Aprenda a diferença entre HDL e LDL e entenda o que são essas substâncias e qual a importância de cada uma delas para o funcionamento adequado do corpo.
Com toda certeza você já ouviu falar sobre o colesterol e todo o mal que ele pode fazer à saúde, não é mesmo? No entanto, apesar de estar associado a problemas cardíacos, o colesterol é importante para o funcionamento do corpo e está presente no revestimento das fibras nervosas, na composição da membrana plasmática das células, na composição de hormônios, entre outras funções.
Para que o colesterol circule pelo organismo, é necessária a presença de lipoproteínas, que nada mais são do que estruturas formadas por lipídios e proteínas. As lipoproteínas são divididas em diferentes classes, mas se destacam duas: HDL e LDL.
→ HDL
HDL é a sigla utilizada para lipoproteína de alta densidade. Essas lipoproteínas são produzidas no fígado e exercem um papel importante para o organismo. São elas que retiram o excesso de colesterol dos nossos tecidos e levam-no até o fígado para que esse órgão possa utilizá-lo na fabricação da bile e garantir a excreção dele pelas fezes. Esse transporte do colesterol para o fígado é chamado de transporte reverso.
Além de atuar no transporte reverso, a HDL é uma lipoproteína que oferece outros benefícios ao corpo. Experimentos demostram seu papel antioxidante, anticoagulante e também anti-inflamatório. Por esse motivo, a HDL é conhecida popularmente como “bom colesterol”.
→ LDL
LDL é a sigla utilizada para lipoproteína de baixa densidade. Essa lipoproteína garante o transporte do colesterol para membranas ou para locais onde ocorrerão a síntese de hormônios. Diferentemente da HDL, a LDL pode tornar-se agressiva e causar doenças e, por esse motivo, é chamada de “mau colesterol”.
A LDL pode acumular-se nos vasos sanguíneos, provocando inflamação e o surgimento de placas de colesterol chamadas de placas ateroscleróticas. Com as placas, o diâmetro do vaso sanguíneo fica bastante reduzido, podendo até mesmo ser obstruído. O desenvolvimento de aterosclerose parece estar diretamente relacionado com fatores como pressão alta, sedentarismo, diabetes, utilização de cigarro e obesidade.
→ Valores ideais de HDL e LDL no organismo
HDL: Os níveis de HDL abaixo de 40mg/dl são indesejáveis para o nosso organismo e parecem ter relação com a aterosclerose. O ideal são valores superiores a 60mg/dl.
LDL: Bons níveis de LDL são abaixo de 100 mg/dl. São indesejáveis valores acima de 160 mg/dl. Acima de 190 mg/dl, os níveis são considerados muito altos.
Apesar de o HDL ser considerado um bom colesterol, valores muito elevados também não são saudáveis. Sendo assim, consulte um médico regularmente e realize exames para verificar os níveis dessas lipoproteínas em seu sangue. A prevenção é o melhor remédio para qualquer doença.
Por Ma. Vanessa dos Santos