Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Genes

Entenda o que são genes e sua importância para a determinação de nossas características!

Com certeza você já ouviu falar sobre genes, não é mesmo? Mas você sabe o que significa essa palavra e qual é a função dos genes nos organismos vivos? A seguir tiraremos todas as suas dúvidas sobre esse importante tema de Genética!

→ O que é DNA?

Antes de falar em genes, precisamos saber o que é DNA (ácido desoxirribonucleico). Podemos definir o DNA como o material genético dos organismos que contém as informações necessárias para a determinação das nossas características.

O DNA é composto por várias unidades – os nucleotídios – dispostas em fitas. Uma molécula de DNA é composta por duas fitas que se apresentam como uma dupla-hélice, estrutura que lembra uma escada helicoidal (veja figura abaixo).

O DNA apresenta uma estrutura semelhante a uma escada helicoidal.
O DNA apresenta uma estrutura semelhante a uma escada helicoidal.

Nos organismos eucariontes, como os seres humanos, a maior parte do DNA está localizada no interior do núcleo das células. Vale destacar ainda que existe DNA nas mitocôndrias e no interior dos cloroplastos.

→ O que é gene?

O gene é, segundo uma definição clássica, uma porção da molécula de DNA que possui as nossas informações genéticas. Nessa porção de DNA existe um código que é utilizado para a fabricação de uma proteína específica. Essa proteína determina uma característica, como a cor dos nossos olhos.

→ Onde os genes estão localizados?

Os genes estão presentes nos nossos cromossomos, que são cadeias de DNA enroladas associadas a proteínas. Os seres humanos apresentam 23 pares de cromossomos, sendo um par sexual, ou seja, é responsável pelo desenvolvimento de características femininas ou masculinas, e 22 pares de autossomos, que estão relacionados com outras características e são comuns aos dois sexos.

A importância de o nosso DNA estar em cromossomos é que cada cadeia é extremamente grande, o que dificultaria sua disposição na célula. Assim sendo, o DNA condensado formando cromossomos diminui o espaço gasto com essa molécula.

→ O que são genes dominantes e recessivos?

Nas nossas células, com exceção das sexuais (espermatozoides e óvulos), temos duas variações de um mesmo gene (alelos): um herdado da mãe e outro herdado do pai. Algumas vezes um alelo é dominante sobre o outro, ou seja, expressa-se independentemente do outro presente no par. Existem ainda alelos recessivos, que só se expressam aos pares.

Um exemplo dessa questão é o gene responsável pela produção de melanina. Existe um alelo dominante que garante a produção da melanina e um recessivo que causa albinismo. Uma pessoa precisa herdar apenas um alelo produtor de melanina para garantir a produção dessa proteína, mas, para ser albino, é necessário herdar dois alelos recessivos, um da mãe e outro do pai.

Curiosidade: Em cada célula do nosso corpo são encontrados aproximadamente 25.000 genes.

 

Por Me. Vanessa dos Santos
 

A Genética é a ciência responsável pelo estudo dos nossos genes A Genética é a ciência responsável pelo estudo dos nossos genes
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Síndrome de Down

Ciências

Organismos geneticamente modificados

Ciências

Leis de Mendel

Ciências

Sexo dos bebês

Últimos artigos

O que é patrimônio cultural?

Patrimônio cultural é qualquer objeto da cultura material e imaterial que é importante para a cultura de nossa sociedade e que, por isso, é preservado.

Embaixo ou em baixo: junto ou separado?

“Embaixo” é um advérbio de lugar e indica a localização de algo, enquanto “em baixo” é, na verdade, a junção de uma preposição com um adjetivo.

22 de abril – Dia da Terra

O Dia da Terra é comemorado em 22 de abril e é um momento para refletirmos sobre o modo como nos relacionamos com o nosso planeta e que atitudes devemos adotar.

Combustíveis fósseis

Combustíveis fósseis são fontes de energia originadas da decomposição de plantas e animais soterrados ao longo de milhares de anos. São úteis para a produção energética.