Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Útero

O útero é um importante órgão do sistema reprodutor feminino e está relacionado com o desenvolvimento do feto no corpo da mulher.

por Vanessa Sardinha dos Santos
O útero é um órgão do sistema reprodutor feminino. O útero é um órgão do sistema reprodutor feminino.

O útero é um órgão encontrado no corpo da mulher e que faz parte do sistema genital feminino. Ele está localizado na região inferior do abdome, na frente do reto e acima da bexiga. Esse órgão é bastante móvel, entretanto, possui vários ligamentos que garantem a sua fixação.

Anatomia do útero

O útero é um órgão que apresenta um formato que lembra uma pera e possui cerca de 7,5 cm de comprimento, 5 cm de largura e 2 cm de colo. Na mulher que nunca teve filhos, o útero pode apresentar cerca de 40 a 60 gramas; já na mulher que já teve bebês, ele pode apresentar entre 60 e 80 gramas.

Partes do útero

A parte superior desse órgão é mais dilatada e recebe o nome de fundo. Já a porção mais estreita é chamada de colo uterino ou cérvix. É essa parte mais estreita que se comunica com a vagina. Na porção mais inferior do colo do útero, é observado o óstio uterino, o qual continua com o canal vaginal e forma o chamado canal do parto.

Observe as principais partes do útero.
Observe as principais partes do útero.

Na porção superior do útero, penetram as chamadas tubas uterinas, anteriormente chamadas de trompas de Falópio, que são os locais onde geralmente ocorre o processo de fecundação. O fundo fica, portanto, localizado entre as duas tubas uterinas. Cada tuba penetra por aberturas chamadas de óstios tubários.

Camadas do útero

Quando analisamos a parede do útero, podemos verificar três camadas:

  • Revestimento externo: camada responsável por revestir o órgão e é constituída por tecido epitelial.

  • Miométrio: camada mais espessa do útero que é caracterizada por possuir grandes feixes de fibras musculares do tipo liso separadas por tecido conjuntivo. O miométrio é subdividido em camadas musculares, que estão entrelaçadas e são difíceis de serem definidas.

  • Endométrio: camada mais interna do útero e destaca-se por ser muito vascularizada e rica em glândulas. É o endométrio que é perdido durante a menstruação. Durante o ciclo menstrual, vemos a destruição endometrial e a posterior reconstrução dessa camada. A reconstrução é necessária, pois é nesse local que o embrião ficará.

Durante a gravidez, o útero aumenta consideravelmente de tamanho.
Durante a gravidez, o útero aumenta consideravelmente de tamanho.

Durante a gravidez, várias modificações acontecem no útero. Uma dessas modificações é o aumento considerável do órgão, que, aos poucos, distende-se para alojar o feto em crescimento. Durante esse período, verifica-se que o miométrio tem um aumento marcante de espessura. Vale destacar que, após a gestação, o útero diminui significativamente de tamanho, porém não retorna ao tamanho original de uma mulher que nunca teve filhos.

Leia também: Gravidez e cuidados com o recém-nascido

Função do útero

O útero é o local ideal para o desenvolvimento do feto.
O útero é o local ideal para o desenvolvimento do feto.

O útero é um importante órgão feminino relacionado com a nossa reprodução. As principais funções do útero são:

  • Garantir o alojamento do óvulo fecundado;

  • Fornecer as condições necessárias para que o bebê seja desenvolvido.

Ciclo menstrual

O ciclo menstrual tem início na puberdade e continua até a menopausa (finalização das menstruações). No primeiro dia de menstruação, temos o início do ciclo, o qual termina no último dia que antecede a próxima menstruação. Geralmente, o ciclo menstrual da mulher apresenta 28 dias, entretanto, em algumas mulheres, o ciclo pode ser mais curto ou mais longo.

Podemos dividir o ciclo menstrual em três fases:

  • Menstrual: fase caracterizada pela menstruação, na qual há a desintegração do endométrio e sua eliminação juntamente com sangue.

  • Proliferativa: caracterizada pelo aumento da espessura do endométrio. Nessa fase, hormônios estão estimulando o útero para que ele seja preparado para receber o embrião. É nessa fase, também, que ocorre o processo de ovulação, ou seja, o gameta feminino é liberado, e a mulher pode ficar grávida.

  • Secretora: fase em que os hormônios femininos estimulam a manutenção do endométrio. Nessa camada do útero, observam-se o alargamento das artérias e o crescimento de glândulas que secretam um líquido nutriente que garante a sobrevivência do embrião, antes de sua fixação. Se a implantação não acontecer, tem início uma nova fase menstrual.

Dor no útero

A dor no útero pode sinalizar diferentes problemas, sendo necessária ajuda médica para realizar um diagnóstico correto do problema. Geralmente, trata-se de problemas simples, como inflamações, entretanto, podem ser sinais de problemas mais sérios, como a endometriose, condição em que o endométrio é desenvolvido fora da cavidade uterina.

Dessa forma, ao perceber essas dores e outras alterações, como sangramento, corrimento, coceira na região íntima e vontade constante de urinar, é essencial procurar um ginecologista.

Câncer do colo do útero

O câncer do colo do útero é causado pela infecção por alguns tipos de HPV (Papilomavírus Humano), os quais são transmitidos, principalmente, por via sexual. Esse tipo de câncer, que geralmente não provoca sintomas em seus estágios iniciais, pode ser descoberto ao realizar exames preventivos, também chamados de papanicolau. Se descoberto precocemente, apresenta grande chance de cura.

Leia também: Câncer

Você pode se interessar também

Ciências

Gravidez e cuidados com o recém nascido

Ciências

Sistema reprodutor feminino

Não encontrou o
conteúdo ou matéria
que queria?

Mande seu questionamento, dúvidas ou sugestões para a equipe do Escola Kids que está pronta pra te ajudar.

Saiba mais

Últimos artigos

Travessão

O travessão é um sinal de pontuação cuja finalidade é indicar o discurso direto, ou seja, a fala de personagens em narrativas, ou enfatizar (destacar) passagens de textos jornalísticos ou argumentativos.

Mapa do Brasil

O Mapa do Brasil corresponde à representação cartográfica do território brasileiro. Esse mapa pode indicar a divisão territorial e aspectos físicos e políticos.

Útero

O útero é um importante órgão do sistema reprodutor feminino e está relacionado com o desenvolvimento do feto no corpo da mulher.

Arara-azul

A arara-azul é uma espécie que se destaca por sua cor vibrante e seu grande tamanho, podendo atingir até um metro de comprimento.