Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Tensão Pré-menstrual (TPM)

Descubra o que é TPM e por que a mulher sofre modificações no humor nesse período.

Na TPM, a mulher pode ficar irritada sem motivo aparente Na TPM, a mulher pode ficar irritada sem motivo aparente

A TPM, sigla utilizada para Tensão Pré-menstrual, é um problema comum entre as mulheres que surge dias antes da menstruação. É na TPM que as mulheres sofrem grandes variações de humor que podem prejudicar a relação com outras pessoas e até mesmo sua produtividade escolar e profissional.

Por muito tempo, a TPM era tratada como algo inventado pela mulher. Hoje, no entanto, sabe-se que é um problema verdadeiro e está diretamente relacionada com a produção dos hormônios femininos, que varia durante o ciclo menstrual.

As variações hormonais na mulher podem desencadear vários sintomas nos dias que antecedem a menstruação. Entre os principais sintomas da TPM, podemos citar a irritabilidade, agressividade, crises de choro, tensão, tristeza, diminuição da autoconfiança e a depressão. Além disso, podem ocorrer dores de cabeça, náusea, diarreia, inchaço, mal-estar e dores nas mamas.

A TPM, que é marcada por choros sem motivo ou explosões de raiva, possui data para acabar: o período da menstruação. Assim sendo, se uma mulher está deprimida ou agressiva após a menstruação, pode não ser um caso de tensão pré-menstrual; logo, faz-se necessária ajuda médica.

É importante destacar que nem todas as mulheres possuem TPM e algumas apresentam esses sintomas poucas vezes durante a vida. Além disso, outro ponto importante é que a TPM é hereditária, ou seja, mães que tiveram o problema podem ter filhas que a possuam.

A TPM desenvolve-se com maior frequência em mulheres na faixa etária entre os 30 e 40 anos de idade.

Dicas para diminuir a TPM sem utilização de medicamentos:

Realize exercícios aeróbicos;

Evite café, pois esse produto pode aumentar a ansiedade;

Não fume;

Evite alimentos muito calóricos;

Realize técnicas de relaxamento.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Benefícios do chocolate

Ciências

Cólica menstrual

Ciências

Fases da vida

Ciências

Menopausa

Últimos artigos

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.