Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Cálculos renais

Você sabia que beber pouca água pode causar cálculos renais?

Os cálculos renais podem causar dores nas costas Os cálculos renais podem causar dores nas costas

Nós sabemos que o nosso aparelho urinário é formado por dois rins que têm a função de retirar do sangue substâncias que nosso corpo não necessita ou que estão em excesso. Essas substâncias formarão a urina.

A urina apresenta cor amarelada, podendo estar mais escura ou mais clara. Quando bebemos pouca água, nossa urina fica mais escura e é um sinal que não estamos nos hidratando bem.

Pessoas que bebem pouca água podem desenvolver cálculos renais, que também são chamados de pedras nos rins. Os cálculos renais podem aparecer também graças a fatores genéticos ou em virtude do consumo exagerado de alimentos que contêm sal e proteínas.

Esses cálculos podem causar muita dor na região das costas, dor ao urinar e, em alguns casos, sangue na urina. Eles podem ser eliminados normalmente com a urina e, em casos mais graves, recomenda-se uma cirurgia.

Cuidar da saúde do rim é fundamental! Que tal ir beber um copo com água?


Beber água pode evitar o aparecimento de cálculo renal


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Características e funções dos rins

Ciências

Formação da urina

Ciências

Insuficiência renal

Ciências

Por que a cor do xixi é amarela?

Últimos artigos

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.

Raposa

Raposa é um nome popular usado para se referir a alguns representantes da família Canidae, a mesma família dos cães e lobos. São animais onívoros e geralmente solitários.

Aranha-armadeira

Aranha-armadeira pode ser encontrada em todo território brasileiro. Recebe essa denominação devido à posição que assume quando se sente ameaçada.