Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Tartaruga-de-couro

Saiba mais sobre a tartaruga-de-couro, uma espécie belíssima e ameaçada de extinção.

A tartaruga-de-couro é a maior espécie de tartaruga marinha do mundo A tartaruga-de-couro é a maior espécie de tartaruga marinha do mundo

A tartaruga-de-couro, também chamada de tartaruga-gigante, é uma espécie de réptil marinho que possui o nome científico de Dermochelys coriacea. Essa espécie é a maior conhecida e pode atingir, em média, até 700kg e chegar aos dois metros de comprimento. O maior indivíduo já encontrado apresentava 2,56 metros de comprimento de carapaça.

Essa espécie de tartaruga é encontrada em oceanos tropicais e temperados em todo o mundo. No Brasil, frequentemente realiza desova no litoral do Espírito Santo, mas, algumas vezes, essa desova é observada em áreas do Rio Grande do Norte, Bahia, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A tartaruga-de-couro possui uma carapaça formada por uma pele resistente e várias pequenas placas ósseas. Apresenta também sete quilhas distribuídas ao longo do comprimento da carapaça. Sua coloração é negra com várias manchinhas pretas e azuladas.

Sua alimentação é baseada em organismos gelatinosos, principalmente cnidários, como as águas-vivas e medusas. Alimentam-se tanto nas zonas superficiais como em grandes profundidades, podendo ser encontradas em profundidades de até 100 metros.

Sua reprodução ocorre entre os meses de setembro e janeiro e a cada dois ou três anos. Em cada temporada de reprodução, essa espécie pode realizar entre cinco a sete desovas, sendo depositados em cada desova cerca de 80 ovos viáveis e 20 ovos inviáveis.

O sexo das tartaruguinhas é influenciado pela temperatura, sendo assim, o aquecimento global exerce influência direta sobre esses animais. Os filhotes, quando nascem, são facilmente predados por mamíferos, aves, peixes e moluscos, como as lulas. Indivíduos maiores são mortos normalmente por grandes animais, como baleias e tubarões.


As tartarugas-de-couro, quando pequenas, são predadas por mamíferos, aves, peixes e moluscos

A tartaruga-de-couro é considerada como criticamente ameaçada de extinção na Lista Vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais). Fatores como poluição e pesca acidental influenciam fortemente para a diminuição dos indivíduos dessa espécie. Além disso, como se alimentam de águas-vivas, essas tartarugas frequentemente confundem sacos plásticos com o seu alimento e, consequentemente, morrem pela ingestão desse material.

Atenção: Se você ainda não conhece, vale a pena visitar o site e conhecer pessoalmente o Projeto Tamar, um projeto que visa pesquisar e conservar as espécies de tartarugas marinhas existentes no nosso país. Existem onze centros de visitantes espalhados pelo litoral do Brasil.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Diferenças entre tartaruga, jabuti e cágado

Ciências

Répteis

Últimos artigos

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.

Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição cristã que tem relação com a Páscoa. Essa semana acompanha os últimos dias da vida de Jesus até a sua ressurreição.

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.