Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Células procariontes

Conheça um pouco mais sobre as células procariontes, estruturas muito simples encontradas em bactérias e cianobactérias.

Os organismos vivos são constituídos por células, com exceção dos vírus. Essas células apresentam algumas características básicas, e é comum ouvirmos falar que todas são compostas de membrana, citoplasma e núcleo, porém essa não é propriamente uma verdade. O melhor seria dizer que as células possuem membrana plasmática, citoplasma e material genético, pois nem todas possuem núcleo.

Analisando a estrutura de uma célula, podemos classificá-la em dois grandes grupos: as procariontes e eucariontes. Nas células eucariontes, observamos a presença de um núcleo bem definido, com membrana nuclear que envolve o material genético. Nas células chamadas de procariontes, por sua vez, isso não é observado.

→ Características das células procariontes

As células procariontes possuem como característica principal a ausência de material genético envolto por membrana nuclear. Assim, esse material fica espalhado pelo citoplasma, em regiões denominadas de nucleoide.

Além da ausência de núcleo, outras características são encontradas em uma célula procarionte:

  • Presença de plasmídios, que são pequenas porções de DNA localizadas fora do nucleoide. Essas estruturas relacionam-se, principalmente, com características de sobrevivência.
  • Ausência de organelas membranosas, tais como mitocôndria e cloroplasto. Há apenas ribossomos, que são estruturas relacionadas com a síntese de proteínas.
  • O citoesqueleto, um conjunto de fibras de proteínas que dá sustentação à célula, está ausente. Por causa dessa característica, os processos de endocitose (entrada de substâncias na célula por meio de modificações na membrana) e exocitose (saída de substâncias) não ocorrem, pois eles necessitam da movimentação de vesículas, que é um processo auxiliado pelo citoesqueleto.

→ Quem são os organismos procariontes?

Existem diversos organismos procariontes, e os mais comuns são denominados de bactérias. Além desse grupo, temos como representantes as cianobactérias, antigamente chamadas de algas azuis.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

A célula procarionte tem seu material genético disperso no citoplasma e ausência de organelas membranosas A célula procarionte tem seu material genético disperso no citoplasma e ausência de organelas membranosas
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Teoria endossimbiótica

Ciências

Bactérias

Ciências

Células procarióticas e eucarióticas

Ciências

Célula eucarionte

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.