Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

O que são proteínas?

Compreenda o que são as proteínas e por que elas são tão importantes para nosso corpo!

Alimentos de origem animal são ricos em aminoácidos essenciais Alimentos de origem animal são ricos em aminoácidos essenciais

Com toda certeza você já deve ter ouvido falar a respeito das proteínas. Mas sabe o que elas são, para que servem e onde são encontradas? Neste texto aprenderemos mais sobre essa substância!

As proteínas são substâncias que formam todos os seres vivos. Desde organismos microscópicos aos grandes animais e plantas, todos dependem das proteínas para o seu desenvolvimento e crescimento.

As proteínas exercem as mais variadas funções: ajudam na formação estrutural dos organismos, atuam no metabolismo celular, ajudam a transportar substâncias, atuam na contração muscular, também constituem os anticorpos, que defendem nosso organismo, formam alguns hormônios, entre outras importantes ações. Dentre as principais proteínas conhecidas, podemos citar a hemoglobina, que é responsável pelo transporte de oxigênio nas hemácias, e a queratina, que está presente em nossas unhas e cabelos.

As proteínas são formadas por moléculas chamadas de aminoácidos, que ficam ligadas por ligações conhecidas por polipeptídicas. Existem apenas vinte aminoácidos, que se combinam de maneira diferente e formam todas as diversas proteínas conhecidas.

Alguns aminoácidos são produzidos pelo nosso corpo, outros não, sendo estes adquiridos por nós através da ingestão de alimentos. Aqueles aminoácidos que nosso organismo é capaz de produzir são chamados de naturais, já aqueles que retiramos da alimentação são chamados de essenciais.


Quem é vegetariano precisa combinar bem os vegetais para obter todos os aminoácidos essenciais

Esses aminoácidos que o homem não produz normalmente são encontrados em proteínas de origem animal, tais como em ovos, leite, queijo e carne. Alimentos que contêm todos os aminoácidos essenciais são chamados de completos. Alguns alimentos, no entanto, não possuem todos os aminoácidos essenciais e são chamados de incompletos, que é o caso de legumes e algumas sementes.

Apesar de os alimentos de origem vegetal, geralmente, não apresentarem todos os aminoácidos essenciais, eles são fundamentais para nossa saúde, principalmente por fornecerem fibras. Uma dieta variada, com vegetais e produtos de origem animal, garante todos os aminoácidos necessários ao nosso organismo. Vale destacar, no entanto, que pessoas vegetarianas podem conseguir todos os aminoácidos essenciais alimentando-se apenas de vegetais, basta ficar atento às combinações.

Curiosidade: Um prato com arroz e feijão possui todos os aminoácidos essenciais para os humanos.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Alimentação

Ciências

Aminoácidos

Ciências

De onde vem o alimento que consumimos?

Ciências

Enzimas

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.