Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Formação da urina

Entenda melhor como ocorre a formação da urina nos rins e compreenda a importância desse processo para a nossa saúde.

por Vanessa Sardinha dos Santos
A urina é formada nos rins, mais precisamente nos néfrons A urina é formada nos rins, mais precisamente nos néfrons

Os rins são dois órgãos do sistema urinário relacionados com a filtração do sangue e a formação da urina. Essa substância, que é rica em produtos em excesso e tóxicos ao organismo, é produzida mais precisamente nos néfrons, as estruturas funcionais dos rins.

Para entender a formação da urina, devemos compreender primeiramente a estrutura de um néfron. Ele é formado basicamente pelo corpúsculo renal e pelo túbulo néfrico, que é composto pelo túbulo proximal, alça néfrica ou alça de Henle e túbulo distal (observe a figura a seguir). Essa última porção desemboca no ducto coletor.

No corpúsculo renal encontramos um enovelado de capilares, os glomérulos, inseridos no interior de uma expansão chamada de cápsula de Bowman ou cápsula renal. Nesse local, o sangue passa por um processo de filtração, e um filtrado semelhante ao plasma passa para o interior da cápsula. Esse líquido diferencia-se do plasma por não possuir, normalmente, proteínas.

O filtrado passa então para o túbulo néfrico e, nesse local, ocorre a reabsorção de aminoácidos, glicose, íons, água e possíveis proteínas, bem como a devolução dessas substâncias para o sangue. Em diabéticos, por exemplo, a glicose pode apresentar-se em grande quantidade, não sendo observada sua total reabsorção. A eliminação de glicose na urina é chamada de glicosúria.

No túbulo néfrico também ocorre a adição de algumas substâncias ao filtrado, tais como substâncias produzidas no metabolismo da célula, drogas e medicamentos. Esse processo recebe o nome de secreção.

Sendo assim, podemos resumir o processo de formação da urina em três etapas:

1- Filtração.

2- Reabsorção.

3- Secreção.

Observe atentamente a estrutura de um néfron
Observe atentamente a estrutura de um néfron

A coloração da urina está relacionada com a quantidade de água ingerida por cada pessoa. Quando a ingestão de água está inferior à que o nosso corpo necessita, a urina torna-se bastante concentrada, com coloração amarelo-escuro. Quando bebemos água na quantidade adequada, nossa urina apresenta coloração mais clara. A coloração pode ser, portanto, usada para avaliar se estamos hidratando ou não nosso corpo corretamente.

Curiosidade: Os rins humanos produzem em média dois litros de urina por dia, sendo capazes de filtrar, em média, 190 litros de sangue diariamente.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Carregando...

Você pode se interessar também

Ciências

Por que a cor do xixi é amarela?

Ciências

Aparelho Urinário

Ciências

Características e funções dos rins

Ciências

Química da fralda descartável

Não encontrou o
conteúdo ou matéria
que queria?

Mande seu questionamento, dúvidas ou sugestões para a equipe do Escola Kids que está pronta pra te ajudar.

Saiba mais

Últimos artigos

Acentuação gráfica

As regras de acentuação gráfica são fundamentais não apenas para a escrita correta das palavras, mas também para sua pronúncia.

Diferenças entre mitose e meiose

As diferenças entre mitose e meiose são muitas, mas podemos destacar o número de células-filhas e a quantidade de material genético nas células.

Tragédia em Brumadinho

A tragédia em Brumadinho ocorreu em decorrência do rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração pertencente à Vale. Casas foram destruídas e muitas pessoas morreram.

Francisco Franco

Francisco Franco foi um general espanhol que liderou um golpe contra o governo republicano da Espanha. Implantou uma ditadura que se estendeu por quase quatro décadas.