Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Seres autotróficos e heterotróficos

Você sabe o que são seres autotróficos e heterotróficos? Clique aqui e aprenda mais sobre esse tema!

Os fungos são organismos heterotróficos Os fungos são organismos heterotróficos

A maioria dos seres vivos, assim como nós, precisa de comida para sobreviver, não é mesmo? Todos os dias precisamos fazer algumas refeições a fim de obter energia para realizar nossas atividades diárias. Quando isso não acontece, ficamos fracos, sem disposição e algumas vezes até desmaiamos. Alguns seres, no entanto, não precisam se alimentar de outros seres vivos, pois eles conseguem produzir seu próprio alimento em seu corpo.

Plantas, algas e algumas bactérias são exemplos de organismos que possuem a incrível capacidade de produzir substâncias orgânicas em seu próprio corpo, não precisando de ingeri-las. Seres vivos que apresentam essa capacidade são chamados de organismos autotróficos.

Alguns organismos autotróficos produzem substâncias orgânicas a partir de substâncias inorgânicas em um processo chamado de fotossíntese. Esse processo, de uma maneira bastante resumida, pode ser definido como o fenômeno no qual alguns seres vivos utilizam água e gás carbônico para produzir oxigênio e glicose na presença de luz. (Para saber mais sobre esse processo, clique aqui!)


As plantas realizam fotossíntese, logo são organismos autotróficos

Os organismos autotróficos constituem a base de uma cadeia alimentar e servem de alimento para uma infinidade de outros seres vivos que são incapazes de produzir seu alimento. Todos os organismos que devem ingerir moléculas orgânicas provenientes de outro ser vivo são chamados de heterotróficos.

Todos os animais, protozoários, fungos e algumas bactérias são seres heterotróficos. Esses organismos não são capazes de realizar fotossíntese e, por isso, devem alimentar-se de outros seres. Apesar de os fungos se assemelharem às plantas, eles não realizam fotossíntese e retiram seu alimento da matéria orgânica presente no meio em que vivem.

Em uma cadeia alimentar, os organismos autotróficos geralmente são chamados de produtores. Já os organismos heterotróficos podem desempenhar papel de consumidores ou de decompositores.

Resumindo:

Autotrófico: Organismo capaz de produzir seu próprio alimento. Exemplo: plantas, algas e algumas bactérias.

Heterotrófico: Organismo incapaz de produzir seu alimento, necessitando de outro ser vivo para sua nutrição. Exemplo: animais, fungos, protozoários e algumas bactérias.


Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

4 de Outubro - Dia Mundial dos Animais

Ciências

Algas

Ciências

Alimentação dos animais

Ciências

Cadeia e teia alimentar

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.