Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Importância da água para o nosso corpo

Entenda a importância da água para o nosso corpo e por que devemos estar sempre hidratados.

Todos nós sabemos que devemos beber água diariamente em quantidades relativamente grandes, não é mesmo? Entretanto, você já se perguntou qual é a função que a água desempenha no nosso corpo? Vamos descobrir a seguir por que beber água é tão importante!

A água desempenha as mais diversas funções no nosso corpo, fazendo parte até mesmo da composição do organismo. Em uma pessoa adulta, estima-se que 60% de seu peso total corresponda à água, que está armazenada no interior da célula e também fora dela, principalmente no plasma.

Além de compor nosso organismo, a água promove a realização de reações químicas, uma vez que, na maioria dos casos, a substância deve estar em solução aquosa para que a reação aconteça. Nesse ponto, é importante destacar a incrível capacidade da água de dissolver substâncias, sendo chamada, inclusive, de solvente universal.

A água também garante que substâncias sejam transportadas pelo organismo, garantindo que cada célula do corpo receba nutrientes e oxigênio. Isso é possível porque é, por intermédio do sangue, que apresenta grande quantidade de água, que essas substâncias são levadas.

Além de levar substâncias para as células, a água também ajuda a transportar as substâncias ruins para que elas possam ser eliminadas. A urina é um bom exemplo desse papel desempenhado pela água, pois é por meio dela que se elimina grande quantidade de substâncias tóxicas e em excesso no organismo.

A água também é importante para a regulação da nossa temperatura, uma vez que faz parte da composição do suor. Em dias quentes, quando o suor é eliminado pela pele, ocorre sua evaporação, que faz com que nossa temperatura caia em razão da perda de calor. Desse modo, o suor impede que o corpo superaqueça e entre em colapso.

A proteção do nosso corpo também está relacionada com substâncias ricas em água. Um exemplo é o chamado líquido cefalorraquidiano encontrado protegendo o encéfalo e a medula espinal. Além disso, podemos citar o líquido amniótico, que protege o bebê durante a gestação, o líquido sinovial, que protege as articulações, e as lágrimas, que protegem nossos olhos.

ATENÇÃO: De acordo com o Ministério da Saúde, uma pessoa deve ingerir pelo menos dois litros de água diariamente. Essa quantidade deve ser aumentada se há a prática de atividades físicas e em dias quentes.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Beber água é fundamental para o funcionamento adequado do nosso corpo Beber água é fundamental para o funcionamento adequado do nosso corpo
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Estados físicos da água | Ensino Fundamental I

Ciências

Sistema urinário | Ensino Fundamental I

Ciências

7 de abril - Dia Mundial da Saúde

Ciências

Estados físicos da água e suas mudanças

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.