Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Ciclo celular

Ciclo celular possui duas etapas: a interfase, quando a célula cresce e os cromossomos são duplicados, e a mitose, onde ocorre o surgimento de duas células-filhas.

O ciclo celular apresenta duas fases: a interfase e a mitose. O ciclo celular apresenta duas fases: a interfase e a mitose.

Ciclo celular é o tempo de vida de uma célula e corresponde ao período compreendido desde a sua formação pela divisão da célula parental até a sua divisão dando origem a duas células-filhas. Interfase e mitose são fases do ciclo celular. Durante a interfase, a célula apresenta uma grande atividade metabólica e aumenta de tamanho. Na mitose, a célula se divide em duas células-filhas.

Leia mais: Respiração celular – um dos processos feitos pela célula com o objetivo de gerar energia para suas atividades

Resumo sobre ciclo celular

  • O ciclo celular corresponde ao período compreendido entre o surgimento da célula após a divisão celular e o momento de sua própria divisão.

  • O ciclo celular apresenta duas fases: a interfase e a fase mitótica.

  • A interfase é caracterizada pelo crescimento da célula e a duplicação dos cromossomos.

  • A fase mitótica é o momento de divisão da célula em duas células-filhas.

  • A mitose pode ser didaticamente dividida em cinco estágios: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase.

  • O citoplasma da célula se divide em um processo denominado citocinese.

Videoaula sobre ciclo celular

Fases do ciclo celular

O ciclo celular apresenta duas etapas: a interfase e a mitose. Vamos conhecer mais detalhadamente cada uma dessas fases a seguir:

  • Interfase

A interfase compreende o período entre duas divisões celulares. Ela corresponde a cerca de 90% do ciclo celular e pode ser divida em G1, S e G2. Durante todas essas três etapas, a célula está aumentando de tamanho, sendo observada a produção de proteínas e de organelas citoplasmáticas. Os cromossomos são duplicados durante a fase chamada de S.

De maneira simplificada, podemos dizer que, na fase G1, a célula começa a aumentar de tamanho, entra na fase S, na qual seus cromossomos são duplicados e seu crescimento ainda é observado, e continua crescendo durante a fase G2, na qual completa as preparações para a divisão celular. Algumas células em G1 atrasam o progresso do ciclo celular, entrando em um período de repouso chamado de G0 (G zero). Células nervosas e células do músculo esquelético, por exemplo, permanecem em G0 enquanto o organismo está vivo.

  • Mitose

Esquema ilustrativo da mitose.
Observe o esquema atentamente para compreender melhor cada etapa da mitose.

A mitose se inicia após a interfase, sendo chamada de fase M do ciclo celular. Pode ser dividida didaticamente em cinco estágios: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase. Durante os últimos estágios da mitose, observa-se a ocorrência de um processo denominado citocinese, o qual promove a separação citoplasmática das células. Vamos conhecer melhor as etapas da mitose a seguir:

  • Prófase: é a primeira etapa da mitose. Durante essa etapa, observamos a condensação dos cromossomos, o nucléolo desaparece, e inicia-se a formação do chamado fuso mitótico, formado pelo centrossomo (centro de organização dos microtúbulos onde está localizado um par de centríolos) e pelos microtúbulos (estruturas proteicas), que partem deles. Durante a prófase, o fuso cresce, fazendo com que os centrossomos se afastem.

  • Prometáfase: nessa etapa o envoltório nuclear se fragmenta e os cromossomos continuam sua condensação. Alguns microtúbulos se ligam aos cinetócoros (estrutura proteica que conecta cada cromátide-irmã ao fuso mitótico) e outros interagem com outros microtúbulos do polo oposto. Os microtúbulos que se ligaram aos cinetócoros são chamados de microtúbulos do cinetócoro.

  • Metáfase: os cromossomos se reúnem na região equatorial da célula e atingem seu maior grau de condensação. Os centrossomos estão dispostos em polos opostos da célula.

  • Anáfase: é a fase mais curta da mitose. Nela ocorre a separação das cromátides-irmãs, e os cromossomos filhos liberados se movem em direção aos polos da célula. No final dessa etapa, podemos observar que a célula possui coleções completas de cromossomos em cada extremidade.

  • Telófase: é a última etapa da mitose, e observa-se que a célula começa a reestabelecer sua estrutura normal. Na telófase, verifica-se a que os envoltórios nucleares surgem novamente, assim como o nucléolo. Os cromossomos começam a se descondensar.

    • Citocinese: caracteriza-se pela divisão do citoplasma da célula. Geralmente ela ocorre no final da telófase. No final da citocinese, é possível observar o surgimento de duas células-filhas

Leia também: Diferenças entre mitose e meiose

Ciclo celular e o câncer

As células possuem um sistema de controle do ciclo celular, o qual garante que o tempo e a taxa de divisão das células ocorram de maneira adequada. Enquanto algumas células humanas se dividem frequentemente, como as células epiteliais, outras células não se dividem em um ser humano maduro, como as células musculares.

Isso é fundamental para o funcionamento adequado do organismo. As células cancerígenas, no entanto, não obedecem adequadamente aos sinais que regulam o ciclo celular. Elas apresentam uma divisão celular descontrolada, que desencadeia a formação de tumores.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Células

Ciências

Diferenças entre mitose e meiose

Ciências

Divisão celular

Ciências

Meiose

Últimos artigos

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.