Aprenda mais sobre o sistema reprodutor feminino, responsável por gerar os bebês e produzir os hormônios sexuais.
O sistema reprodutor feminino produz os gametas, chamados popularmente de óvulos, e também alguns hormônios que regulam o surgimento de características secundárias e o ciclo menstrual. Essa estrutura, assim como o sistema genital masculino, apresenta órgãos reprodutores internos e externos.
→ Órgãos reprodutores femininos externos
A porção externa do sistema reprodutor feminino é formada pelo clitóris e por dois conjuntos de lábios que encobrem essa região e a entrada do canal vaginal.
Grandes lábios: Duas pregas de tecido adiposo e conjuntivo cobertos por pele.
Pequenos lábios: Duas pequenas pregas finas situadas entre os grandes lábios.
Clitóris: Estrutura altamente sensível, rica em vasos e nervos e formada por tecido erétil.
→ Órgãos reprodutores femininos internos
Os órgãos reprodutores internos da mulher incluem os ovários e um sistema de ductos e câmeras que transportam os gametas e permitem o desenvolvimento do embrião.
Ovários: São estruturas ovoides (em formato oval) onde são produzidos os gametas femininos (ovócitos secundários, popularmente chamados de óvulos) e os hormônios sexuais. Eles são formados por duas porções: medula (camada mais interna) e córtex (camada mais externa). Na camada mais externa, encontram-se os folículos, os quais são constituídos pelos ovócitos envoltos por camadas de células.
Tubas uterinas: São duas tubas musculares delgadas de aproximadamente 12 cm de comprimento que seguem do útero para os ovários. O processo de fecundação (encontro do espermatozoide com o ovócito secundário) ocorre nas tubas uterinas.
Útero: O útero é o local onde a criança será gerada e pode moldar-se para acomodar uma criança de até 4 kg. Quando não há gravidez, ocorre mensalmente a menstruação, que nada mais é que a descamação da camada interna do útero, chamada de endométrio. A menstruação dura, em média, de quatro a seis dias.
Vagina: Canal muscular conectado ao colo do útero e ao meio externo. É o local onde ocorre a cópula e também é por onde o bebê sai no momento do parto.
Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto: