Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Menstruação

A primeira menstruação de uma mulher se chama menarca, e costuma surgir na puberdade. A menstruação é um fenômeno normal, que dura até mais ou menos os 45 anos

O absorvente íntimo é utilizado durante a menstruação. O absorvente íntimo é utilizado durante a menstruação.

As mulheres, quando nascem, apresentam seu sistema genital já formado. Algumas de suas estruturas são:

- Útero: estrutura oca, do tamanho de um punho fechado, que abriga o bebê, quando a mulher está grávida.

- Ovários: são duas estruturas responsáveis pela produção de alguns hormônios. Nos ovários são fabricados e liberados os ovócitos, que são células reprodutoras femininas.

- Tubas uterinas: estruturas, também ocas, que ligam o útero aos ovários.

- Vagina: abertura localizada entre as pernas, abaixo da barriga. É o órgão reprodutor feminino, assim como o pênis é o órgão reprodutor masculino.
 


A menstruação ocorre em razão, principalmente, da descamação do útero.


Todos os meses o corpo feminino se prepara para uma possível gravidez. Assim, o ovário libera um ou mais ovócitos, que se direcionam ao útero, pela tuba uterina. O útero, nessa fase, apresenta-se mais espesso (grosso), cheio de vasos sanguíneos.

Para que ocorra a gravidez é preciso que o ovócito se encontre com a célula reprodutiva masculina: o espermatozoide; formando o zigoto. A esse evento, damos o nome de fecundação.

Ocorrendo a fecundação, o zigoto passa a se dividir, formando novas células que, mais tarde, darão origem ao feto, que se desenvolverá e se tornará uma criança.

Caso não ocorra a fecundação, o ovócito irá se desfazer, assim como as camadas do útero que foram formadas. Isso provocará um sangramento que sai pela vagina, e ocorre geralmente todos os meses: é a menstruação.

A menstruação dura mais ou menos entre três e cinco dias. O intervalo entre o primeiro dia de uma menstruação até o início da outra, é chamado ciclo menstrual. Geralmente o ciclo menstrual varia entre 28 e 30 dias.

Chamamos de menarca a primeira menstruação da mulher. Ela ocorre, geralmente, na puberdade. Já quando a menstruação deixa de ocorrer, por volta dos quarenta e cinco anos de idade, dizemos que ocorreu a menopausa.

Menstruar é algo absolutamente normal. No entanto, como esse sangramento, embora seja pouco, não é controlável; é importante que a mulher utilize um produto de higiene íntima, chamado absorvente.

O absorvente possui uma espécie de cola, que permite com que seja grudado na calcinha. Feito geralmente de algodão, ele absorverá o sangue menstrual, sendo necessário trocá-lo algumas vezes ao dia, para não ocorrer acidentes, como o seu vazamento – o que pode manchar a calcinha ou até mesmo a roupa.



O absorvente, como o nome diz, absorve a menstruação.
 


Importante:

Os primeiros ciclos menstruais de uma mulher jovem podem ser irregulares, ou seja: podem demorar mais de um mês ou bem menos, a menstruação pode durar muitos dias ou somente um; etc.

Pouco antes de a menstruação ocorrer, ou durante sua manifestação, a mulher também pode sentir dores, e ter seu humor modificado.


Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Brasil Escola

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Cólica menstrual

Ciências

Gametogênese

Ciências

Menopausa

Ciências

Puberdade

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.