Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Pâncreas

Você sabe o que é o pâncreas? Com a nossa explicação, você conhecerá melhor esse importante órgão do corpo humano, que é considerado uma glândula anexa do sistema digestório. Entenderá também o motivo pelo qual ele é chamado de glândula mista, qual é a sua função e aprenderá um pouco sobre sua anatomia.

O pâncreas é um órgão que garante a produção do suco pancreático e de hormônios, sendo fundamental para o organismo. O pâncreas é um órgão que garante a produção do suco pancreático e de hormônios, sendo fundamental para o organismo.

O pâncreas é uma importante glândula do nosso corpo, sendo responsável pela produção do suco pancreático e dos hormônios insulina e glucagon. Esse órgão está localizado posteriormente ao estômago, na cavidade abdominal, e é uma glândula anexa ao sistema digestório.


Anatomia do pâncreas

O pâncreas é um órgão que possui cerca de 12 cm a 25 cm e apresenta um peso que varia entre 60 g e 170 g. Ele pode ser dividido em três porções básicas:

  • Cabeça: extremidade direita, próxima ao duodeno (porção inicial do intestino delgado);

  • Corpo: região disposta transversalmente;

  • Cauda: extremidade esquerda, próxima ao baço;



O pâncreas é uma glândula mista

O pâncreas pode ser chamado de glândula mista, pois possui uma porção exócrina (elimina sua secreção por meio de ductos) e uma porção endócrina (elimina sua secreção diretamente na corrente sanguínea). Na sua porção endócrina, o pâncreas produz os hormônios insulina e glucagon; na sua porção exócrina, ele é responsável por produzir o suco pancreático.


Pâncreas e o suco pancreático

O chamado suco pancreático, produzido pelo pâncreas, atua no processo de digestão. Essa solução é rica em bicarbonato, o qual atua neutralizando o material vindo do estômago (quimo). Além de bicarbonato, são encontradas enzimas, as quais são ativadas apenas quando chegam ao duodeno (parte do intestino delgado). São enzimas encontradas no suco pancreático as amilases pancreáticas (agem nos carboidratos), tripsina e quimiotripsina pancreáticas (agem nas proteínas), lipase pancreática (age nas gorduras) e nucleases pancreáticas (agem nas gorduras).


Hormônios produzidos pelo pâncreas

No pâncreas, a insulina e o glucagon são produzidos dois importantes hormônios que atuam na regulação dos níveis de glicose no sangue. A insulina reduz os níveis de glicose no sangue, e o glucagon atua de maneira contrária, aumentando os níveis de glicose.

Esses dois hormônios são produzidos nas chamadas ilhotas pancreáticas (ilhotas de Langerhans), grupos de células encontrados no pâncreas. Essas ilhotas apresentam as chamadas células alfa, responsáveis por secretar glucagon, e as células beta, responsáveis por secretar insulina.

Não deixe de ler: Comer muito açúcar causa diabetes?


Câncer de pâncreas


O câncer de pâncreas gera sintomas que são percebidos, muitas vezes, tardiamente.

O câncer de pâncreas, geralmente, atinge pessoas com idade acima dos 50 anos de idade. Os sintomas da doença, muitas vezes, demoram a ser percebidos, o que dificulta um tratamento eficiente. Como sintomas, podemos citar dor abdominal, perda de peso, cansaço, anemia e icterícia (cor amarelada na pele, mucosas e olho).

Apesar de apresentar diferentes causas, dois fatores de risco são importantes quando o assunto é câncer de pâncreas: o álcool e o cigarro. Sendo assim, hábitos de vida saudáveis são importantes para diminuir os riscos de se desenvolver o problema e garantir a saúde do pâncreas.

Leia também: Câncer

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Comer muito açúcar causa diabetes?

Ciências

Câncer

Ciências

Diabetes

Ciências

Insulina

Últimos artigos

Ponto e vírgula (;)

O ponto e vírgula é um sinal de pontuação que indica uma pausa mais longa que a pausa da vírgula, mas sem interromper o enunciado, como o ponto.

Alvéolos pulmonares

Alvéolos pulmonares são estruturas que lembram pequenas bolsas e são onde ocorrem as trocas gasosas. São os responsáveis pelo aspecto esponjoso do pulmão.

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.