Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Coração

Coração é um órgão que faz parte do sistema cardiovascular e garante o bombeamento do sangue. O coração humano apresenta quatro cavidades.

Ilustração de um coração humano no interior da caixa torácica. O coração humano localiza-se no interior da caixa torácica.

O coração é um órgão do sistema cardiovascular responsável por bombear o sangue e garantir que, desse modo, ele chegue a todo o corpo. O coração dos seres humanos possui quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. O número de cavidades pode ser um critério para diferenciar o coração dos grupos de vertebrados. O sangue chega ao coração pelos átrios e deixa o órgão pelos ventrículos.

Leia mais: Corpo humano – principais órgãos e sistemas

Coração humano

O coração humano está localizado entre os pulmões e atrás do nosso osso esterno, estando protegido, portanto, por nossa caixa torácica. O coração tem o tamanho de um punho fechado e pesa cerca de 300 gramas, e, apesar de relativamente pequeno, exerce uma grande função no nosso corpo: o bombeamento do sangue, proporcionando, desse modo, que os nutrientes e oxigênio cheguem às células e os resíduos do metabolismo possam ser levados para o local adequado para sua eliminação.

O coração apresenta um ciclo de contração e relaxamento. Quando ele se contrai, o sangue é bombeado, e, quando relaxa, ele entra em suas cavidades. A fase de contração é chamada de sístole, e a de relaxamento, diástole.

O coração humano é formado basicamente por tecido muscular estriado cardíaco, um tecido de contração involuntária. A parede do coração é formada por três camadas: a interna, também chamada de endocárdio; a média, também chamada de miocárdio; e a externa, também chamada de epicárdio. O tecido muscular estriado cardíaco é encontrado formando o miocárdio.

O coração humano apresenta quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. O sangue chega ao coração pelos átrios e sai dele pelos ventrículos. Ao chegar ao coração, ele flui para os ventrículos, e daí é impulsionado para outras partes do corpo. As paredes dos ventrículos apresentam-se mais espessas, e sua contração é muito mais vigorosa que a dos átrios, sendo essa uma forma de garantir-se o impulso necessário.

O coração conta, ainda, com válvulas, que impedem o refluxo do sangue. Ele apresenta duas válvulas atrioventriculares, entre o átrio e o ventrículo, e duas válvulas semilunares, nas saídas do coração.

Caminho do sangue pelo corpo

O sangue, para completar um circuito completo pelo nosso corpo, passa duas vezes pelo coração (circulação dupla). O circuito que o sangue faz do coração para os pulmões com seu retorno ao coração é chamado de pequena circulação ou circulação pulmonar. Já o percurso que o sangue faz do coração para o restante do corpo com seu retorno ao coração é chamado de circulação sistêmica ou grande circulação.

Observe atentamente as principais partes do coração.

O sangue chega ao coração, por meio da veia cava superior e inferior, no átrio direito. Esse sangue é pobre em oxigênio e vem de diferentes partes do corpo (excluindo-se o pulmão). O sangue presente no átrio direito segue para o ventrículo direito, que o bombeia em direção aos pulmões.

O sangue segue para os pulmões por meio das artérias pulmonares. Ao chegar a eles, o sangue pobre em oxigênio recebe oxigênio proveniente da respiração e torna-se oxigenado. O sangue rico em oxigênio retorna ao coração através das veias pulmonares, sendo lançado no átrio esquerdo.

O sangue segue do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo. O ventrículo esquerdo é responsável por bombeá-lo para o corpo (excluindo-se o pulmão). O sangue segue pela artéria aorta, que vai se ramificando até os capilares. Nos capilares, o oxigênio presente no sangue passa para os tecidos e o gás carbônico, produzido na respiração celular, dos tecidos passa para o sangue. Os capilares unem-se formando vênulas, que levam sangue para as veias. As veias cava superior e inferior desembocam no átrio direito, recomeçando novamente o ciclo.

Leia mais: Circulação dos vertebrados – diferenças existentes entre os grupos

Coração dos vertebrados

Os diferentes grupos de vertebrados apresentam diferenças na anatomia do coração. Podemos diferenciar o coração de cada grupo analisando o número de cavidades que ele possui. Veja, a seguir, como é o coração de cada grupo:

  • Peixes: o coração dos peixes tem apenas duas cavidades: um átrio e um ventrículo. No coração desses animais, circula apenas sangue pobre em oxigênio.
  • Anfíbios: o coração dos anfíbios tem três cavidades: dois átrios e apenas um ventrículo. Nesse coração circula sangue pobre e rico em oxigênio, sendo observado o encontro dos dois tipos no ventrículo.
  • Répteis: no caso dos répteis, podemos observar diferenças dentro do próprio grupo. Enquanto répteis não crocodilianos têm um coração com três câmeras, sendo o ventrículo parcialmente dividido, nos répteis crocodilianos, observa-se a presença de quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. No coração dos répteis, há a passagem de sangue rico e pobre em oxigênio. Nos não crocodilianos, o sangue rico em oxigênio encontra-se com o sangue pobre em oxigênio na região do ventrículo. Já nos crocodilianos, a divisão completa em quatro câmeras impede o encontro do sangue nesse local, porém ele ocorre na saída do coração.
  • Aves e mamíferos: em aves e mamíferos, observamos um coração com dois átrios e dois ventrículos completamente separados. Nesses animais, o lado esquerdo do coração recebe e bombeia exclusivamente sangue rico em oxigênio, enquanto no lado direito há a passagem apenas de sangue pobre em oxigênio. Caso queria saber mais sobre o tema deste tópico, leia: Coração dos vertebrados.
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Artérias, veias e capilares

Ciências

Baço

Ciências

Circulação dos vertebrados

Ciências

Como o sangue é produzido?

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.