Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Fases da vida

As 4 fases da vida humana são: infância, adolescência, idade adulta e velhice. São etapas de crescimento do corpo e desenvolvimento motor, físico, psicológico e social.

Sequência de ilustrações de homem e mulher em diferentes fases da vida. Todos os seres humanos passam por um ciclo evolutivo que engloba 4 fases: infância, adolescência, idade adulta e velhice.

As fases da vida são as diferentes etapas de crescimento e desenvolvimento que os seres humanos passam ao longo de sua existência. Todos vivenciam quatro diferentes fases:

  • infância, de 0 a 11 anos;
  • adolescência, de 12 a 19 anos;
  • idade adulta, de 20 a 60 anos; e
  • velhice, acima de 60 anos.

Cada fase é marcada por processos de evolução física, motora, psicológica, emocional e social dos indivíduos, o que interfere diretamente na maneira como eles se comportam e se relacionam no meio em que vivem.

Leia também: Mitos e verdades sobre acne — 6 coisas que você precisa saber

Resumo sobre as fases da vida

  • São quatro as fases da vida humana: infância, adolescência, idade adulta e velhice.
  • A infância vai do nascimento até os 11 anos de idade, dividindo-se em primeira, segunda e terceira infância.
  • Durante a infância acontece o crescimento do corpo, o início da comunicação falada, o desenvolvimento de habilidades motoras e a descoberta das brincadeiras.
  • A adolescência é a fase que vem depois da infância e se estende até os 19 anos de idade.
  • Muitas transformações corporais acontecem na adolescência, causadas pelas variações hormonais, além da criação de novos círculos sociais e do surgimento de diferentes emoções.
  • A adolescência é uma fase complexa e marcada por instabilidades.
  • A idade adulta começa aos 19 anos e vai até os 60. É uma fase longa e marcada pela estabilização no crescimento e maior maturidade dos seres humanos.
  • Para as mulheres, entre os 40 e os 52 anos, acontece o climatério, que marca a chegada da menopausa e o fim dos ciclos menstruais.
  • A partir dos 60 anos tem início a velhice, que é a última fase da vida humana. Acontecem muitas alterações no corpo, começando pela desaceleração no metabolismo.
  • Devido aos avanços na ciência, principalmente na medicina, a velhice tem sido aproveitada com cada vez mais qualidade de vida e bem-estar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as fases da vida humana?

As fases da vida humana são quatro: infância, adolescência, idade adulta e velhice. Cada uma dessas etapas do ciclo de vida dos seres humanos é caracterizada por transformações no nosso corpo e por mudanças de comportamento, na forma de pensar e, até mesmo, na forma de sentir. A seguir, conheça cada uma das fases da vida:

→ Infância (0 a 11 anos)

A infância é a primeira fase da vida humana após o nascimento. Nela acontecem processos muito importantes de desenvolvimento das funções do corpo humano, além de tomarmos consciência da nossa própria existência, e da existência das pessoas do nosso convívio. É nessa fase que estabelecemos os primeiros laços de amizade, aprendemos a brincar e a nos divertir e conseguimos reter um volume muito grande de informações no nosso cérebro, que ainda está se desenvolvendo. Por causa da complexidade da infância, e da sua importância para a formação do ser humano, ela é dividida em três outras fases:

    • Primeira infância (0 a 3 anos)

As habilidades de andar e falar são desenvolvidas na primeira infância.

O corpo humano está dando os seus primeiros passos nessa fase, literalmente. Muitas habilidades são desenvolvidas na primeira infância, inclusive a de andar. Tentamos estabelecer a comunicação já nessa fase, primeiro com ruídos e, depois, com palavras curtas. Então, aos poucos, o ser humano vai adquirindo maior autonomia para falar e se locomover. Aqui, ele está conhecendo as pessoas e o mundo ao seu redor. É uma fase de descobertas e, por isso, é muito importante para o aprendizado e para a formação da personalidade do indivíduo.

    • Segunda infância (3 a 6 anos)

Enquanto o corpo continua a crescer, o ser humano descobre a imaginação e as brincadeiras, que são igualmente importantes para o desenvolvimento do cérebro e de diversas habilidades motoras. Aliás, brincar é o que estimula a nossa capacidade de resolver problemas no dia a dia, e a compreender muitos fenômenos da ciência, como a gravidade, por exemplo. Pode parecer brincadeira, mas é verdade.

Brincar ajuda a resolver problemas do dia a dia e a compreender a natureza.

O indivíduo já tem consciência para falar sobre aquilo que gosta ou que não gosta, ao mesmo tempo em que está aprendendo a estabelecer limites. Na segunda infância tem início a educação formal, que é quando entramos na escola.

