Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Menopausa

Entenda o que é a menopausa e conheça alguns dos principais sintomas que ocorrem nessa fase da vida da mulher.

Na menopausa, muitas mulheres reclamam da sensação intensa de calor Na menopausa, muitas mulheres reclamam da sensação intensa de calor

Você já deve ter ouvido alguma mulher mais velha reclamando da menopausa, não é mesmo? Esse é um problema comum a todas as mulheres e ocorre principalmente naquelas com idade mais avançada. Vamos conhecer mais sobre esse processo natural da vida feminina?

Quando ficamos mais velhos, o corpo passa por diversas modificações, sendo a principal delas o fim da idade reprodutiva, ou seja, o fim da capacidade de ter filhos. Normalmente o fim da capacidade reprodutiva da mulher ocorre por volta dos 40 anos; mas, em algumas mulheres, isso pode ocorrer precocemente.

Como sabemos, durante a fase reprodutiva, a mulher elimina todo os meses um ou mais óvulos — mais corretamente chamados de ovócitos secundários —, em um processo chamado de ovulação. Quando não ocorre fecundação, ou seja, quando a mulher não está gravida, ocorre um fenômeno chamado de menstruação.

Esse processo ocorre, de modo geral, todos os meses até a mulher chegar a uma fase conhecida como climatério, que é o momento de transição entre a fase reprodutiva e aquela em que a mulher não poderá gerar mais filhos. Essa fase é um momento extremamente marcante para a mulher, pois se trata da última menstruação, também chamada de menopausa.

O período de climatério, na maioria dos casos, é acompanhado por diversos sintomas desagradáveis. Entretanto, algumas nem sentem as alterações decorrentes dessa fase. Entre os principais sintomas do climatério, podemos citar os calores repentinos, sensação de tonteira, calafrios, suor excessivo, dores de cabeça, dor para urinar, palpitação, ansiedade, variações de humor, irritabilidade, quadros depressivos, insônia, entre outros. Todos esses problemas são decorrentes da diminuição dos hormônios femininos: o estrogênio e a progesterona.

Além dos problemas citados, a diminuição de hormônios nessa fase provoca enrugamento da pele e fragilidade das unhas e ossos. Os ossos fracos desencadeiam um problema bastante conhecido dos idosos: a osteoporose, que aumenta significativamente os riscos de quebra dessas estruturas. A chegada da menopausa também se relaciona com o aumento do desenvolvimento de doenças do coração.

Percebe-se, portanto, que a fase do climatério e o evento da menopausa podem ser um período de grande estresse para as mulheres. Assim sendo, recomenda-se que sejam feitas terapias de reposição hormonal a fim de suprir a falta de hormônios e, consequentemente, diminuir os sintomas causados por essa fase.

Por muito tempo, foram recomendados medicamentos para reposição. No entanto, como alguns estudos relataram malefícios decorrentes do uso desses produtos, médicos atualmente recomendam mudanças na alimentação, principalmente utilizando-se soja.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Cólica menstrual

Ciências

Fases da vida

Ciências

Menstruação

Ciências

Tensão Pré-menstrual (TPM)

Últimos artigos

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.