Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Sistema urinário

O sistema urinário, também chamado de aparelho urinário, é o sistema do corpo humano responsável por retirar, do nosso organismo, as substâncias tóxicas e que estão em excesso. Ao garantir que essas substâncias sejam eliminadas, ele promove o que chamamos de homeostase — o equilíbrio do meio interno do nosso corpo.

O sistema urinário é formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga urinária e uma uretra. A urina é formada nos rins, mais precisamente nos néfrons, e segue então pelos ureteres até a bexiga, onde é armazenada temporariamente. No momento da micção, a urina é levada para o meio externo por meio da uretra.

Saiba mais: Insuficiência renal – o que é, causas e consequências

Órgãos do sistema urinário

O sistema urinário é composto por dois rins, dois ureteres, uma bexiga urinária e uma uretra. Vamos conhecer, a seguir, um pouco mais sobre cada um deles:

Observe os órgãos que fazem parte do sistema urinário.
  • Rim: o nosso sistema urinário apresenta um par de rins, estruturas que se assemelham a um feijão. Os rins possuem cerca de 10 cm e estão localizados cada um de um lado da coluna vertebral. Seu papel é garantir a produção da urina, formada em estruturas chamadas de néfrons. Cada rim humano pode ter cerca de um milhão de néfrons, que trabalham para garantir a filtração do sangue e a formação da urina. O néfron é formado por um emaranhado de capilares, chamado de glomérulo renal, que é envolvido pela cápsula glomerular. Da cápsula, parte um longo túbulo, chamado de túbulo do néfron e que pode ser dividido em três porções: túbulo proximal, alça de Henle e túbulo distal.

  • Ureteres: nosso corpo possui um par de ureteres, que partem dos rins e estendem-se até a bexiga urinária. Eles garantem que a urina, produzida no rim, chegue até a bexiga, onde é armazenada. Cada um desses tubos apresenta de 25 cm a 30 cm.

  • Bexiga urinária: serve de local para o armazenamento temporário da urina. Esse órgão musculoso armazena cerca de 700 ml de urina, que chega a ele pelos ureteres.

  • Uretra: é o tubo que garante que a urina chegue ao meio externo. Vale destacar que, no homem, ela também serve de local de passagem para o esperma durante a ejaculação. A uretra masculina é bem maior que a feminina. Enquanto esta apresenta de 4 cm a 5 cm de comprimento, aquela apresenta cerca de 20 cm.

Formação da urina

A formação da urina é um processo complexo que envolve três etapas básicas: a filtração, a reabsorção e a secreção — todas ocorrem no néfron.

Observe na figura o detalhe do néfron. É nele que ocorre o processo de formação de urina.
  • Filtração: o sangue chega ao néfron pela arteríola aferente. Esta se ramifica e forma o chamado glomérulo renal, que é um emaranhado de capilares. No glomérulo, a pressão sanguínea força o plasma a sair dos capilares para o interior da cápsula, formando o filtrado. Esse filtrado apresenta uma composição semelhante ao plasma, porém praticamente sem proteínas. O filtrado sai da cápsula em direção ao túbulo do néfron.

  • Reabsorção: nesse processo, que ocorre no túbulo do néfron, observa-se a reabsorção de água e de algumas substâncias importantes para o nosso organismo.

  • Secreção: durante a passagem pelo túbulo do néfron, outras substâncias, como medicamentos e alguns metabólitos, são adicionadas à urina pelo processo de secreção. Nesse processo, substâncias são secretadas do sangue para o interior do túbulo.

A urina formada, portanto, é resultado dos processos de filtração glomerular e reabsorção e de secreção que ocorrem nos túbulos. Após sair dos túbulos do néfron, a urina, agora completamente formada, chega ao ducto coletor e é conduzida aos ureteres.

Leia também: Por que a cor do xixi é amarela?

Problemas que afetam o sistema urinário

Cálculos renais e infecções urinárias são dois problemas importantes que afetam o sistema urinário. O cálculo renal, também chamado de pedras nos rins, é causado pela agregação de cristais presentes na urina. Essa doença pode provocar dores intensas na região lombar, as quais podem vir acompanhadas de náuseas e vômitos. Dieta rica em sais e proteínas e a baixa ingestão de água são fatores que podem favorecer o desenvolvimento de cálculos renais.

As infeções urinárias, por sua vez, são um problema grave de saúde causado, principalmente, por bactérias. Esses micro-organismos podem acometer a uretra e migrar para bexiga e rins. Quando a infecção permanece restrita a uretra, é chamada de uretrite. Quando atinge a bexiga, temos um quadro de cistite. Quando os rins são atingidos, a infecção é chamada de pielonefrite e destaca-se por ser mais grave que as outras. Febre, ardência ao urinar, vontade de urinar várias vezes e dor na região do “pé da barriga” são alguns dos sintomas observados no caso de infecções urinárias.

Leia mais: Infecções – sintomas, exemplos, diferença com inflamação

Vamos revisar o que aprendemos?

Responda as perguntas apresentadas na figura seguinte e complete a cruzadinha:

Responda a cruzadinha com base no que você aprendeu neste texto.

Conseguiu responder a todas as perguntas? Confira as respostas a seguir:

1. Qual o nome do órgão do sistema urinário responsável pelo armazenamento de urina? Bexiga urinária

2. Qual o nome dos tubos que partem dos rins em direção à bexiga urinária? Ureteres

3. Qual o nome do tubo pelo qual a urina é expelida para o meio externo? Uretra

4. Qual o nome da primeira etapa da formação da urina? Filtração

5. Qual o nome da unidade funcional do rim? Néfron

6. Qual o nome do órgão responsável pela produção da urina? Rim

7. Quantos ureteres o sistema urinário humano apresenta? Dois

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Características e funções dos rins

Ciências

Cálculos renais

Ciências

Formação da urina

Ciências

Infecção urinária

Últimos artigos

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.