    • Terceira infância (7 a 11 anos)

Nessa fase acontecem muitas mudanças no corpo humano, principalmente com relação ao seu crescimento físico. Têm início algumas das transformações hormonais que serão cruciais na fase seguinte, que é a adolescência. No campo do conhecimento, o raciocínio lógico fica mais apurado durante a terceira infância.

As crianças nessa faixa etária apresentam maiores círculos sociais, com amizades que são mais duradouras do que aquelas feitas na segunda infância. Esse círculo influencia nos hábitos, na personalidade e no comportamento. Além disso, a criança adquire maior senso de responsabilidade e começa a desenvolver um conjunto de emoções diversas.

→ Adolescência (12 a 19 anos)

A adolescência, que vem após a infância, é uma fase desafiadora da vida humana. As transformações que acontecem durante essa etapa são tanto físicas quanto psíquicas e emocionais, podendo ser um período marcado por muitas angústias e dúvidas. O período mais importante em termos de desenvolvimento físico da adolescência é a puberdade.

A puberdade se estende até os 13 anos nas meninas e até os 14 anos nas meninas. Durante ela, a atuação de hormônios como a progesterona e o estrogênio (hormônios femininos) e a testosterona (masculino) é responsável por alterações como engrossamento da voz e maior desenvolvimento muscular, nos meninos, crescimento das mamas e acúmulo de gordura nos quadris e na região das coxas, nas meninas, assim como o crescimento de pelos pubianos e nas axilas. Alterações faciais, surgimento de espinhas devido ao aumento da oleosidade da pele e rápido crescimento físico são, também, fenômenos que acontecem durante a puberdade.

Alterações faciais, rápido crescimento físico e surgimento de espinhas são mudanças visíveis que ocorrem na puberdade.

Ainda nesse intervalo até os 13 anos, é comum que as meninas experimentem a menarca, que é a sua primeira menstruação. Portanto, até a idade de 14 anos, os adolescentes passam por uma fase de desenvolvimento do seu sistema reprodutor e de início gradual do amadurecimento do corpo, que se estabiliza mesmo somente durante a fase adulta, após os 21 anos de idade.

Na adolescência os círculos sociais mudam e são formados por maior afinidade. Aspectos da personalidade já estão mais claros durante essa fase, mas, ao mesmo tempo, os jovens lidam com muitas variações de comportamento, mudanças de humor, novos sentimentos e rápidas alterações emocionais. Por isso, é fundamental o acompanhamento de pais e responsáveis durante essa fase, atentando-se para a necessidade de auxílio profissional para o melhor cuidado da saúde mental dos adolescentes.

→ Idade adulta (20 a 60 anos)

Assim como a infância é a fase das descobertas, e a adolescência, das transformações, a idade adulta pode ser descrita como a etapa da estabilidade. Por estabilidade, estamos nos referindo ao desenvolvimento do corpo e do cérebro, assim como as funções motoras e as habilidades que foram adquiridas nas fases anteriores da vida. Isso não quer dizer, no entanto, que o desenvolvimento parou. É possível adquirir novos comportamentos e novas habilidades durante a idade adulta, o que, aliás, é parte do processo de amadurecimento psíquico dos seres humanos.

Homens e mulheres brindando, representando a fase da vida da idade adulta.
Amadurecimento e estabilidade são características da idade adulta, que se inicia aos 20 anos.

No começo da idade adulta, ainda durante a juventude, muitas pessoas iniciam seus estudos na universidade, ingressam formalmente no mercado de trabalho ou, ainda, conciliam o trabalho com uma nova fase de estudos. As relações sociais ganham uma nova dimensão, e podem passar a incluir cônjuges (esposas ou maridos) e filhos. As funções físicas do corpo estão em uma excelente fase, já que o crescimento e as alterações hormonais estão estabilizados, mantendo-se assim até aproximadamente os 40 anos.

Uma nova etapa de mudanças é identificada a partir dos 40 anos de idade, especialmente nas mulheres, que ingressam no climatério. O climatério tem início com a irregularidade do ciclo menstrual feminino, até cessar por completo, sendo acompanhado por ondas de calor, insônia e alterações de humor. Quando isso acontece, diz-se que a mulher entrou no período da menopausa, que ocorre entre os 48 e 52 anos de idade. Depois disso, acontece a pós-menopausa, quando os sintomas são estabilizados.

→ Velhice (acima de 60 anos)

A última fase da vida humana é a velhice, que se inicia aos 60 anos de idade. Chamada também de terceira idade, essa etapa é marcada por:

  • desaceleração do metabolismo,
  • maior flacidez da pele,
  • aparecimento de rugas,
  • aumento na quantidade de fios brancos no cabelo,
  • perda de força muscular e
  • maior fragilidade do sistema imunológico, deixando o organismo mais suscetível a doenças.

A massa muscular também diminui na velhice, assim como os ossos se tornam mais densos.

