Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Menstruação

A menstruação trata-se da perda de sangue pela vagina ocasionada pela descamação da parede uterina chamada de endométrio.

Ilustração traz uma mulher com dor na parte inferior do abdome e um absorvente ao seu lado, em referência à menstruação. A menstruação acontece devido à descamação da parede interna do útero.

A menstruação é a descamação da camada interna do útero chamada de endométrio. É um processo natural que ocorre quando a mulher não está grávida em consequência da variação hormonal típica do ciclo reprodutivo feminino. Quando os níveis de estrogênio e progesterona caem no corpo da mulher, observa-se a ocorrência da menstruação.

A menstruação pode durar de três a sete dias, sendo, em algumas situações, acompanhada de cólicas. Antes da menstruação, a mulher pode apresentar uma série de sintomas físicos e emocionais que compreendem a chamada TPM, tensão pré-menstrual. A primeira menstruação é chamada de menarca, enquanto o fim das menstruações marca a menopausa.

Leia também: Como funciona o sistema reprodutor feminino?

Resumo sobre a menstruação

  • É a fase do ciclo menstrual em que há a descamação do endométrio.

  • Dura de três a sete dias.

  • É um indicativo de que a mulher não está grávida.

  • Pode ser acompanhada de sintomas desagradáveis, como a cólica menstrual.

  • TPM é o nome dado aos sintomas físicos e emocionais que ocorrem antes da menstruação.

  • Denomina-se menarca a primeira menstruação.

  • A menopausa marca o fim da fase reprodutiva da mulher.

O que é menstruação?

Denominamos menstruação uma etapa do ciclo reprodutivo feminino (ciclo menstrual) em que há a eliminação de sangue pela vagina da mulher. Trata-se de um processo natural do corpo feminino e marca o início da puberdade. Após a primeira menstruação, a eliminação do endométrio costuma ocorrer a cada 28 dias, podendo esse período variar de uma mulher para outra.

A menstruação ocorre quando a mulher não está grávida e é resultado da descamação da camada interna do útero denominada endométrio. Ela ocorre devido a uma queda dos níveis de hormônios femininos (estrogênio e progesterona) durante o ciclo menstrual. Em cada ciclo, o endométrio se prepara para receber um embrião. Quando a fecundação não ocorre, ele é eliminado (menstruação) e o ciclo reinicia.

Quanto tempo dura a menstruação?

A menstruação dura, em média, de três a sete dias, e o sangue eliminado apresenta uma variação na cor, que vai desde o vermelho vivo até uma coloração que lembra borra de café. O sangue menstrual pode ser eliminado sem coágulos ou com coágulos pequenos, e a quantidade de sangue eliminada varia muito de uma mulher para outra.

A menstruação dura, em média, de três a sete dias.

O que se sente quando se está perto de menstruar?

A menstruação pode ser acompanhada de sintomas desagradáveis, tais como cólicas menstruais, as quais provocam dores que, em muitas mulheres, podem ser incapacitantes. Elas ocorrem devido à contração do útero para a eliminação do endométrio. Também pode ocorrer a chamada tensão pré-menstrual (TPM).

O que é TPM?

A TPM, tensão pré-menstrual, é o nome dado aos sintomas apresentados pela mulher alguns dias antes da menstruação. A TPM ocorre como consequência das alterações hormonais apresentadas durante o ciclo, o que provoca sintomas físicos e emocionais recorrentes e cíclicos.

De acordo com o Ministério da Saúde, alguns sintomas da TPM são:

  • cólicas;

  • dor de cabeça;

  • inchaço;

  • dor nas mamas;

  • retenção de líquido;

  • irritabilidade;

  • ansiedade;

  • insônia ou sonolência;

  • dificuldade de concentração;

  • fome exagerada;

  • falta de apetite;

  • depressão.

Vale salientar que nem todas as mulheres apresentam esses sintomas, e naquelas em que os sintomas estão presentes, a intensidade é variada.

Leia também: Útero — tudo sobre o órgão que garante o desenvolvimento do bebê

O que é menarca?

Denomina-se menarca a primeira menstruação da mulher. Em geral, ela ocorre quando a garota apresenta idade compreendida entre 11 e 16 anos, podendo ocorrer também antes desse período.

O que é menopausa?

A menopausa ocorre como consequência da interrupção da produção de hormônios pelos ovários e pode ser definida como a interrupção dos ciclos menstruais. Marca o fim da fase reprodutiva da mulher e só é confirmada após 12 meses sem a ocorrência de menstruação. Ocorre, geralmente, entre os 45 e 55 anos de idade, sendo chamada de precoce quando antes dos 40 e de tardia quando após os 55 anos. Para saber mais, clique aqui.

Fontes:

MARTINS, F. Saiba o que é a menstruação, quando ela acontece e quais as principais características. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/janeiro/saiba-o-que-e-a-menstruacao-quando-ela-acontece-e-quais-as-principais-caracteristicas.

JUNQUEIRA, LC; CARNEIRO, J. Histologia básica. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,

REECE, et al. Biologia de Campbell. 10 edição. Artmed.

Guyton e Hall. Tratado de Fisiologia Médica. Tradução da 12 Edição. Elsevier.

ARRUDA, CG; FERNANDES, A; CEZARINO, PYA; SIMÕES, R. Tensão Pré-Menstrual. Disponível em:https://amb.org.br/files/_BibliotecaAntiga/tensao_pre_menstrual.pdf.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Cólica menstrual

Ciências

Gametogênese

Ciências

Menopausa

Ciências

Puberdade

Últimos artigos

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.