Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Cromossomos

Entenda o que são cromossomos e conheça as principais partes e características dessa estrutura formada por DNA e proteínas.

Os cromossomos são formados por DNA Os cromossomos são formados por DNA

Você já ouviu falar em cromossomos? Os cromossomos são estruturas formadas por DNA que estão localizadas no núcleo da célula eucarionte. Também é no cromossomo onde se situam os genes. A seguir, vamos falar mais a respeito dessa importante estrutura.

→ Como é o cromossomo?

O cromossomo é uma estrutura formada por DNA bastante condensado. Quando as células não estão dividindo-se, os cromossomos não podem ser distinguidos, pois estão na forma de uma longa fibra, porém, quando a célula vai dividir-se, os filamentos de DNA, associados a proteínas, começam a enrolar sobre si mesmos, formando os cromossomos.

Dá-se o nome de cromatina ao complexo formado por DNA e proteínas. As proteínas presentes na cromatina ajudam a garantir a estrutura dos cromossomos e atuam também na atividade dos genes.

Os genes são as regiões de DNA que possuem informações necessárias sobre todas as características do nosso corpo. Cada gene ocupa um local fixo nos cromossomos, sendo assim, é possível identificar, por exemplo, o gene responsável por uma determinada doença em uma pessoa.

Os cromossomos podem ser encontrados duplicados ou não. Nos cromossomos duplicados, existem duas cromátides-irmãs, as quais são cópias do cromossomo do qual se originaram. As cromátides apresentam o centrômero, que é um local onde elas apresentam-se próximas umas das outras. A parte de cada lado de um centrômero recebe o nome de braço (Veja figura no início do texto).

→ Quantos cromossomos existem em cada célula?

O número de cromossomos varia de espécie para espécie. Nos seres humanos, existem 46 cromossomos nas células somáticas (todas as células do corpo, exceto as células reprodutivas). Nas células reprodutivas, há apenas 23 cromossomos, metade do número da espécie. Isso é importante, pois, no momento da fecundação, espermatozoides e ovócitos fundem-se, assim, é restabelecido o número de cromossomos. Na mosca-das-frutas, existem oito cromossomos nas células do seu corpo e quatro cromossomos nas células sexuais, que também se fundem na reprodução.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Corpo humano

Ciências

Gametogênese

Ciências

Genes

Ciências

Genética

Últimos artigos

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.

Raposa

Raposa é um nome popular usado para se referir a alguns representantes da família Canidae, a mesma família dos cães e lobos. São animais onívoros e geralmente solitários.

Aranha-armadeira

Aranha-armadeira pode ser encontrada em todo território brasileiro. Recebe essa denominação devido à posição que assume quando se sente ameaçada.