Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Níveis de organização do corpo humano

Compreenda os diferentes níveis de organização do corpo humano e aprenda a diferenciar células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo.

O corpo dos seres vivos apresenta uma complexa organização, que vai desde a menor estrutura viva até complexos sistemas interligados. Vamos compreender melhor os níveis de organização do nosso corpo?

O corpo humano é formado por várias células que desempenham as mais variadas funções. Elas constituem a menor parte viva do nosso organismo, podendo ser chamadas de “unidades básicas da vida”.

Como somos seres pluricelulares, somos formados por mais de uma célula. Quando há um conjunto de células realizando a mesma função e com características semelhantes, ocorre a formação de um tecido.

Nosso corpo é formado por vários tecidos, tais como o epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso, que são extremamente importantes. O tecido sanguíneo, por exemplo, é formado pelo plasma, diferentes tipos de células (hemácias e leucócitos) e alguns fragmentos de célula (plaquetas), apresentando como função principal o transporte de nutrientes e oxigênio para todo o corpo.


O tecido sanguíneo apresenta várias células semelhantes que trabalham para, principalmente, levar oxigênio e nutrientes para outras células

Os tecidos do corpo organizam-se e formam os órgãos, importantes unidades anatômicas. O coração, por exemplo, é formado principalmente por tecido muscular, que controla suas contrações, fazendo com que o bombeamento de sangue aconteça.


O coração é um órgão formado principalmente por tecido muscular

Vários órgãos interligados e realizando funções que juntas contribuem para um determinado objetivo formam os sistemas. Imagine novamente o coração. Ele será responsável por bombear sangue com nutrientes e oxigênio pelo nosso corpo, entretanto, ele precisa de vasos sanguíneos para que isso ocorra. Observe que o coração, os vasos sanguíneos e o sangue estão trabalhando em prol de um único objetivo, formando, assim, o sistema cardiovascular.

Nosso corpo não é formado apenas por um sistema, há o sistema excretor, respiratório, cardiovascular, digestório, nervoso, muscular, urinário, reprodutor, esquelético e tegumentar. Todos eles trabalham juntos com o objetivo de nos manter vivos e saudáveis. Esse conjunto de sistemas forma o nosso corpo, o nosso organismo.

Podemos resumir a organização do nosso corpo da seguinte maneira:

-Diversas células juntas e realizando uma determinada função formam os tecidos.

-Os tecidos, por sua vez, reúnem-se e formam órgãos.

- Esses órgãos formam sistemas que trabalham em prol de um mesmo objetivo.

- Por fim, os sistemas trabalham juntos para formar o organismo.

Observe a seguir um pequeno esquema com os níveis de organização do nosso corpo:


O esquema acima demonstra os níveis de organização do nosso corpo


Por Ma. Vanessa dos Santos

O sistema cardiovascular inclui órgãos que funcionam juntos para atingir o mesmo propósito: levar nutrientes e oxigênio para as células O sistema cardiovascular inclui órgãos que funcionam juntos para atingir o mesmo propósito: levar nutrientes e oxigênio para as células
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Homeostase

Ciências

Organelas celulares

Últimos artigos

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.