Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Por que a massa de pão cresce?

Descubra agora mesmo por que a massa de pão cresce e entenda a relação entre o glúten e o gás carbônico para que esse fato ocorra!

O pão é um alimento que faz parte do cotidiano do ser humano. Independentemente da origem, tipo e local, durante o preparo do pão, a sua massa sempre cresce. Mas por que isso acontece? E quais são os ingredientes típicos utilizados para o seu preparo?

a) Ingredientes básicos para fazer o pão

  • Farinha de trigo (apresenta na sua composição as proteínas gliadina e glutenina);


A farinha de trigo é o principal constituinte da massa do pão

b) Por que a massa de pão cresce?

Quando a farinha de trigo é misturada com a água e é submetida a uma força mecânica (o amassamento com as mãos ou com uso de máquina), as proteínas presentes na farinha interagem e formam uma rede (formada por moléculas) chamada de glúten.


O uso das mãos (força mecânica) no preparo da massa de pão

No glúten, temos várias moléculas de gliadina (proteínas com formato globular) ligadas a moléculas de glutenina (proteína com formado alongado). A interação entre essas proteínas favorece a maior elasticidade da massa do pão.


Moléculas de proteína que formam o glúten

Quando a massa é deixada em repouso após o amassamento, as leveduras realizam uma reação química denominada de fermentação. Durante a fermentação, os carboidratos presentes na massa são convertidos em gás carbônico (CO2) e etanol (álcool).

Como o CO2 formado é um gás, ao ser produzido, ele escapa para o ambiente. Todavia, como o pão apresenta uma rede de proteínas na massa (glúten), ele consegue aprisionar parte do gás carbônico.

Na tentativa de expandir-se (sair para o ambiente), o gás carbônico força o glúten, esticando-o, dando-nos a sensação de que a massa está crescendo.


Sequência de imagens do crescimento da massa do pão

Durante o cozimento da massa no forno, o pão tende a crescer ainda mais porque o calor favorece a ocorrência da fermentação, além de fazer as partículas de gás movimentarem-se mais rápido e forçarem ainda mais o glúten.

Por Me. Diogo Lopes Dias

A produção de pães é uma arte milenar, ou seja, realizada há mais de mil anos A produção de pães é uma arte milenar, ou seja, realizada há mais de mil anos
Por Diogo Lopes Dias

Você pode se interessar também

Ciências

Classificação dos Alimentos

Ciências

Enzimas

Ciências

Fermentação

Ciências

Fungos

Últimos artigos

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.