Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Dicas para uma alimentação saudável

Veja algumas dicas preciosas para ter uma alimentação saudável!

Que se deve comer alimentos saudáveis você já sabe, não é mesmo? Mas, afinal, como deve ser a alimentação que tenha os nutrientes necessários, mas que também agrade ao paladar?

Antes de oferecermos dicas importantes para que sua alimentação seja mais saudável, vamos destacar alguns pontos importantes em relação às refeições.


→ Quantas refeições devo fazer?

É extremamente importante ter refeições regulares, ou seja, em períodos preestabelecidos. Isso quer dizer que não devemos tomar um café da manhã e ficar comendo vários lanchinhos até o almoço. O ideal é comer a cada três horas, mas não em grande quantidades. Lembre-se: Comer bem não significa comer muito.

Com base na ideia de que devemos nos alimentar a cada três horas, podemos dividir nossas refeições diárias em:

- Café da manhã

- Lanche da manhã

- Almoço

- Lanche da tarde

- Jantar

- Ceia


→ O que devo evitar para ter uma alimentação saudável?

Alguns alimentos devem ser evitados em prol da saúde do nosso corpo. Entre os produtos que devem ser retirados ou diminuídos da dieta, destacam-se:

- alimentos gordurosos e frituras;

- refrigerantes e outras bebidas industrializadas;

- alimentos ricos em sal e industrializados;

- balas e doces em excesso.


→ O que fazer para ter uma alimentação mais saudável?

Para ter uma alimentação mais saudável, é preciso saber escolher os alimentos de modo que nenhum nutriente falte na alimentação. Alguns pontos merecem destaque. Veja-os a seguir:

- Inclua leite e derivados, como queijos e iogurtes, na sua alimentação diária. O recomendado é que pelo menos três porções sejam ingeridas;

- Beba pelo menos dois litros de água diariamente;

- É importante comer pelo menos uma porção de carne, peixes, aves ou ovos;

- Alimentos ricos em fibras devem ser incluídos, pois diminuem o colesterol e fazem com que seu intestino funcione regularmente. Entre os alimentos ricos em fibras, podemos citar os cereais, frutas e legumes;

- Todos os dias alimente-se de frutas e legumes. O recomendado é, no mínimo, três porções de cada;

- Tempere seus alimentos com alho e cebola em vez de usar sal em excesso;

- O arroz com feijão deve ser ingerido pelo menos cinco vezes por semana. A tradicional receita brasileira é rica em todas as proteínas necessárias para o organismo.

Apesar de uma boa escolha dos alimentos ser importante, é fundamental que você se preocupe com o ambiente no momento da refeição. Não se alimente com pressa ou assistindo à televisão. Faça suas refeições em ambientes agradáveis e muito tranquilamente. Aproveite esses momentos para curtir seus familiares.

Faça suas refeições sempre em um ambiente agradável. Faça suas refeições sempre em um ambiente agradável.
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Alimentação saudável

Ciências

Pirâmide alimentar

Ciências

Brócolis

Ciências

Conservação dos alimentos

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.