As relações sociais na velhice se tornam mais seletas e menos recorrentes como na vida adulta, da mesma maneira que o comportamento e os hábitos se alteram de forma significativa. Nessa idade, principalmente a partir dos 65 anos, a maioria das pessoas está aposentada, e têm maior tempo útil para se dedicar a outras atividades cotidianas.

Homens e mulheres idosos fazendo alongamento em parque, em texto sobre fases da vida.
O bem-estar e a qualidade de vida são, hoje, cada vez mais características da velhice.

O ritmo da vida se torna mais tranquilo no geral. A velhice é vista, ainda, como uma fase marcada pela sabedoria que foi adquirida com as experiências vividas. Hoje, com os avanços na ciência e na medicina, principalmente, a velhice é uma fase que tem se estendido cada vez mais, e sendo aproveitada com melhor qualidade de vida.

Curiosidades sobre fases da vida

  • 80% da estrutura do cérebro humano se forma na primeira infância, e 90% dele já está formado quando atingimos 5 anos de idade.
  • Apesar de o cérebro parar de crescer na adolescência, ele continua se desenvolvendo durante as outras fases da vida.
  • Quando nascemos, temos, em média, 300 ossos. Um adulto, por sua vez, tem cerca de 206 ossos, o que é resultado da evolução do corpo humano.
  • À medida que se aproxima a velhice, nossa altura diminui. Isso acontece devido a um aumento na densidade dos ossos.

Saiba mais: 10 curiosidades sobre o esqueleto humano

Exercícios resolvidos sobre fases da vida

Questão 1

“_______________ é a etapa da idade adulta que afeta as mulheres que estão finalizando o seu ciclo reprodutivo. Por causa disso, sintomas como a falta de menstruação, ondas de calor e mudanças no humor são muito comuns durante ela.”

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima:

a) Puberdade.

b) Primeira infância.

c) Adolescência.

d) Climatério.

e) Menarca.

Resposta: Alternativa D.

A descrição é condizente com o climatério, uma etapa da fase adulta que é caracterizada pela menopausa e por alterações no ciclo reprodutivo das mulheres.

Questão 2

Em qual fase da vida humana acontecem as maiores transformações corporais causadas pelos hormônios?

a) Infância.

b) Segunda infância.

c) Adolescência.

d) Idade adulta.

e) Velhice.

Resposta: Alternativa C.

Apesar de terem início no final da infância, as transformações ocasionadas pelos hormônios são observadas de forma melhor durante a adolescência.

Questão 3

Analise atentamente as afirmações a seguir e assinale aquela que apresenta uma característica da infância.

a) Rápidas mudanças hormonais.

b) Desaceleração do metabolismo.

c) Estabilização do crescimento.

d) Surgimento de novas emoções e instabilidades no humor.

e) Descoberta da fala e das habilidades motoras.

Resposta: Alternativa E.

Na infância, a criança começa a falar e a se locomover, descobrindo, então, as suas habilidades motoras. As demais alternativas caracterizam a adolescência (a e d), a velhice (b) e a idade adulta (c).

Fontes

MARTINS, Roberta. Terceira infância: a importância do desenvolvimento na idade escolar. SATC, 24 mai. 2023. Disponível em: https://unisatc.com.br/terceira-infancia-a-importancia-do-desenvolvimento-na-idade-escolar/.

PERES GONÇALVES, Josiane. CICLO VITAL: INÍCIO, DESENVOLVIMENTO E FIM DA VIDA HUMANA POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCADORES. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 31, n. 98, p. 79–110, 2016. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/5469.

REDAÇÃO. Changes in humans during their lifetime. Bitesize – BBC, [s.d.]. Disponível em: https://www.bbc.co.uk/bitesize/articles/zd3p6g8#zhy22v4.

REDAÇÃO. Climatério: A transição natural da mulher. Mas como lidar com os sintomas? Hospital Abert Sabin, 09 dez. 2024. Disponível em: https://hasabin.com.br/climaterio-a-transicao-natural-da-mulher-mas-como-lidar-com-os-sintomas/.

RIBEIRO, Maiara. Quando o corpo começa a demonstrar sinais de envelhecimento? Portal Drauzio Varella, 28 mar. 2025. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/60mais/envelhecer-bem/quando-o-corpo-comeca-a-demonstrar-sinais-de-envelhecimento/.

UNICEF. 10 Facts about Early Childhood Development you need to know! Unicef, 28 nov. 2015. Disponível em: https://www.unicef.org/turkiye/en/stories/10-facts-about-early-childhood-development-you-need-know.

UNICEF. Desenvolvimento infantil. Unicef, [s.d.]. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/desenvolvimento-infantil.

Por Paloma Guitarrara

Você pode se interessar também

Ciências

Corpo humano

Ciências

Cravos e espinhas

Ciências

Esqueleto e músculos

Ciências

Gravidez e os cuidados com o recém-nascido