Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Sistema reprodutor feminino

Aprenda mais sobre o sistema reprodutor feminino, responsável por gerar os bebês e produzir os hormônios sexuais.

O sistema genital feminino é onde são produzidos os gametas e onde o bebê desenvolve-se O sistema genital feminino é onde são produzidos os gametas e onde o bebê desenvolve-se

O sistema reprodutor feminino produz os gametas, chamados popularmente de óvulos, e também alguns hormônios que regulam o surgimento de características secundárias e o ciclo menstrual. Essa estrutura, assim como o sistema genital masculino, apresenta órgãos reprodutores internos e externos.

Órgãos reprodutores femininos externos

A porção externa do sistema reprodutor feminino é formada pelo clitóris e por dois conjuntos de lábios que encobrem essa região e a entrada do canal vaginal.

  • Grandes lábios: Duas pregas de tecido adiposo e conjuntivo cobertos por pele.

  • Pequenos lábios: Duas pequenas pregas finas situadas entre os grandes lábios.

  • Clitóris: Estrutura altamente sensível, rica em vasos e nervos e formada por tecido erétil.

Órgãos reprodutores femininos internos

Os órgãos reprodutores internos da mulher incluem os ovários e um sistema de ductos e câmeras que transportam os gametas e permitem o desenvolvimento do embrião.

  • Ovários: São estruturas ovoides (em formato oval) onde são produzidos os gametas femininos (ovócitos secundários, popularmente chamados de óvulos) e os hormônios sexuais. Eles são formados por duas porções: medula (camada mais interna) e córtex (camada mais externa). Na camada mais externa, encontram-se os folículos, os quais são constituídos pelos ovócitos envoltos por camadas de células.

  • Tubas uterinas: São duas tubas musculares delgadas de aproximadamente 12 cm de comprimento que seguem do útero para os ovários. O processo de fecundação (encontro do espermatozoide com o ovócito secundário) ocorre nas tubas uterinas.

  • Útero: O útero é o local onde a criança será gerada e pode moldar-se para acomodar uma criança de até 4 kg. Quando não há gravidez, ocorre mensalmente a menstruação, que nada mais é que a descamação da camada interna do útero, chamada de endométrio. A menstruação dura, em média, de quatro a seis dias.

  • Vagina: Canal muscular conectado ao colo do útero e ao meio externo. É o local onde ocorre a cópula e também é por onde o bebê sai no momento do parto.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Fecundação

Ciências

Gametas

Ciências

Gametogênese

Ciências

Gravidez e os cuidados com o recém-nascido

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.