Clique e entenda mais sobre: controle de natalidade, planejamento familiar e contracepção!
Chamamos de controle de natalidade as medidas feitas para que as mulheres não engravidem, sem considerar se essa é a vontade delas ou não. Assim, é diferente do planejamento familiar, que é um direito garantido pela Constituição Federal, que auxilia o casal, ou a mulher, a ter filhos ou a programar a gravidez para a época em que achar melhor.
A gravidez acontece com o encontro de duas células sexuais: o espermatozoide (do pai) com um óvulo imaturo, chamado ovócito (da mãe), dando origem a uma célula que se desenvolverá e dará origem ao bebê. Para evitar esse encontro, ou seja, para a contracepção, existem os chamados métodos contraceptivos, que incluem o uso de medicamentos, métodos de barreira e utilização de certos produtos.
Como medicamentos, temos os anticoncepcionais, que são comprimidos que possuem hormônios que impedem que a mulher libere um ou mais ovócitos. Sem ovócito disponível, o encontro entre este e o espermatozoide se torna impossível e, assim, não há gravidez.
Os homens fazem o uso da camisinha. Ela é considerada um método de barreira, já que evita que o espermatozoide se encontre com o ovócito, e também previne a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. Há, também, a camisinha feminina, com as mesmas funções.
Algumas mulheres podem escolher o diafragma, que é um material de borracha para ser colocado no interior da vagina, para impedir a passagem dos espermatozoides. Outras preferem cremes vaginais, que destroem essas células reprodutoras; e algumas, ainda, podem fazer a implantação do DIU (Dispositivo Intrauterino), que também impede a gravidez.
Existem camisinhas que vêm com uma substância chamada espermicida, capaz de destruir os espermatozoides e, assim, aumentar a proteção contra uma gravidez não planejada. Espermicidas podem ser vendidos separadamente, para serem usados em camisinhas, com o diafragma, ou mesmo sozinhos.
Por Jussara de Barros, pedagoga
E Mariana Araguaia, bióloga especialista em Educação Ambiental
Equipe Escola Kids