Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

O DNA

Clique aqui e entenda mais sobre o DNA e sua estrutura

O DNA é responsável pela transmissão das características genéticas O DNA é responsável pela transmissão das características genéticas

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em DNA, mas você sabe o que é essa estrutura e quais as suas funções? Neste texto vamos abordar o DNA, uma molécula que guarda muitas informações.

O DNA é responsável por transmitir todas as informações genéticas para as células filhas. Mendel foi o primeiro a suspeitar que existiam unidades responsáveis por transmitir características, entretanto, diversos trabalhos foram realizados até que o DNA fosse reconhecido como o portador das informações genéticas.

O DNA é encontrado principalmente nos cromossomos no interior do núcleo celular, mas também são encontrados em mitocôndrias e em cloroplastos. Todas as nossas células possuem DNA, que é uma mistura do DNA da sua mãe com o do seu pai.

Em investigações criminais, normalmente a análise de DNA é feita para identificar se um suspeito é culpado ou não. Isso ocorre em razão de que muitas vezes, em cenas de crimes, é encontrado material biológico do culpado, como sangue e cabelos. Através desse material, é possível observar o DNA e compará-lo com o dos suspeitos. Como o DNA é único para cada indivíduo, fica fácil saber quem é o culpado.

O DNA, apesar de apresentar todas as características de um indivíduo, não é uma estrutura muito complexa. Ele é um tipo de ácido nucleico, assim como o RNA. Cada ácido nucleico é formado por uma base nitrogenada, uma pentose e um grupo fosfato.  Esse grupo de moléculas forma os chamados nucleotídeos. Existem apenas cinco tipos de bases nitrogenadas: adenina (A), citosina (C), guanina (G), timina (T) e uracila (U). A timina só ocorre no DNA, enquanto a uracila só ocorre no RNA. O DNA também se difere do RNA pela sua pentose, enquanto o DNA apresenta desoxirribose, o RNA apresenta ribose.


O DNA é formado por fosfato, desoxirribose e bases nitrogenadas. Observe que cada base se liga apenas à outra base específica

Hoje vemos em nossos livros a estrutura do DNA como uma dupla hélice, mas fazem apenas 60 anos que ela foi descoberta. A descoberta da estrutura da molécula do DNA foi publicada em 1953, na revista Nature. Esse trabalho realizado por James D. Watson e Francis H. Crick foi de grande importância para a comunidade científica. Watson e Crick ganharam o Prêmio Nobel de Medicina por essa contribuição.

A molécula de DNA, segundo Watson e Crick, seria duas cadeias de fosfato e desoxirribose unidas por bases nitrogenadas através da ligação de hidrogênio. Essa estrutura assemelha-se a uma escada, sendo que as bases seriam os degraus.  É importante destacar que cada base liga-se a uma base específica: adenina liga-se à timina e a guanina liga-se à citosina.


Videoaulas relacionadas:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

A ciência solucionando crimes

Ciências

Cromossomos

Ciências

Células procarióticas e eucarióticas

Ciências

Diferenças entre mitose e meiose

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.