Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Sistema reprodutor feminino

Aprenda mais sobre o sistema reprodutor feminino, responsável por gerar os bebês e produzir os hormônios sexuais.

O sistema genital feminino é onde são produzidos os gametas e onde o bebê desenvolve-se O sistema genital feminino é onde são produzidos os gametas e onde o bebê desenvolve-se

O sistema reprodutor feminino produz os gametas, chamados popularmente de óvulos, e também alguns hormônios que regulam o surgimento de características secundárias e o ciclo menstrual. Essa estrutura, assim como o sistema genital masculino, apresenta órgãos reprodutores internos e externos.

Órgãos reprodutores femininos externos

A porção externa do sistema reprodutor feminino é formada pelo clitóris e por dois conjuntos de lábios que encobrem essa região e a entrada do canal vaginal.

  • Grandes lábios: Duas pregas de tecido adiposo e conjuntivo cobertos por pele.

  • Pequenos lábios: Duas pequenas pregas finas situadas entre os grandes lábios.

  • Clitóris: Estrutura altamente sensível, rica em vasos e nervos e formada por tecido erétil.

Órgãos reprodutores femininos internos

Os órgãos reprodutores internos da mulher incluem os ovários e um sistema de ductos e câmeras que transportam os gametas e permitem o desenvolvimento do embrião.

  • Ovários: São estruturas ovoides (em formato oval) onde são produzidos os gametas femininos (ovócitos secundários, popularmente chamados de óvulos) e os hormônios sexuais. Eles são formados por duas porções: medula (camada mais interna) e córtex (camada mais externa). Na camada mais externa, encontram-se os folículos, os quais são constituídos pelos ovócitos envoltos por camadas de células.

  • Tubas uterinas: São duas tubas musculares delgadas de aproximadamente 12 cm de comprimento que seguem do útero para os ovários. O processo de fecundação (encontro do espermatozoide com o ovócito secundário) ocorre nas tubas uterinas.

  • Útero: O útero é o local onde a criança será gerada e pode moldar-se para acomodar uma criança de até 4 kg. Quando não há gravidez, ocorre mensalmente a menstruação, que nada mais é que a descamação da camada interna do útero, chamada de endométrio. A menstruação dura, em média, de quatro a seis dias.

  • Vagina: Canal muscular conectado ao colo do útero e ao meio externo. É o local onde ocorre a cópula e também é por onde o bebê sai no momento do parto.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Fecundação

Ciências

Gametas

Ciências

Gametogênese

Ciências

Gravidez e os cuidados com o recém-nascido

Últimos artigos

Cavalo

Cavalo é uma espécie de herbívoro não ruminante muito utilizada pelo homem. Sua domesticação foi muito importante para a nossa história.

Tucanos

Tucanos são animais que possuem bicos multicoloridos e bastante chamativos. Eles fazem parte da ordem Piciformes e família Ramphastidae.

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.