Conheça um pouco mais sobre o sistema reprodutor masculino, conjunto de órgãos responsáveis pela produção de espermatozoides.
O sistema reprodutor masculino é responsável pela produção e pelo transporte dos espermatozoides, que são os gametas masculinos. Além disso, nesse sistema, é produzido um importante hormônio, a testosterona, que garante o desenvolvimento das características secundárias masculinas, como aumento de pelos e engrossamento da voz.
→ Órgãos do sistema reprodutor masculino
O sistema reprodutor masculino apresenta órgãos reprodutivos externos e internos. Os órgãos internos são os testículos, epidídimo, ductos e glândulas acessórias. Já as estruturas externas são o pênis e o saco escrotal. Vejamos mais sobre eles:
→ Órgãos internos
Testículos: Os testículos são as gônadas masculinas e estão localizados no interior do saco escrotal. Em seu interior, há a presença dos túbulos seminíferos, túbulos enovelados onde são produzidos os espermatozoides. Nesse órgão, também se encontram as células secretoras de testosterona.
Epidídimo: É um ducto altamente enrolado. Nesse local, os espermatozoides completam sua maturação e tornam-se móveis.
Ducto deferente, ducto ejaculatório e uretra: Os espermatozoides saem do epidídimo, passam para o ducto deferente e seguem até o ducto da vesícula seminal. Nesse ponto, forma-se o ducto ejaculatório, o qual se abre na uretra, estrutura que percorre todo o pênis.
Glândulas acessórias: ajudam na formação do sêmen, que é constituído pelos espermatozoides e pelos fluidos dessas glândulas.
Vesículas seminais: Produzem secreção com substâncias que nutrem o espermatozoide. Essa secreção é rica em frutose e compõe 60% do volume total do sêmen.
Próstata: Produz secreção composta por enzimas anticoagulantes e nutrientes para o espermatozoide.
Glândulas bulbouretrais: Produz secreção clara que atua como lubrificante e também contribui para a limpeza da uretra.
→ Órgãos externos
Saco escrotal: Os testículos estão dentro do saco escrotal, que apresenta como função manter os testículos em uma temperatura inferior à do restante do corpo, o que garante eficiência na produção de espermatozoides. Normalmente, a temperatura no escroto é 2 °C abaixo da temperatura do corpo.
Pênis: No pênis, observa-se a uretra, canal por onde o espermatozoide é eliminado, assim como a urina. Nesse órgão, há também um tecido erétil, o qual se enche de sangue e mantém o pênis ereto para a relação sexual.
Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto: