Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Cálculos renais

Você sabia que beber pouca água pode causar cálculos renais?

Os cálculos renais podem causar dores nas costas Os cálculos renais podem causar dores nas costas

Nós sabemos que o nosso aparelho urinário é formado por dois rins que têm a função de retirar do sangue substâncias que nosso corpo não necessita ou que estão em excesso. Essas substâncias formarão a urina.

A urina apresenta cor amarelada, podendo estar mais escura ou mais clara. Quando bebemos pouca água, nossa urina fica mais escura e é um sinal que não estamos nos hidratando bem.

Pessoas que bebem pouca água podem desenvolver cálculos renais, que também são chamados de pedras nos rins. Os cálculos renais podem aparecer também graças a fatores genéticos ou em virtude do consumo exagerado de alimentos que contêm sal e proteínas.

Esses cálculos podem causar muita dor na região das costas, dor ao urinar e, em alguns casos, sangue na urina. Eles podem ser eliminados normalmente com a urina e, em casos mais graves, recomenda-se uma cirurgia.

Cuidar da saúde do rim é fundamental! Que tal ir beber um copo com água?


Beber água pode evitar o aparecimento de cálculo renal


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Características e funções dos rins

Ciências

Formação da urina

Ciências

Insuficiência renal

Ciências

Por que a cor do xixi é amarela?

Últimos artigos

Esportes olímpicos

Os esportes olímpicos são os esportes praticados em uma edição de Jogos Olímpicos. Essa escolha é responsabilidade do COI, instituição que organiza as Olimpíadas.

Bloqueio Continental

O Bloqueio Continental foi um embargo estabelecido por Napoleão Bonaparte que proibiu o comércio com os ingleses no continente europeu. Esteve em vigor entre 1806 e 1814.

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.