Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Células-tronco

Já ouviu falar sobre células-tronco? Clique aqui e descubra o que são essas células e as suas funções!

Nosso organismo é repleto de células, unidades estruturais e funcionais de todos os seres vivos. Cada célula desempenha funções extremamente específicas no nosso corpo. Um exemplo são as hemácias, responsáveis por levar o oxigênio para os tecidos.

Algumas células possuem a capacidade de se transformar em qualquer célula por não terem sofrido ainda o processo de diferenciação. Essas células são chamadas de células-tronco e desempenham um importante papel no organismo e também representam uma esperança para a medicina.

Tipos de células-tronco

Existem três tipos principais de células-tronco: as embrionárias, as adultas e as pluripotentes induzidas. Veja a seguir as principais características de cada uma delas:

Células-tronco embrionárias: são aquelas encontradas no embrião. Logo após a fecundação e o início da divisão celular, encontram-se células chamadas de totipotentes, que se destacam por sua capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula adulta. Quando o embrião fixa-se no útero, encontram-se células pluripotentes, que apresentam a capacidade de gerar diferentes tipos celulares, mas são incapazes de gerar um indivíduo por completo como as totipotentes.

Células-tronco adultas: As células-tronco adultas são encontradas em diversas partes do corpo, destacando-se a medula óssea. Essas células, assim como as embrionárias, podem dar origem a diferentes tipos celulares, mas são menos versáteis. Seu papel principal é renovar as estruturas do corpo.

Células-tronco pluripotentes induzidas: Essas células-tronco, diferentemente das demais, são produzidas em laboratório. Nesse processo, as células são formadas por intermédio da inserção de um vírus que modifica o DNA e reprograma a célula para que ela volte ao estágio de célula-tronco embrionária. Para isso, geralmente são utilizadas células da pele.

Funções das células-tronco

As células-tronco são importantes para o organismo porque garantem o desenvolvimento e a renovação de células ao longo da vida. Além desse importante papel, essas células podem ser usadas no tratamento de uma série de doenças graves. Entretanto, em muitos locais, as pesquisas não são permitidas.

Como as células-tronco embrionárias podem tornar-se qualquer célula do corpo, a sua utilização poderia, na teoria, curar qualquer doença que cause degeneração nos tecidos. Muitas pesquisas sugerem, por exemplo, que essas células são benéficas no tratamento de Parkinson, diabetes e doenças neurológicas. Entretanto, muitos estudos ainda devem ser realizados.

Vale destacar que muita polêmica está envolvida quando o assunto são as células-tronco embrionárias, pois muitos grupos, principalmente de religiosos, não concordam com o uso de embriões para pesquisa. No Brasil, no entanto, a pesquisa com células-tronco embrionárias é permitida desde 2005.

Já as células-tronco adultas, que não são motivo de debate, já estão sendo utilizadas nos processos de renovação dos órgãos. Um exemplo de utilização desse tipo de célula é no tratamento de linfomas e leucemias.


Por Ma. Vanessa dos Santos

As células-tronco podem dar origem a diferentes tipos celulares As células-tronco podem dar origem a diferentes tipos celulares
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Células animais e vegetais

Ciências

Núcleo celular

Ciências

Células

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.