como mitocôndrias, plastídios, retículo endoplasmático e complexo golgiense. É importante destacar que elas apresentam ribossomos, e estes são bem menores do que os encontrados em outras células.

As células que possuem núcleo delimitado pela carioteca são chamadas de eucarióticas e são muito mais complexas que as células procarióticas. Nesse tipo de célula encontramos um núcleo bastante individualizado e organelas que não são encontradas nos procariontes. Indivíduos com células eucarióticas são chamados de eucariontes.

Observe como a célula eucariótica é mais complexa que a procariótica
Observe como a célula eucariótica é mais complexa que a procariótica

As células eucarióticas são encontradas na maioria dos seres vivos, tais como fungos, protozoários, animais e plantas. Já as células procarióticas são encontradas apenas em bactérias e cianobactérias.

Sendo assim, podemos mudar a afirmativa do início do nosso texto e dizer que nem todas as células são formadas por membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Na realidade, as células são formadas por membrana plasmática, citoplasma e material genético, que pode ou não estar formando um núcleo.

Resumindo:

Células procarióticas: Células que não possuem núcleo delimitado por membrana.

Células eucarióticas: Células com núcleo delimitado por membrana (carioteca).


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

A célula das bactérias não apresenta núcleo definido A célula das bactérias não apresenta núcleo definido
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Células procariontes

Ciências

O Corpo Humano

Ciências

Mitocôndrias

Ciências

Respiração celular

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.