Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Animais Domésticos e Silvestres

As influências do homem na vida animal e suas principais consequências.

Os animais foram criados para viver livres e soltos na natureza, em seu habitat natural onde encontram formas de se alimentar e sobreviver sozinhos.

Esses animais que vivem na natureza sem receber a intervenção do homem em suas vidas são chamados de animais silvestres.

O homem foi amansando, domesticando alguns desses animais, tornando possível o seu convívio no nosso meio, utilizando alguns deles para seus interesses, como no trabalho, na alimentação, no transporte próprio e de coisas, e para brincar. A esses animais damos o nome de domésticos.

Os animais domésticos não têm medo da presença do homem. Pelo contrário, gostam de ter nossa companhia e de receber carinho. Se fizermos coisas que não gostam, podem assustar, avançando nas pessoas que estão por perto, pois essa é sua forma natural de defesa.


Animais Domésticos

Os animais silvestres, quando nos aproximamos, podem avançar, morder, arranhar, como forma de defesa, achando que vamos fazer algum mal a eles. Esses animais podem ser vistos nos zoológicos, sendo que os mais ferozes ficam presos em jaulas, como tigres, leões, ariranhas, gorilas, etc. e os mais mansos, como girafas e tartarugas, macacos, ficam em ambientes mais abertos. 


Animais Silvestres ou Selvagens

Hoje em dia, para se criar um animal que seja considerado silvestre, é necessário uma licença ou autorização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Essa licença é exigida por causa do problema de maus tratos, trafico de animais e também pela extinção.

Extinção significa desaparecimento, deixar de existir, fim. É quando alguma espécie de animal corre o risco de não se reproduzir mais, em razão das pequenas quantidades existentes. Normalmente espécies animais sofrem extinção por sofrerem maus tratos causados pelo homem, como a caça, muitos são mortos por causa de suas peles ou couro, além da carne, e também pela destruição de seus territórios.

Um caso típico de extinção é do urso panda, originário da China, que passou a ser criado em zoológico, onde veterinários tiveram que criar condições para a sua reprodução. No Brasil existe um projeto que tenta salvar as tartarugas-marinhas, em extinção. O nome desse projeto é Tamar, os participantes lutam contra a caça da espécie bem como pela sua reprodução.


Video aula relacionada:

Todo animal deve ser tratado com respeito Todo animal deve ser tratado com respeito
Por Jussara de Barros

Você pode se interessar também

Ciências

Diferenças entre os seres humanos e outros animais

Ciências

Animais ameaçados de extinção

Ciências

Listra das zebras

Ciências

Por que o pescoço da girafa é comprido?

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.