Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

A importância dos animais para o ser humano

Saiba o que alguns animais podem nos proporcionar.

Lagartixas são capazes de se alimentar de animais que causam doenças. Lagartixas são capazes de se alimentar de animais que causam doenças.

Todos os animais são importantes. No entanto, alguns se destacam para o ser humano, por serem capazes de melhorar a sua vida, em certos aspectos. Já outros, por provocarem prejuízos.

Cavalos, por exemplo, são muito utilizados como meios de transporte. Além disso, ajudam o homem do campo em serviços mais pesados, como para puxar carroças e arados. Já os bois e vacas, além de alimentos, como a carne e o leite, podem também nos fornecer o couro.

Outros bichos também são usados para a alimentação. São eles: os porcos, bodes e galinhas. Estas últimas podem produzir ovos, alimento este que faz parte do cardápio de muitas pessoas, todos os dias.

Para a fabricação de roupas e tecidos em geral, pode ser utilizada a lã, retirada geralmente das ovelhas. Além disso, há a seda, fabricada a partir dos casulos de uma espécie de mariposa, chamada de bicho-da-seda.

As abelhas são outros animais muito significativos para nós. Elas produzem o mel e o própolis, muito utilizados para combater e tratar de gripes, resfriados e problemas de garganta. Além disso, ao visitarem diversas flores, as abelhas levam em seus corpos o grão-de-pólen, ajudando na reprodução de diversas plantas. Esse fenômeno é chamado de polinização.

A polinização é feita por muitos outros animais. Um deles é o morcego. Ele é capaz de polinizar um número enorme de vegetais. Além disso, como a maioria deles se alimenta de frutos, eles espalham as sementes por vários ambientes, fazendo com que novas plantas nasçam.

Certos morcegos, assim como alguns anfíbios e lagartixas, alimentam-se de muitos animais invertebrados, inclusive de mosquitos que podem provocar doenças. Assim, podemos compreender que esses seres vivos, alvos de preconceitos, também são muito importantes.

Por outro lado, existem animais que, apesar de serem necessários para o equilíbrio da natureza, podem provocar problemas. São eles aqueles capazes de transmitir doenças, como as baratas, ratos e mosquitos. Eles se tornam um problema quando há a sua superpopulação, ou seja: quando existem muitos deles.

Para que esses animais não nos prejudiquem, é necessário que alguns cuidados sejam tomados. Um deles é não deixar lixo acumulado pela casa, nem no quintal. Isso porque ele é fonte de comida e também abrigo para muitos deles. Além disso, o lixo pode acumular água parada, permitindo que alguns mosquitos, como os transmissores da dengue, coloquem seus ovos ali.

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Escola Kids

Por Mariana Araguaia

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

4 de Outubro - Dia Mundial dos Animais

Ciências

Animais ameaçados de extinção

Ciências

Animais domésticos e silvestres

Ciências

Animais onívoros

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.