Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Sistema reprodutor

No sistema reprodutor ou sistema genital estão presentes os órgãos responsáveis pela nossa reprodução. No sistema reprodutor masculino, temos órgãos especializados na produção dos gametas masculinos e na cópula, responsável por introduzir esses gametas no corpo da mulher. No sistema reprodutor feminino, por sua vez, temos órgãos responsáveis pela produção do gameta feminino e também o órgão que proporciona o local adequado para o desenvolvimento do bebê.

Leia também: Gametogênese – nome dado ao processo de formação dos gametas

Função dos sistemas reprodutores masculino e feminino

O sistema reprodutor, como o próprio nome indica, é responsável por garantir a nossa reprodução. Como apresentamos reprodução do tipo sexuada, para reproduzirmo-nos, necessitamos da ação do sistema reprodutor masculino e do sistema reprodutor feminino, responsáveis por produzirem, respectivamente, o espermatozoide e o ovócito secundário, chamado popularmente de óvulo.

Além de produzir os gametas, é no sistema reprodutor feminino que o bebê desenvolve-se. Não podemos esquecer-nos também de que tanto o sistema reprodutor masculino quanto o feminino atuam na produção de hormônios sexuais.

É no sistema reprodutor que os gametas são produzidos.

Órgãos do sistema reprodutor

  • Órgãos do sistema reprodutor masculino

Podemos dividir os órgãos do sistema reprodutor masculino em externos e internos. O pênis e saco escrotal fazem parte dos órgãos externos do homem, enquanto os testículos, os epidídimos, os ductos deferentes, os ductos ejaculatórios, a uretra, as vesículas seminais, a próstata e as glândulas bulbouretrais fazem parte do grupo dos órgãos internos.

O pênis é o órgão responsável pela cópula e fica ereto quando o homem está excitado. Essa ereção é conseguida devido ao fato de que por toda a extensão do pênis há tecido erétil, o qual se preenche de sangue no momento da ereção. A extremidade do pênis recebe o nome de glande e destaca-se por ser uma região muito sensível. A glande é envolvida por uma porção de pele retrátil denominada prepúcio.

Os testículos encontram-se no interior do saco escrotal, também chamado de bolsa escrotal. São os testículos que garantem a produção dos espermatozoides, ou seja, os gametas masculinos. Os testículos são, portanto, as gônadas masculinas. Além de produzir os espermatozoides, o testículo está relacionado com a produção de testosterona, um hormônio que, entre outras funções, relaciona-se com o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários, como o engrossamento da voz e desenvolvimento dos pelos.

Depois de formados, os espermatozoides seguem do testículo para o epidídimo, uma estrutura formada por vários tubos espiralados. Nesse local, os espermatozoides completam sua maturação. Daí eles seguem pelos ductos deferentes, os quais se encontram com o ducto das vesículas seminais e passam a chamar-se ductos ejaculatórios. Estes se abrem na uretra, que atravessa todo o pênis e abre-se para o exterior. Vale salientar que é pela uretra que o homem elimina também a urina, sendo, portanto, uma estrutura comum aos sistemas urinário e reprodutor.

Observe os órgãos que compõem o sistema reprodutor masculino.

Durante o trajeto, os espermatozoides juntam-se a secreções produzidas pelas vesículas seminais e pela próstata. Essas secreções ajudam a manter um ambiente favorável para o espermatozoide, fornecendo, por exemplo, os nutrientes necessários para a sua sobrevivência. Além das vesículas seminais e da próstata, fazem parte do sistema reprodutor masculino as glândulas bulbouretrais, que liberam uma secreção que neutraliza a uretra, retirando resíduos de urina que possam estar ali. Caso queira aprofundar-se sobre o tema deste tópico, leia: Sistema reprodutor masculino.

  • Órgãos do sistema reprodutor feminino

O sistema reprodutor feminino apresenta órgãos externos e internos. Os órgãos externos são chamados conjuntamente de vulva e incluem os lábios maiores, lábios menores, clitóris e as aberturas da uretra e vagina. Os lábios maiores e menores atuam recobrindo as aberturas da vagina e da uretra. O clítoris, por sua vez, está localizado na região superior dos pequenos lábios e apresenta uma série de terminações nervosas, sendo uma região, portanto, de grande sensibilidade. Apresenta também um tecido erétil, ficando rígido no momento de excitação.

No que diz respeito aos órgãos internos, temos os ovários, as tubas uterinas, o útero e a vagina. Os ovários são as gônadas femininas, sendo responsáveis, portanto, pela produção dos gametas femininos. É nos ovários também que observamos a produção de progesterona e estrogênio, que, entre outras funções, atuam na manutenção do chamado ciclo menstrual.

Observe os órgãos que compõem o sistema reprodutor feminino.

Comunicando os ovários com o útero, temos as chamadas tubas uterinas, nas quais, geralmente, ocorre a fecundação. O útero é o local onde o bebê desenvolve-se durante a gravidez. Ele possui paredes musculosas que apresentam grande capacidade de distensão, característica essa fundamental para que o bebê consiga ganhar tamanho e peso durante a gestação. O útero é também o responsável pela menstruação, a qual é resultado do descamamento de sua parede interna, denominada endométrio.

Por fim, temos a região da vagina, que comunica o útero com o meio externo. É nesse local que o pênis é inserido durante a relação sexual e o bebê sai durante o parto normal. Diferentemente dos homens, a uretra na mulher não se comunica com o sistema reprodutor. Nas mulheres, a uretra apresenta uma abertura independente, sendo exclusiva do sistema urinário. Para saber mais sobre o tema deste tópico, leia: Sistema reprodutor feminino.

Exercício sobre o sistema reprodutor

Analise as afirmações a seguir e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

I- Os testículos, além de produzir gametas, produzem testosterona.

II- A uretra masculina é um local de passagem apenas para o sêmen.

III- Os testículos ficam no interior do saco escrotal.

IV- A próstata faz parte do sistema reprodutor masculino e é responsável pela produção de espermatozoides.

V-  Os espermatozoides completam sua maturação no epidídimo.

VI-  O ovário, as tubas uterinas, o útero e a uretra são órgãos do sistema reprodutor feminino.

VII-  O bebê desenvolve-se, geralmente, nas tubas uterinas.

VIII- A menstruação é o descamamento do endométrio.

IX- Os gametas femininos são produzidos no ovário.

X- A fecundação ocorre, geralmente, nas tubas uterinas.

Respostas:

I- V

II- F - A uretra também permite a passagem de urina no corpo do homem.

III- V

IV- F - A próstata atua produzindo secreção que compõe o sêmen.

V- V

VI- F - A uretra não faz parte do sistema reprodutor feminino.

VII- F - O desenvolvimento do bebê ocorre no útero.

VIII- V

IX- V

X- V

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Caxumba

Ciências

Controle de natalidade

Ciências

Corpo humano

Ciências

Cólica menstrual

Últimos artigos

Tratado de Tordesilhas

Tratado de Tordesilhas foi assinado entre Portugal e Castela (Espanha) e determinava a divisão das terras que poderiam ser encontradas durante as Grandes Navegações.

Fruta

Fruta é um termo sem valor científico usado para se referir a frutos e frutos acessórios que possuem suco, apresentam sabor adocicado e aroma característico.

Coelho

O coelho é um animal pertencente à família Leporidae, a mesma das lebres. Coelhos destacam-se por possuírem orelhas e pernas grandes, além do corpo recoberto por pelos.

Medusa

Medusa era uma górgona, isto é, um monstro que possuía serpentes no lugar dos cabelos, e era conhecida por transformar em pedra todos que olhavam para o seu rosto.