Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

De onde vem o alimento que consumimos?

Origem dos alimentos que nós consumimos.

Alguns alimentos são produzidos longe das cidades grandes Alguns alimentos são produzidos longe das cidades grandes

Você já teve a curiosidade de saber de onde vêm os alimentos que comemos? Alguns alimentos possuem embalagens com rótulos que nos dão dicas de onde e como o alimento foi produzido.


O rótulo contém todas as informações sobre o alimento

Há muitos anos nossos antepassados viviam em locais onde a oferta de alimentos era grande. Quando esses alimentos acabavam ou diminuíam, eles se mudavam para lugares onde a oferta de comida era melhor. Nossos antepassados se alimentavam do que encontravam na natureza. Eles comiam frutas, como a manga e o abacate; sementes, como o amendoim e o arroz; raízes, como a mandioca; caules, como a batatinha; e folhas, como a alface e a couve. As pessoas desse tempo também caçavam e pescavam.


Nossos antepassados tinham que caçar e pescar para conseguir alimentos

À medida que o tempo foi passando, nossos antepassados viram que onde caía uma semente ou um fruto, nascia uma plantinha. A partir dali, eles observaram que poderiam plantar as sementes e um tempo depois colher os seus frutos. Por isso pararam de se mudar de um lugar para outro e começaram a morar somente no lugar onde podiam plantar. Eles também aprenderam a criar animais que faziam parte de sua alimentação.


Quando o homem aprendeu a plantar e a criar animais, passou a morar em um só lugar

Hoje em dia, tudo mudou. Muitas pessoas que vivem nas cidades grandes não sabem onde os alimentos comprados nas feiras ou supermercados foram produzidos, se esses alimentos vieram de longe, entre várias outras coisas.

As verduras, legumes e frutas que são comprados em feiras e supermercados são cultivados, na maioria das vezes, longe de nossas casas. Para cultivar esses alimentos é preciso preparar a terra, plantar as sementes, adubar e regar as plantinhas para, no fim, colher o resultado.

Ovos, frangos, porcos, leite e outros produtos alimentícios, também são produzidos longe das cidades e muitas pessoas estão envolvidas nesse trabalho.

Para os alimentos que foram produzidos longe das cidades grandes, é necessário que se faça o transporte desses produtos. A forma de transporte utilizada vai depender da região do país, mas geralmente o transporte é feito em caminhões.


Paula Louredo
Graduada em Biologia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

A importância dos sais minerais

Ciências

Alimentação

Ciências

Alimentação saudável

Ciências

Brócolis

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.