Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Aparelho Urinário

O aparelho urinário é responsável pelo ato de fazer xixi. Clique e entenda!

O sistema urinário é responsável pela remoção de substâncias em excesso ou indesejáveis no nosso organismo, sendo eliminadas juntamente com a urina. Ele é formado pelos rins, ureteres, bexiga urinária e uretra.

Os rins possuem formato semelhante ao do feijão, e estão localizados no abdome, um de cada lado. Nos rins, o sangue do nosso corpo é filtrado, restando a urina. Ela é muito rica em água e, por conter certas substâncias, como a ureia, se apresenta amarelada e com cheiro um pouco forte.


Quanto mais água bebermos, mais clara e com cheiro mais fraco a urina ficará, já que ela se tornará mais diluída.

Dos rins, a urina passa pelos ureteres e vai parar na bexiga. Esta é bastante elástica, capaz de armazenar uma quantidade razoável de urina, até o momento de irmos ao banheiro. Quando essa hora chega, a urina é lançada para fora do corpo pela uretra. Cientificamente, esse ato de “fazer xixi” é chamado de micção.

A uretra dos meninos e homens é mais comprida que a das meninas e mulheres, como você pode ver na figura:


Não é bom segurar a micção já que, com o passar do tempo, além das impurezas do nosso corpo, a urina pode apresentar um bom número de micro-organismos que podem causar problemas de saúde. Um deles é a infecção urinária, que provoca ardência e dor nos órgãos genitais.


Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Graças à ação do sistema urinário, podemos “fazer xixi”, eliminando impurezas do nosso corpo. Graças à ação do sistema urinário, podemos “fazer xixi”, eliminando impurezas do nosso corpo.
Por Mariana Araguaia

Você pode se interessar também

Ciências

Insuficiência renal

Ciências

Química da fralda descartável

Ciências

Sistema genital

Ciências

Características e funções dos rins

Últimos artigos

1º de abril – Dia da Mentira

O Dia da Mentira é celebrado aqui no Brasil em 1º de abril. Acredita-se que essa data tenha surgido por meio de uma mudança de datas que aconteceu na França do século XVI.

Combate ao coronavírus: vírus

Combate ao coronavírus: sintomas

Combate ao coronavírus: prevenção