Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Diferenças entre crocodilo e jacaré

Você sabe a diferença entre um crocodilo e um jacaré? Clique aqui e descubra!

Ao observar um crocodilo e um jacaré, muitas vezes ficamos confusos e até pensamos que esses répteis são iguais. Entretanto, existem diferenças bem marcantes entre um e outro. Para começar, esses dois animais não pertencem nem mesmo à mesma família. Os jacarés pertencem à família Alligatoridae, enquanto o crocodilo à Crocodilidae.

Dentre as características físicas, podemos citar o focinho, que em crocodilos é mais fino e alongado quando comparado ao dos jacarés, que possuem focinho curto e mais largo.

Para diferenciar esses répteis, podemos observar também a mandíbula. Nos crocodilos, é possível observar que o quarto dente do maxilar inferior (um dente maior que os outros) fica visível até mesmo quando o animal está com a boca fechada. Nos jacarés, isso não acontece. Ainda em relação aos dentes, podemos verificar que em crocodilos, eles aparecem alinhados, diferentemente dos jacarés.

Observe o formato do focinho desse crocodilo atacando um gnu
Observe o formato do focinho desse crocodilo atacando um gnu

Existem ainda poros glandulares nas escamas ventrais dos crocodilos, estruturas que não são encontradas nos jacarés. A função desses poros ainda não é bem esclarecida, entretanto, acredita-se que possa existir uma relação entre eles e a troca de calor e água com o ambiente.

São encontradas seis espécies de jacaré em território brasileiro, porém não é encontrado nenhum crocodilo. Dentre as espécies brasileiras, podemos citar o jacaré-de-papo- amarelo e o jacaré-açu.

O jacaré-de-papo-amarelo é uma espécie típica da América do Sul, podendo ser encontrada no Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai. Esse réptil atinge em média 2 metros de comprimento e é localizado principalmente em manguezais, pântanos e banhados, onde se alimentam de peixes, aves e mamíferos. Esses animais podem viver até 50 anos.

Já o jacaré-açu é uma espécie distribuída por toda a Bacia Amazônica, sendo encontrada no Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Guiana Inglesa e Guiana Francesa. Esse réptil atinge a marca notável de 6 metros de comprimento. Sua alimentação é baseada em peixes, aves e caranguejos. Eles vivem em média 80 anos.


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

Os crocodilos são diferentes dos jacarés Os crocodilos são diferentes dos jacarés
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Répteis

Últimos artigos

Rinocerontes

Rinocerontes são animais de grande porte encontrados na África e Ásia. São animais solitários, territorialistas e que podem viver cerca de 50 anos.

Animais ovíparos, ovovivíparos e vivíparos

Quando falamos em animais ovíparos, ovovivíparos e vivíparos, estamos nos referindo ao local onde o embrião de uma espécie se desenvolve.

Metáfora

A metáfora é uma figura de linguagem que usamos para comparar diferentes ideias por meio de algumas semelhanças entre elas. Isso é feito com o uso de linguagem figurada.

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.