Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Tecido nervoso

Saiba mais sobre o tecido nervoso, suas funções e seus tipos celulares.

O neurônio é a principal célula do tecido nervoso O neurônio é a principal célula do tecido nervoso

O corpo humano é formado por quatro tipos básicos de tecido: o tecido epitelial, o tecido conjuntivo, o tecido muscular e o tecido nervoso. Esse último está relacionado com importantes funções do organismo, pois é ele o responsável pela transmissão de estímulos para todas as partes do corpo, controlando, assim, todas as funções.

O tecido nervoso é capaz de receber informações vindas do meio ambiente e também do interior do corpo. A partir dessas informações, ele é capaz de processar uma resposta que poderá, por exemplo, mover um órgão, fazer com que uma glândula elimine secreção ou ainda desencadear um pensamento.

Imagine que uma pessoa está caminhando por uma grande plantação de flores que exalam um delicioso cheiro. Esse cheiro só é percebido graças à capacidade do nosso corpo de receber estímulos pelas células nervosas.

O tecido nervoso é formado por uma grande quantidade de células e pouca substância (matriz extracelular) entre elas. As principais células desse tecido são os neurônios, mas existem outros tipos celulares, que são chamados, de maneira geral, de células da glia ou neuróglia.


As células da glia são importantes para o funcionamento do sistema nervoso

Os neurônios são células formadas por um corpo celular, onde se encontram organelas e o núcleo, e por prolongamentos chamados de dendritos e axônio. O dendritos são prolongamentos pequenos quando comparados ao axônio e apresentam-se em maior quantidade. Eles são responsáveis por levar um estímulo nervoso até o corpo celular. O axônio, que normalmente é único por célula, é longo e ramificado na extremidade. Esse prolongamento conduz o impulso nervoso de um neurônio a outro ou de um neurônio à outra célula.

As células da glia, diferentemente dos neurônios, não são um tipo único de célula, mas, sim, um grupo de diferentes tipos celulares. Essas células controlam o funcionamento do sistema nervoso, nutrem neurônios, ajudam na digestão de partículas estranhas e fazem parte da composição de bainhas que envolvem os neurônios. São exemplos de células da glia os astrócitos, os oligodendrócitos e as células de Schwann.

O tecido nervoso é o responsável pela formação do sistema nervoso, que é constituído pelo nosso encéfalo, medula espinhal, nervos e gânglios. De uma maneria geral, podemos classificar o sistema nervoso em dois tipos: sistema nervoso central e o periférico. O sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e medula espinhal, e o periférico é formado pelos nervos e gânglios.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Anestesia

Ciências

Atos reflexos

Ciências

Dopamina

Ciências

Encéfalo

Últimos artigos

Ponto e vírgula (;)

O ponto e vírgula é um sinal de pontuação que indica uma pausa mais longa que a pausa da vírgula, mas sem interromper o enunciado, como o ponto.

Alvéolos pulmonares

Alvéolos pulmonares são estruturas que lembram pequenas bolsas e são onde ocorrem as trocas gasosas. São os responsáveis pelo aspecto esponjoso do pulmão.

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.