Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Comer muito açúcar causa diabetes?

Comer muito açúcar causa diabetes? Clique aqui e descubra a resposta para essa pergunta!

É comum as pessoas falarem que não devemos comer muito açúcar, pois isso pode nos levar a um quadro de diabetes, não é mesmo? Entretanto, o diabetes é uma doença desencadeada por vários fatores, não sendo essa afirmação 100% verdadeira.

Primeiramente devemos lembrar que o diabetes é uma doença causada pela produção deficiente de insulina ou a incapacidade do nosso corpo de utilizar essa substância de maneira adequada. A insulina é um hormônio que controla a quantidade de açúcares no sangue, captando essa substância e facilitando a sua entrada na célula. Quando uma pessoa possui diabetes, os níveis de açúcares no sangue tornam-se elevados (hiperglicemia), pois a insulina não está atuando de maneira adequada.

Existem dois tipos básicos de diabetes: o tipo I e o tipo II. O tipo I caracteriza-se pela destruição das células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina. Essa destruição é causada pelo próprio sistema imunológico do indivíduo. O tipo 2, por sua vez, ocorre quando o organismo não utiliza a insulina de maneira adequada ou o hormônio não está sendo produzido em quantidade suficiente.

Podemos perceber, portanto, que o tipo I não está relacionado com a quantidade de açúcar consumida pelo paciente, mas, sim, com problemas genéticos que afetam o sistema imunológico. Já o tipo II possui causas diversas, sendo o sedentarismo, a genética e o aumento excessivo de peso possíveis fatores que promovem o desenvolvimento do diabetes.

O aumento de peso está relacionado diretamente com a nossa alimentação. Assim sendo, comer açúcar em excesso pode causar aumento de peso e, consequentemente, o desenvolvimento de diabetes. Entretanto, engordar não é um problema apenas para quem come açúcar. Massas e alimentos ricos em carboidratos também pode ocasionar o aumento do peso, sendo também responsáveis pela doença.

Vale destacar que o excesso de açúcar também pode provocar uma sobrecarga no pâncreas, que não consegue produzir insulina suficiente para diminuir os níveis de glicose. Essa sobrecarga também pode desencadear o diabetes tipo 2.

Assim sendo, o diabetes tipo II pode ter relação com o excesso de açúcar consumido, mas é desencadeado por uma combinação de fatores. Para evitar essa doença, é fundamental que as pessoas pratiquem atividade física, alimentem-se adequadamente e mantenham o peso adequado. Vale destacar também que fatores genéticos estão associados ao problema e que uma pessoa obesa nem sempre desenvolve a doença.

Lembre-se: Hábitos saudáveis podem evitar uma grande quantidade de doenças. Previna-se!

Comer doces pode desencadear o aumento de peso Comer doces pode desencadear o aumento de peso
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Malefícios do cigarro para a saúde

Ciências

Insulina

Ciências

Riscos de uma alimentação inadequada

Ciências

Obesidade

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.