Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Genes

Entenda o que são genes e sua importância para a determinação de nossas características!

A Genética é a ciência responsável pelo estudo dos nossos genes Ilustração de dois cientistas fazendo observações e uma molécula de DNA em alusão aos genes.

Com certeza você já ouviu falar sobre genes, não é mesmo? Mas você sabe o que significa essa palavra e qual é a função dos genes nos organismos vivos? A seguir tiraremos todas as suas dúvidas sobre esse importante tema de Genética!

O que é DNA?

Antes de falar em genes, precisamos saber o que é DNA (ácido desoxirribonucleico). Podemos definir o DNA como o material genético dos organismos que contém as informações necessárias para a determinação das nossas características.

O DNA é composto por várias unidades – os nucleotídios – dispostas em fitas. Uma molécula de DNA é composta por duas fitas que se apresentam como uma dupla-hélice, estrutura que lembra uma escada helicoidal (veja figura abaixo).

O DNA apresenta uma estrutura semelhante a uma escada helicoidal.


O DNA apresenta uma estrutura semelhante a uma escada helicoidal.

Nos organismos eucariontes, como os seres humanos, a maior parte do DNA está localizada no interior do núcleo das células. Vale destacar ainda que existe DNA nas mitocôndrias e no interior dos cloroplastos.

O que é gene?

O gene é, segundo uma definição clássica, uma porção da molécula de DNA que possui as nossas informações genéticas. Nessa porção de DNA existe um código que é utilizado para a fabricação de uma proteína específica. Essa proteína determina uma característica, como a cor dos nossos olhos.

Onde os genes estão localizados?

Os genes estão presentes nos nossos cromossomos, que são cadeias de DNA enroladas associadas a proteínas. Os seres humanos apresentam 23 pares de cromossomos, sendo um par sexual, ou seja, é responsável pelo desenvolvimento de características femininas ou masculinas, e 22 pares de autossomos, que estão relacionados com outras características e são comuns aos dois sexos.

A importância de o nosso DNA estar em cromossomos é que cada cadeia é extremamente grande, o que dificultaria sua disposição na célula. Assim sendo, o DNA condensado formando cromossomos diminui o espaço gasto com essa molécula.

O que são genes dominantes e recessivos?

Nas nossas células, com exceção das sexuais (espermatozoides e óvulos), temos duas variações de um mesmo gene (alelos): um herdado da mãe e outro herdado do pai. Algumas vezes um alelo é dominante sobre o outro, ou seja, expressa-se independentemente do outro presente no par. Existem ainda alelos recessivos, que só se expressam aos pares.

Um exemplo dessa questão é o gene responsável pela produção de melanina. Existe um alelo dominante que garante a produção da melanina e um recessivo que causa albinismo. Uma pessoa precisa herdar apenas um alelo produtor de melanina para garantir a produção dessa proteína, mas, para ser albino, é necessário herdar dois alelos recessivos, um da mãe e outro do pai.

Curiosidade: Em cada célula do nosso corpo são encontrados aproximadamente 25.000 genes.

 


 

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Cromossomos

Ciências

Fenótipo e genótipo

Ciências

Genética

Ciências

Leis de Mendel

Últimos artigos

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.

Manto terrestre

O manto terrestre é uma camada, constituída pelo magma, muito dinâmica da Terra. Situado entre a crosta e o núcleo, ocupa aproximadamente 84% do volume total do planeta.

Altitude

A altitude é a distância vertical entre um ponto na superfície da Terra e o nível do mar, sendo uma medida importante para a caracterização do relevo de uma área.

Área do cubo

A área do cubo é a medida da superfície desse poliedro. A área da base, a área lateral e a área total do cubo estão relacionadas à área do quadrado.