Você sabe a diferença entre tartaruga, jabuti e cágado? Clique aqui e confira!
Os quelônios são animais pertencentes ao grupo dos répteis que têm por característica estarem confinados dentro de uma carapaça. Nesse grupo, encontramos os jabutis, cágados e tartarugas. Esses animais apresentam muitas semelhanças, entretanto são seres muito diferentes. Vamos conhecer essas diferenças?
Os jabutis apresentam patas cilíndricas e casco alto
Primeiramente vamos falar do jabuti. Esse animal é um réptil exclusivamente terrestre. Seu casco é alto e suas patas são cilíndricas, lembrando patas de elefantes, além de apresentarem unhas. Ele alimenta-se de frutas, verduras e carnes. Em razão de sua dieta ser baseada em animais e vegetais, ele é chamado de onívoro. Outra característica importante é seu pescoço, que é retraído verticalmente.
Os cágados apresentam casco achatado e patas com membranas interdigitais
Os cágados diferenciam-se dos jabutis por serem animais de água doce, entretanto, eles também vivem na terra. Suas patas são dotadas de membranas interdigitais, ou seja, entre os dedos, que facilitam a natação desses animais. Há também presença de unhas que facilitam a locomoção na terra. Seu casco é mais achatado quando comparado ao jabuti. A grande maioria é carnívora, mas existem espécies onívoras. Eles possuem a capacidade de dobrar seu pescoço lateralmente.
As tartarugas apresentam patas que se assemelham a remos
Já as tartarugas são geralmente marinhas, mas existem espécies de água doce. Esses animais só vão a terra para a desova. Suas patas são como remos, facilitando assim a sua natação. Diferentemente dos cágados, elas não possuem a capacidade de esconder o pescoço lateralmente, além de este ser menor. As tartarugas possuem alimentação variada, como peixes, águas-vivas, esponjas, camarões, entre outros.
Podemos perceber, portanto, que esses três quelônios diferem-se principalmente pelo habitat. Podemos diferenciá-los também através das características das patas, cascos e pescoço.
Lembre-se de que esses animais só podem ser criados com autorização do Ibama! Ao comprá-los em pet shops, exija a nota fiscal com o registro do instituto.
Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia