Qual matéria está procurando ?

Datas Comemorativas

Datas Comemorativas

4 de Outubro - Dia Mundial dos Animais

O Dia Mundial dos Animais é comemorado em 4 de outubro. Nessa data, ações realizadas ressaltam a importância da preservação dos animais e divulgam os seus direitos.

O Dia Mundial dos Animais é comemorado no dia 4 de outubro. A data é de extrema importância, pois leva à reflexão sobre a importância da preservação dos animais, além de divulgar os seus direitos presentes na Declaração Universal dos Direitos dos Animais.

 Origem

A escolha da data para a celebração do Dia Mundial dos Animais ocorreu em 1931, durante uma convenção de Ecologia que aconteceu na cidade de Florença, na Itália. Durante a convenção, escolheu-se uma data para pudesse promover os princípios da Declaração Universal dos Direitos dos Animais. O Dia Mundial dos Animais passou então a ser celebrado todo dia 4 de outubro. O dia escolhido é o dia em que se celebra São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais e padroeiro da Ecologia.

O que são animais?

Os animais são organismos pertencentes ao reino Animalia. Nesse reino existem cerca de 1,3 milhões de espécies conhecidas. Entretanto, segundo estimativas, a quantidade de espécies pertencentes ao reino Animalia deve chegar em torno de 20 milhões. Dentre as características dos organismos pertencentes a esse reino, podemos destacar:

  • São multicelulares, ou seja, apresentam o corpo constituído por mais de uma célula.

  • são eucariontes, suas células apresentam um núcleo delimitado e outras organelas envoltas por membrana.

  • não possuem parede celular. Diferentemente das plantas, suas células não apresentam uma parede externa que as revestem, dando-lhes maior resistência e proteção. As células animais, não obstante, apresentam proteínas que lhes dão suporte e auxiliam na conexão com outras células.

  • são heterotróficos, sendo essa uma das principais características que os distinguem das plantas. As plantas são autotróficas e produzem moléculas orgânicas por meio da fotossíntese. Já os animais, heterotróficos, não as conseguem produzir, assim, eles obtêm-nas por meio da ingestão de outros organismos vivos ou de matéria orgânica morta.

  • locomovem-se; entre outras caraterísticas.

Uma característica dos animais é a ausência de parede celular em suas células, sendo essa presente em células vegetais.
Uma característica dos animais é a ausência de parede celular em suas células, sendo essa presente em células vegetais.

Para saber mais sobre esse assunto, leia nosso texto: Os animais.

Por que celebrar?

A relação entre seres humanos e animais é muito antiga, pois estes servem de alimento àqueles; são utilizados como meios de transporte, como o de cargas; além de serem grandes companheiros. Entretanto, embora os animais tragam enormes benefícios aos seres humanos, ainda não são tratados com o devido respeito e cuidado adequados.

No Dia Mundial dos Animais, muitas atividades são realizadas em todo o mundo para celebrar a vida desses seres tão importantes, não apenas para os seres humanos mas para toda a natureza. Atividades de conscientização, como as que promovem a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, também são realizadas para conscientizar as populações sobre a necessidade de cuidar e proteger os animais.

Leia também: A importância dos animais para o ser humano

Declaração Universal dos Direitos dos Animais

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais foi proclamada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em sessão realizada na cidade de Bruxelas, na Bélgica, em 27 de janeiro de 1978.

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais traz em seu texto introdutório que todos os animais têm direitos, e o desconhecimento, além do desprezo, disso faz com que o ser humano cometa crimes contra os animais. O texto destaca também que se deve “ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais”.

Dentre os direitos dos animais presentes na Declaração Universal dos Direitos dos Animais, podemos destacar:

  • “Art. 1º - Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.”

  • “Art. 2º - 2. O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de por os seus conhecimentos ao serviço dos animais.”

  • “Art. 2º - 3. Todo o animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem.”

  • “Art. 6º - 2. O abandono de um animal é um ato cruel e degradante.”

  • “Art. 7º - Todo o animal de trabalho tem direito a uma limitação razoável de duração e de intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.”

Você pode ter acesso à íntegra da Declaração Universal dos Direitos dos Animais, no site do Conselho Federal de Medicina Veterinária, clicando aqui.

Dia Mundial dos Animais de Rua

Além do Dia Mundial dos Animais, há também o Dia Mundial dos Animais de Rua. A data é celebrada no dia 4 de abril, entretanto não é uma data para ser comemorada, e sim para conscientizar a população. Nesse dia homenageia-se todos os animais que foram abandonados e que vivem nas ruas, e há a realização de atividades de conscientização da população sobre a situação dos animais de rua em todo o mundo.

Além disso, busca-se incentivar a população a realizar alguma ação que auxilie nos trabalhos desenvolvidos junto a esses animais, como levar um saco de ração a uma organização que trabalhe com animais de rua; pagar por uma castração; resgatar um animal; ou simplesmente alimentar um animal de rua, entre outras ações.

Leia também: Cuidados com os animais domésticos   

O Dia Mundial dos Animais é comemorado no dia 4 de outubro. O Dia Mundial dos Animais é comemorado no dia 4 de outubro.
Por Helivania Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Diferenças entre os seres humanos e outros animais

Ciências

Alimentação dos animais

Ciências

Células procarióticas e eucarióticas

Ciências

A importância dos animais para o ser humano

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.