Corpo humano é uma máquina perfeita, formada por um conjunto de sistemas que trabalham de maneira coordenada para garantir seu funcionamento.
O corpo humano é formado por vários órgãos e sistemas que funcionam de modo a realizar as mais variadas funções. Nosso corpo é constituído por várias células, as quais se organizam em tecidos, que formam órgãos. Os órgãos, por sua vez, estão interligados, formando sistemas. O conjunto de sistemas forma um organismo, ou seja, no caso da espécie humana, o conjunto de sistemas forma o corpo humano.
Veja também: Importância da água para nosso corpo
Podemos estudar o corpo humano em diferentes aspectos, analisando suas células, seus tecidos, seus órgãos ou seus sistemas. Cada um dos aspectos citados é o que chamamos de nível de organização do corpo humano. As células constituem a menor parte viva do nosso corpo, sendo consideradas as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Nosso corpo é formado por milhares dessas pequenas estruturas.
No nosso corpo podemos observar as células agrupadas em tecidos, os quais podem ser definidos, simplificadamente, como um conjunto de células semelhantes que desempenham, juntas, uma função especializada. Dois ou mais tecidos formam o que chamamos de órgãos, que estão organizados no que chamamos de sistemas. Para aprofundar sua pesquisa sobre as partes do corpo humano, leia: Níveis de organização do corpo humano.
Como mencionado, existem milhares de células formando o nosso corpo. Entretanto, nem toda célula apresenta a mesma função ou o mesmo formato. Existe uma grande variedade de tipos celulares em nosso organismo. Os neurônios (responsáveis pela transmissão do impulso nervoso), por exemplo, destacam-se por seu formato estrelado, do qual partem prolongamentos. Os ovócitos secundários (gameta feminino), por sua vez, apresentam formato arredondado. Vamos conhecer, a seguir, algumas células do corpo humano:
Adipócitos: acumulam gordura.
Condrócitos: pertencentes ao tecido cartilaginoso.
Hemácias, eritrócitos ou glóbulos vermelhos: presentes no sangue atuando no transporte de oxigênio pelo corpo.
Leucócitos ou glóbulos brancos: células sanguíneas que trabalham na defesa do organismo. Existem vários tipos de leucócitos.
Melanócito: produz melanina em nossa pele.
Miócito ou fibra muscular: constitui o músculo.
Osteócitos: presentes no tecido ósseo.
Leia mais: Organelas celulares – fundamentais para a sobrevivência das células
O corpo humano apresenta quatro tipos básicos de tecido: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. O tecido epitelial apresenta células com pouca matriz extracelular, e é possível identificar tecidos epiteliais com função glandular e com função de revestimento. O tecido conjuntivo apresenta como característica marcante uma grande quantidade de matriz extracelular. Existem diferentes tipos de tecido conjuntivo, como os adiposo, sanguíneo, cartilaginoso e ósseo.
O tecido muscular é o responsável por formar os músculos do nosso corpo e destaca-se por sua capacidade de contração. Temos diferentes tipos dele: o muscular estriado esquelético, o muscular estriado cardíaco e o muscular não estriado. Por fim temos o tecido nervoso, responsável pela transmissão de impulsos nervosos. Os neurônios fazem parte das principais células desse tecido. Para saber mais sobre essas estruturas, leia: Tecidos do corpo humano.
O corpo humano é formado por vários órgãos diferentes, sendo alguns essenciais para a nossa sobrevivência e outros sem os quais podemos sobreviver. O coração é, sem dúvida, um dos órgãos vitais mais conhecidos, porém, além dele, podemos citar o cérebro, os rins, o fígado e os pulmões. Já como exemplo de órgãos não vitais temos o baço, os órgãos reprodutores e a vesícula biliar. Veja a função de alguns dos nossos órgãos:
Bexiga urinária: armazena a urina.
Coração: garante o bombeamento do sangue pelo corpo.
Estômago: órgão do sistema digestório em que ocorre o início da digestão das proteínas.
Ovário: local de produção dos gametas femininos.
Pâncreas: produz hormônios (insulina e glucagon) e o suco pancreático, o qual atua no processo de digestão.
Pele: maior órgão do corpo humano, atua revestindo nosso corpo, protegendo-nos contra atritos, agentes causadores de doenças, raios ultravioleta, entre outros fatores.
Rins: garantem a filtragem do sangue e a formação da urina.
Testículo: local de produção dos gametas masculinos.
Útero: órgão do corpo feminino em que o bebê desenvolve-se durante a gravidez.
Leia também: A pele é um tecido ou um órgão?
No nosso corpo, encontramos uma série de sistemas, em que podemos observar vários órgãos trabalhando de maneira cooperativa para exercer uma função específica. Vasos sanguíneos e o coração, por exemplo, atuam de maneira coordenada, garantindo o transporte de sangue pelo corpo. Boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos e algumas glândulas atuam garantindo o processo de digestão e formam o sistema digestório. Veja alguns dos principais sistemas do corpo humano:
Sistema cardiovascular: garante a circulação de sangue — encarregado de transportar nutrientes e outras substâncias — pelo corpo.
Sistema digestório: garante a absorção dos nutrientes dos alimentos que ingerimos.
Sistema esquelético: ajuda na sustentação do corpo, locomoção e proteção de órgãos internos, como coração e pulmões.
Sistema nervoso: permite que sejamos capazes de responder a estímulos do meio e também a estímulos internos.
Sistema reprodutor: permite que sejamos capazes de deixar descendentes. O sistema reprodutor feminino diferencia-se do sistema reprodutor masculino. Testículos, ductos deferentes, vesículas seminais e próstata, por exemplo, são órgãos do sistema reprodutor masculino; enquanto os ovários, as tubas uterinas e o útero são encontrados apenas na mulher.
Sistema respiratório: permite que sejamos capazes de absorver oxigênio e liberar o gás carbônico (realização de trocas gasosas).
Sistema urinário: garante que substâncias em excesso ou tóxicas sejam eliminadas do organismo.