Genética

Entenda o que é Genética e como ela é importante para o avanço da ciência.

É comum ouvirmos que uma pessoa possui determinadas características em virtude da Genética. Entretanto, poucas pessoas sabem o real significado dessa palavra. Que tal aprendermos mais sobre a Genética e sua importância para a ciência?

Genética é a parte da Biologia que estuda como ocorre a transmissão das características de uma pessoa à outra ao longo das gerações (hereditariedade). Entender como as características são transmitidas ajuda-nos, por exemplo, a obter plantas mais fortes e resistentes a pragas ou ainda entender a probabilidade de um casal que apresenta uma doença grave passar essa enfermidade para seus filhos.

A Genética estuda mais precisamente os genes, que são porções de DNA capazes de produzir uma proteína que será responsável por cada característica. Cada pessoa possui no núcleo de suas células genes responsáveis pela cor do olho, do cabelo e assim por diante. Ao conjunto de genes que cada pessoa possui damos o nome de genoma.

As características são passadas por meio dos genes no momento da reprodução. Isso acontece porque, no óvulo e no espermatozoide, encontram-se os genes da mãe e do pai, respectivamente. Sendo assim, quando o espermatozoide entra no óvulo, as informações genéticas do pai e da mãe estão presentes para formar um novo ser (Leia também: Sexo dos bebês).

Hoje já é bem entendida a forma como as características são passadas de pai para filho. No passado, no entanto, essa era uma dúvida que muitos pesquisadores possuíam e várias pesquisas eram realizadas para resolver o mistério.

Os primeiros estudos em Genética foram realizados por Gregor Mendel no século XIX. Esse importante pesquisador realizou experimentos com ervilhas e concluiu que as características eram herdadas por fatores provenientes da mãe e do pai. Esses fatores, que posteriormente foram chamados de genes, estavam presentes nos gametas (óvulo e espermatozoide) e eram transmitidos na fecundação.

A partir do entendimento de como essas características são passadas entre as gerações, muitos avanços foram feitos. É graças à Genética que hoje conseguimos fazer produtos transgênicos, entender o desenvolvimento de alguns tipos de tumores, criar clones, realizar testes de DNA, entre várias outras importantes descobertas.

Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

A Genética estuda como as características são transmitidas de pais para filhos A Genética estuda como as características são transmitidas de pais para filhos

A ciência solucionando crimes

Charles Darwin

Cromossomos

Fenótipo e genótipo

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.