Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Mitose

Clique aqui e conheça um pouco mais sobre a mitose, um tipo de divisão celular que garante o crescimento e a regeneração do nosso corpo.

A mitose é um importante processo de divisão celular. Nesse processo, a célula divide-se e origina duas células-filhas idênticas à célula-mãe, as quais apresentam o mesmo número de cromossomos. Por formar células idênticas, essa divisão celular é essencial nos processos de crescimento do corpo e regeneração de tecidos nos organismos pluricelulares.

Etapas da Mitose

A mitose apresenta quatro etapas distintas: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Antes dessas fases iniciarem, a célula passa por um período de preparação, chamado de interfase. Nesse período, a célula produz proteínas e algumas organelas, e o material genético é duplicado. Ao duplicar-se, ocorre a formação das cromátides-irmãs. Cada cromátide é um dos filamentos de DNA formado durante a duplicação. Após a preparação, inicia-se a divisão celular:

  • Prófase: Nessa etapa, os cromossomos tornam-se mais condensados, o nucléolo (região onde são produzidos os ribossomos) desaparece, o envelope nuclear fragmenta-se, o centrossomo (local onde são organizadas estruturas proteicas chamadas de microtúbulos) afastam-se um do outro devido, provavelmente, ao aumento dos microtúbulos entre eles. Os microtúbulos ligam-se aos cromossomos.

  • Metáfase: Enquanto os centrossomos encontram-se no polo da célula, os cromossomos ficam organizados no meio, formando a placa metafásica ou equatorial. Nessa fase, os cromossomos atingem seu grau máximo de condensação.


Principais fases da mitose

  • Anáfase: Essa fase é relativamente rápida e caracteriza-se pela separação e migração das cromátides-irmãs para os polos, à medida que os microtúbulos encurtam-se.
  • Telófase: Nessa etapa, ocorre a reorganização da célula. Os envoltórios nucleares surgem novamente, o nucléolo reaparece e os cromossomos ficam menos condensados.

No final da telófase, verifica-se a citocinese, que consiste na divisão da célula-filha em duas.

A mitose caracteriza-se pela divisão da célula em duas, que apresentam o mesmo número de cromossomos A mitose caracteriza-se pela divisão da célula em duas, que apresentam o mesmo número de cromossomos
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Diferenças entre mitose e meiose

Ciências

Divisão celular

Ciências

Gametogênese

Ciências

Núcleo celular

Últimos artigos

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.