Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Fenótipo e genótipo

Aprenda a diferenciar fenótipo e genótipo, dois importantes conceitos da Genética relacionados a nossas características expressas e aos genes.

A cor da pele é o fenótipo de um indivíduo. Ao tomar sol, podemos mudar nosso fenótipo, mas não o genótipo A cor da pele é o fenótipo de um indivíduo. Ao tomar sol, podemos mudar nosso fenótipo, mas não o genótipo

Quando estudamos Genética, devemos estar atentos a alguns importantes conceitos, pois são eles que permitirão uma maior compreensão do conteúdo e facilitarão o estudo. Hoje exploraremos dois de seus importantes conceitos: o fenótipo e o genótipo.
 

→ O que é genótipo?

O genótipo diz respeito à composição genética de um indivíduo, ou seja, refere-se aos genes que estão naquele ser. Os genes são porções ou segmentos de DNA que garantem a determinação de algumas características hereditárias, isto é, que são transmitidas de pais para filhos.

O genótipo, portanto, não pode ser observado claramente ao olhar para um indivíduo. Entretanto, é possível deduzir qual seria o seu genótipo realizando testes e analisando as características de outros indivíduos que apresentam parentesco com ele.

→ O que é fenótipo?

O fenótipo, diferentemente do genótipo, pode ser facilmente observado e é determinado graças à expressão dos genes, ou seja, do genótipo. Entretanto, o fenótipo não é influenciado apenas pelos genes, pois recebe influência também do meio, que pode modificar a forma como um gene manifesta-se. Assim, o fenótipo refere-se tanto a características relacionadas com a aparência quanto a características fisiológicas.

Vale destacar que nem todos os fenótipos podem ser observados, como é o caso do sangue, pois não é possível identificar o tipo sanguíneo apenas analisando sua aparência. Nesse caso, o tipo sanguíneo (A, B, AB ou O) é o fenótipo, e os genes responsáveis por cada um desses tipos fariam parte do genótipo.

→ Diferenciando genótipo e fenótipo com exemplos

A seguir, conheça algumas situações em que é possível diferenciar o fenótipo do genótipo:

  • Cor da pele: Quando falamos que uma pessoa apresenta a pele morena, estamos falando de seu fenótipo. A cor da pele é determinada pela ação dos genes dessa pessoa em associação com o meio ambiente. Quando uma pessoa faz bronzeamento, por exemplo, deixa sua pele mais escura em decorrência do sol, o que é uma influência do meio. Nesse caso, o genótipo seria a composição genética desse indivíduo, que apresenta genes que permitem a produção de melanina.
  • Cor da flor: Ao olharmos uma flor rosa, percebemos a cor das suas pétalas, o que corresponde ao seu fenótipo. O genótipo, nesse caso, apresentaria os genes responsáveis por dar essa cor à flor.
  • Pelo de animais: Ao observarmos um rato de pelo preto, também estamos percebendo o seu fenótipo. Os genes responsáveis pela cor preta do pelo do rato fazem parte do genótipo.
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Genes

Ciências

Genética

Ciências

O DNA

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.