As mulheres, quando nascem, apresentam seu sistema genital já formado. Algumas de suas estruturas são:
- Útero: estrutura oca, do tamanho de um punho fechado, que abriga o bebê, quando a mulher está grávida.
- Ovários: são duas estruturas responsáveis pela produção de alguns hormônios. Nos ovários são fabricados e liberados os ovócitos, que são células reprodutoras femininas.
- Tubas uterinas: estruturas, também ocas, que ligam o útero aos ovários.
- Vagina: abertura localizada entre as pernas, abaixo da barriga. É o órgão reprodutor feminino, assim como o pênis é o órgão reprodutor masculino.
A menstruação ocorre em razão, principalmente, da descamação do útero.
Todos os meses o corpo feminino se prepara para uma possível gravidez. Assim, o ovário libera um ou mais ovócitos, que se direcionam ao útero, pela tuba uterina. O útero, nessa fase, apresenta-se mais espesso (grosso), cheio de vasos sanguíneos.
Para que ocorra a gravidez é preciso que o ovócito se encontre com a célula reprodutiva masculina: o espermatozoide; formando o zigoto. A esse evento, damos o nome de fecundação.
Ocorrendo a fecundação, o zigoto passa a se dividir, formando novas células que, mais tarde, darão origem ao feto, que se desenvolverá e se tornará uma criança.
Caso não ocorra a fecundação, o ovócito irá se desfazer, assim como as camadas do útero que foram formadas. Isso provocará um sangramento que sai pela vagina, e ocorre geralmente todos os meses: é a menstruação.
A menstruação dura mais ou menos entre três e cinco dias. O intervalo entre o primeiro dia de uma menstruação até o início da outra, é chamado ciclo menstrual. Geralmente o ciclo menstrual varia entre 28 e 30 dias.
Chamamos de menarca a primeira menstruação da mulher. Ela ocorre, geralmente, na puberdade. Já quando a menstruação deixa de ocorrer, por volta dos quarenta e cinco anos de idade, dizemos que ocorreu a menopausa.
Menstruar é algo absolutamente normal. No entanto, como esse sangramento, embora seja pouco, não é controlável; é importante que a mulher utilize um produto de higiene íntima, chamado absorvente.
O absorvente possui uma espécie de cola, que permite com que seja grudado na calcinha. Feito geralmente de algodão, ele absorverá o sangue menstrual, sendo necessário trocá-lo algumas vezes ao dia, para não ocorrer acidentes, como o seu vazamento – o que pode manchar a calcinha ou até mesmo a roupa.
O absorvente, como o nome diz, absorve a menstruação.
Importante:
Os primeiros ciclos menstruais de uma mulher jovem podem ser irregulares, ou seja: podem demorar mais de um mês ou bem menos, a menstruação pode durar muitos dias ou somente um; etc.
Pouco antes de a menstruação ocorrer, ou durante sua manifestação, a mulher também pode sentir dores, e ter seu humor modificado.
Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Brasil Escola
8.7
Resolução mínima de 1024x768. Copyright © 2018 Rede Omnia - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).