Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

A importância dos animais para o ser humano

Saiba o que alguns animais podem nos proporcionar.

Todos os animais são importantes. No entanto, alguns se destacam para o ser humano, por serem capazes de melhorar a sua vida, em certos aspectos. Já outros, por provocarem prejuízos.

Cavalos, por exemplo, são muito utilizados como meios de transporte. Além disso, ajudam o homem do campo em serviços mais pesados, como para puxar carroças e arados. Já os bois e vacas, além de alimentos, como a carne e o leite, podem também nos fornecer o couro.

Outros bichos também são usados para a alimentação. São eles: os porcos, bodes e galinhas. Estas últimas podem produzir ovos, alimento este que faz parte do cardápio de muitas pessoas, todos os dias.

Para a fabricação de roupas e tecidos em geral, pode ser utilizada a lã, retirada geralmente das ovelhas. Além disso, há a seda, fabricada a partir dos casulos de uma espécie de mariposa, chamada de bicho-da-seda.

As abelhas são outros animais muito significativos para nós. Elas produzem o mel e o própolis, muito utilizados para combater e tratar de gripes, resfriados e problemas de garganta. Além disso, ao visitarem diversas flores, as abelhas levam em seus corpos o grão-de-pólen, ajudando na reprodução de diversas plantas. Esse fenômeno é chamado de polinização.

A polinização é feita por muitos outros animais. Um deles é o morcego. Ele é capaz de polinizar um número enorme de vegetais. Além disso, como a maioria deles se alimenta de frutos, eles espalham as sementes por vários ambientes, fazendo com que novas plantas nasçam.

Certos morcegos, assim como alguns anfíbios e lagartixas, alimentam-se de muitos animais invertebrados, inclusive de mosquitos que podem provocar doenças. Assim, podemos compreender que esses seres vivos, alvos de preconceitos, também são muito importantes.

Por outro lado, existem animais que, apesar de serem necessários para o equilíbrio da natureza, podem provocar problemas. São eles aqueles capazes de transmitir doenças, como as baratas, ratos e mosquitos. Eles se tornam um problema quando há a sua superpopulação, ou seja: quando existem muitos deles.

Para que esses animais não nos prejudiquem, é necessário que alguns cuidados sejam tomados. Um deles é não deixar lixo acumulado pela casa, nem no quintal. Isso porque ele é fonte de comida e também abrigo para muitos deles. Além disso, o lixo pode acumular água parada, permitindo que alguns mosquitos, como os transmissores da dengue, coloquem seus ovos ali.

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Escola Kids

Lagartixas são capazes de se alimentar de animais que causam doenças. Lagartixas são capazes de se alimentar de animais que causam doenças.
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Diferenças entre os seres humanos e outros animais

Ciências

Formiga

Ciências

Reprodução animal

Ciências

Escorpiões

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.