Aprenda a diferenciar fenótipo e genótipo, dois importantes conceitos da Genética relacionados a nossas características expressas e aos genes.
Quando estudamos Genética, devemos estar atentos a alguns importantes conceitos, pois são eles que permitirão uma maior compreensão do conteúdo e facilitarão o estudo. Hoje exploraremos dois de seus importantes conceitos: o fenótipo e o genótipo.
→ O que é genótipo?
O genótipo diz respeito à composição genética de um indivíduo, ou seja, refere-se aos genes que estão naquele ser. Os genes são porções ou segmentos de DNA que garantem a determinação de algumas características hereditárias, isto é, que são transmitidas de pais para filhos.
O genótipo, portanto, não pode ser observado claramente ao olhar para um indivíduo. Entretanto, é possível deduzir qual seria o seu genótipo realizando testes e analisando as características de outros indivíduos que apresentam parentesco com ele.
→ O que é fenótipo?
O fenótipo, diferentemente do genótipo, pode ser facilmente observado e é determinado graças à expressão dos genes, ou seja, do genótipo. Entretanto, o fenótipo não é influenciado apenas pelos genes, pois recebe influência também do meio, que pode modificar a forma como um gene manifesta-se. Assim, o fenótipo refere-se tanto a características relacionadas com a aparência quanto a características fisiológicas.
Vale destacar que nem todos os fenótipos podem ser observados, como é o caso do sangue, pois não é possível identificar o tipo sanguíneo apenas analisando sua aparência. Nesse caso, o tipo sanguíneo (A, B, AB ou O) é o fenótipo, e os genes responsáveis por cada um desses tipos fariam parte do genótipo.
→ Diferenciando genótipo e fenótipo com exemplos
A seguir, conheça algumas situações em que é possível diferenciar o fenótipo do genótipo: