Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Formação da urina

Entenda melhor como ocorre a formação da urina nos rins e compreenda a importância desse processo para a nossa saúde.

A urina é formada nos rins, mais precisamente nos néfrons A urina é formada nos rins, mais precisamente nos néfrons

Os rins são dois órgãos do sistema urinário relacionados com a filtração do sangue e a formação da urina. Essa substância, que é rica em produtos em excesso e tóxicos ao organismo, é produzida mais precisamente nos néfrons, as estruturas funcionais dos rins.

Para entender a formação da urina, devemos compreender primeiramente a estrutura de um néfron. Ele é formado basicamente pelo corpúsculo renal e pelo túbulo néfrico, que é composto pelo túbulo proximal, alça néfrica ou alça de Henle e túbulo distal (observe a figura a seguir). Essa última porção desemboca no ducto coletor.

No corpúsculo renal encontramos um enovelado de capilares, os glomérulos, inseridos no interior de uma expansão chamada de cápsula de Bowman ou cápsula renal. Nesse local, o sangue passa por um processo de filtração, e um filtrado semelhante ao plasma passa para o interior da cápsula. Esse líquido diferencia-se do plasma por não possuir, normalmente, proteínas.

O filtrado passa então para o túbulo néfrico e, nesse local, ocorre a reabsorção de aminoácidos, glicose, íons, água e possíveis proteínas, bem como a devolução dessas substâncias para o sangue. Em diabéticos, por exemplo, a glicose pode apresentar-se em grande quantidade, não sendo observada sua total reabsorção. A eliminação de glicose na urina é chamada de glicosúria.

No túbulo néfrico também ocorre a adição de algumas substâncias ao filtrado, tais como substâncias produzidas no metabolismo da célula, drogas e medicamentos. Esse processo recebe o nome de secreção.

Sendo assim, podemos resumir o processo de formação da urina em três etapas:

1- Filtração.

2- Reabsorção.

3- Secreção.


Observe atentamente a estrutura de um néfron

A coloração da urina está relacionada com a quantidade de água ingerida por cada pessoa. Quando a ingestão de água está inferior à que o nosso corpo necessita, a urina torna-se bastante concentrada, com coloração amarelo-escuro. Quando bebemos água na quantidade adequada, nossa urina apresenta coloração mais clara. A coloração pode ser, portanto, usada para avaliar se estamos hidratando ou não nosso corpo corretamente.

Curiosidade: Os rins humanos produzem em média dois litros de urina por dia, sendo capazes de filtrar, em média, 190 litros de sangue diariamente.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Bexiga

Ciências

Características e funções dos rins

Ciências

Cálculos renais

Ciências

Infecção urinária

Últimos artigos

Aspas

As aspas são sinais gráficos usados para destacar palavras ou expressões. São muito comuns para marcar a mudança da fala ou para indicar expressões que precisam de destaque.

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.