Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Enzimas

Compreenda o que são enzimas, a importância dessas substâncias para os seres vivos e como elas estão sendo usadas na indústria.

Para que a digestão ocorra, as enzimas são necessárias Para que a digestão ocorra, as enzimas são necessárias

As enzimas são geralmente definidas como um grupo de proteínas que apresentam como função acelerar a realização das reações químicas. Entretanto, existem exceções a essa definição, que são as chamadas ribozimas, formadas por RNA. Como as enzimas aceleram reações, dizemos que elas são catalisadores biológicos.

As enzimas atuam nas mais variadas reações químicas do corpo sem serem consumidas durante o processo. São fundamentais, por exemplo, na quebra e síntese de moléculas e na transformação da energia. Sem as enzimas seria impossível retirar dos alimentos os nutrientes necessários para o nosso organismo no processo de digestão.

Por que é importante acelerar as reações?

As reações químicas, na maioria das vezes, ocorrem de maneira muito lenta, o que dificultaria, por exemplo, o funcionamento adequado do nosso organismo. As enzimas permitem que os produtos da reação estejam disponíveis mais rapidamente no corpo dos seres vivos.

As enzimas precisam de condições ideias para agir?

Inicialmente, é fundamental dizer que as enzimas são bastante específicas, ou seja, atuam apenas em determinadas reações químicas. A pepsina, por exemplo, é uma enzima digestiva que age sobre as proteínas. Se colocarmos essa enzima no amido, não ocorrerá nenhuma reação. Por esse motivo, muitos autores consideram que a enzima funciona como uma chave e pode ser usada apenas para uma determinada fechadura.

Além da especificidade, não podemos deixar de citar a temperatura. A grande maioria das enzimas desempenha melhor sua função com temperaturas entre 30 ºC e 70 ºC. Em temperaturas maiores que 100 ºC, normalmente as enzimas perdem sua função.

O pH também influencia a ação desses catalisadores, mas cada enzima apresenta um valor específico. O valor específico de cada enzima é ideal para que a reação aconteça. Valores muito baixos ou muito altos fazem com que a enzima seja inativada.

Como as enzimas são utilizadas na indústria de alimentos?

As enzimas são hoje muito utilizadas na indústria de alimentos, sendo consideradas como produtos auxiliadores da produção. Um exemplo é a quimosina, que promove a coagulação do leite, ajudando na fabricação de queijos. Outra enzima que se destaca é a amilase maltogênica, que garante que os pães tornem-se mais macios.

Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Lisossomos

Ciências

O que são proteínas?

Ciências

Por que a massa de pão cresce?

Ciências

Sistema digestório

Últimos artigos

Ponto e vírgula (;)

O ponto e vírgula é um sinal de pontuação que indica uma pausa mais longa que a pausa da vírgula, mas sem interromper o enunciado, como o ponto.

Alvéolos pulmonares

Alvéolos pulmonares são estruturas que lembram pequenas bolsas e são onde ocorrem as trocas gasosas. São os responsáveis pelo aspecto esponjoso do pulmão.

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.