Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Brócolis

O brócolis é uma hortaliça que apresenta várias substâncias que são benéficas aos seres humanos, sendo, portanto, um alimento saudável.

O brócolis é uma hortaliça muito consumida no nosso país e possui destaque pela grande quantidade de benefícios que traz à nossa saúde. O brócolis pode ser consumido cru, entretanto, na maioria das vezes, é comido após a cocção. Vale salientar que a cocção, no entanto, pode causar a perda de alguns nutrientes importantes dessa hortaliça.

Leia também: Dicas para uma alimentação saudável

Nome científico do brócolis

O nome científico do brócolis é Brassica oleracea L. var. italica. O gênero Brassica, pertencente à família Brassicaceae, possui várias espécies de interesse econômico, tais como a couve e a couve-flor. Um fato interessante é que o brócolis, brócolis-chinês, couve-manteiga, couve-chinesa, couve-de-bruxelas e couve-flor apresentam o mesmo nome científico, Brassica oleracea, entretanto, diferem-se por serem variedades botânicas dessa espécie.

Características do brócolis

O brócolis é uma planta originada da região do Mediterrâneo e foi posteriormente introduzida na região das Américas. Atualmente, a planta é bastante cultivada em nosso país e caiu no gosto do brasileiro, que se alimenta, principalmente, da suas inflorescências (um ramo ou conjunto de ramos que possuem flores, que, muitas vezes, são confundidos com uma flor única).

O brócolis é uma planta herbácea que apresenta um caule ereto, uma raiz do tipo pivotante (raiz que é caracterizada pela presença de uma raiz principal de onde partem as raízes secundárias) e folhas longas, simples, com nervuras pouco salientes e sem tricomas (glabras). Sua principal característica é a presença de inflorescências que formam a chamada cabeça. A cabeça apresenta coloração verde escura.

Observe a cabeça do brócolis, parte mais consumida desse vegetal.
Observe a cabeça do brócolis, parte mais consumida desse vegetal.

Tipos de brócolis

Os brócolis comercializados no Brasil podem ser classificados de duas maneiras: brócolis de cabeça única e brócolis ramoso. Veja as características principais desses dois tipos:

  • Cabeça única: Como o próprio nome indica, esse tipo de brócolis caracteriza-se por apresentar uma cabeça grande, única e central. Essa característica o torna mais atrativo para o consumidor e é o melhor tipo para o congelamento.

  • Ramoso: Esse tipo de brócolis diferencia-se do de cabeça única por possuir uma cabeça central menor e apresentar brotos laterais com pequenas inflorescências. Vale salientar que os botões florais dessas inflorescências apresentam-se menos compactados e maiores do que aqueles presentes no brócolis de cabeça única. Esse tipo de brócolis é comercializado, geralmente, em maços.

Cuidados após a colheita do brócolis

Os brócolis, assim como outras hortaliças, necessitam de alguns cuidados após a colheita. Esse vegetal caracteriza-se por apresentar um tempo de vida curto, ou seja, em pouco tempo o brócolis perde sua cor, tornando-se amarelado, e começa a exalar um odor desagradável.

Esses problemas podem ser evitados com uma refrigeração adequada, tanto no local onde o alimento está sendo vendido, como em nossas casas. É recomendado que o brócolis seja mantido na geladeira por até 4 dias dentro de um saquinho plástico com furinhos.

O brócolis pode ser consumido cru ou cozido.
O brócolis pode ser consumido cru ou cozido.

Benefícios do brócolis

O brócolis apresenta uma série de nutrientes que são benéficos à nossa saúde. Esse alimento é rico, por exemplo, em fibras, sais minerais, como fósforo, ferro e cálcio, vitaminas, como a vitamina A e C, glucosinolatos, carotenoides e compostos fenólicos. Além disso, possui baixa quantidade de calorias, sendo um alimento ideal para aquelas pessoas que estão de dieta.

Leia também: Importância dos sais minerais

Além da sua baixa quantidade de calorias, podemos destacar o papel do brócolis como antioxidante, propriedade resultante da grande quantidade de carotenoides e compostos fenólicos. O brócolis também está relacionado com a prevenção contra vários tipos de câncer e com a detoxificação do fígado devido, principalmente, à presença de glucosinolatos.

Os benefícios do brócolis, no entanto, não param por aí, estando esse alimento relacionado também com a redução da ocorrência da bactéria Helicobacter pylori, que apresenta relação com a gastrite. Estudos indicam ainda que o consumo dessa hortaliça diminui os níveis de glicose no sangue.

Como o brócolis pode ser consumido?

O brócolis pode ser consumido de diferentes formas, sendo possível encontrar várias receitas interessantes com esse vegetal. Entre as várias receitas que podemos desenvolver com essa hortaliça, podemos citar refogados, saladas e sopas. Vale salientar que o brócolis pode ser consumido tanto cru, quanto cozido. O cozimento, no entanto, deve ser rápido, pois pode prejudicar a textura, cor e a quantidade de nutrientes do vegetal.

Apesar da maioria dos brasileiros alimentarem-se apenas da inflorescência, folhas e talos da planta também podem ser consumidos. Entretanto, a parte mais nutritiva é realmente a parte da cabeça.

O brócolis, quando incluído na nossa alimentação, traz vários benefícios à saúde. O brócolis, quando incluído na nossa alimentação, traz vários benefícios à saúde.
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Classificação dos Alimentos

Ciências

Dicas para uma alimentação saudável

Ciências

De onde vem o alimento que consumimos?

Ciências

Conservação dos alimentos

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.