Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Movimentos respiratórios: inspiração e expiração

Entenda a diferença entre inspiração e expiração e como ocorrem esses movimentos respiratórios.

Respiração Respiração

A respiração é um processo fundamental para a sobrevivência do nosso organismo. É por meio desse processo que conseguimos captar o oxigênio, um importante elemento que realiza a respiração de todas as células do corpo. É também por meio dela que conseguimos expulsar o gás carbônico dos pulmões.

Para que a respiração pulmonar aconteça, é necessária a realização de dois movimentos: a inspiração e a expiração. Esses movimentos, que são conseguidos com a contração e o relaxamento de músculos, proporcionam as condições adequadas para que o ar entre e seja expulso pelos pulmões.

→ Inspiração

Na inspiração, é realizada a entrada de ar nos nossos pulmões, movimento essencial para a obtenção de oxigênio. Esse processo ocorre por causa da contração do músculo diafragma, que abaixa e alonga a cavidade torácica, e da contração dos músculos intercostais, que levantam as costelas. Isso faz com que o volume da caixa torácica aumente e a pressão dentro dos pulmões diminua. Com a diminuição da pressão, o ar entra nos pulmões (Veja a figura abaixo).


Durante a inspiração, ocorre a contração do diafragma, aumentando a caixa torácica

→ Expiração

Na expiração, nosso corpo manda para fora o ar presente nos pulmões, um processo fundamental para garantir a retirada de gás carbônico no nosso organismo. No processo de expiração, há um processo inverso ao da inspiração: o diafragma e os músculos intercostais relaxam-se. Com isso, a caixa torácica diminui seu volume, o que provoca a contração dos pulmões e o aumento da pressão intrapulmonar. Com o aumento da pressão, o ar é forçado para fora (Veja a figura a seguir).


Na expiração, ocorre o relaxamento do diafragma, diminuindo a caixa torácica

→ Resumo

Observe o seguinte quadro comparativo entre a inspiração e a expiração:

Inspiração

Expiração

Diafragma contrai-se

Diafragma relaxa-se

Músculos intercostais contraem-se

Músculos intercostais relaxam-se

Caixa torácica aumenta

Caixa torácica diminui

Pressão intrapulmonar diminui

Pressão intrapulmonar aumenta


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Importância do nariz

Ciências

Qual o motivo dos soluços?

Ciências

Respiração dos animais

Ciências

Sistema respiratório

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.