Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Veias

As veias, assim como as artérias e os capilares, são vasos sanguíneos e, junto ao coração, fazem parte do nosso sistema cardiovascular. As veias são vasos que atuam nesse sistema promovendo o retorno do sangue, das diversas partes do corpo, para o coração. A seguir descreveremos mais a respeito desses importantes vasos sanguíneos.

Leia também: Os tipos de circulação existentes nos vertebrados

Características das veias

As veias são vasos sanguíneos que garantem o transporte do sangue proveniente dos tecidos para o coração. Esses vasos possuem diâmetro variado, sendo possível observar veias com diâmetro compreendido entre 1 mm e 9 mm. As veias localizadas próximas ao coração apresentam um diâmetro maior.

Assim como as artérias, as veias apresentam uma parede formada por três camadas ou túnicas: a íntima, a média e a adventícia. A túnica íntima é uma camada fina e encontra-se mais internamente na veia. A túnica média é rica em células musculares e é a camada mediana da veia. Já a túnica adventícia é a camada mais externa e destaca-se por ser rica em colágeno e fibras. Nas veias, esta última é a mais desenvolvida.

Observe a estrutura básica de uma veia.

As paredes das veias não são tão desenvolvidas como as das artérias, uma vez que o sangue corre nestas sob alta pressão. Nas veias, no entanto, o sangue corre em uma pressão sanguínea menor. Devido a essa baixa pressão, é necessária a presença de mecanismos que garantam o fluxo do sangue no sentido correto e impeçam seu retorno. Para evitar esses eventos, as veias contam com válvulas que impedem o refluxo sanguíneo.

Além disso, é importante destacar que o fluxo do sangue nas veias está diretamente relacionado com a gravidade. Isso se deve ao fato de que essa força atua “puxando” o sangue para baixo, impedindo seu retorno ao coração de maneira eficiente. As válvulas atuam para garantir o fluxo unidirecional de sangue, porém não são as únicas estruturas envolvidas nisso — a contração da musculatura lisa da parede das veias e a contração dos nossos músculos esqueléticos são fundamentais para garanti-lo.

Os músculos esqueléticos contraem-se de acordo com nossos comandos, pois são músculos de contração voluntária. Quando nos movimentamos, eles assim se comportam e garantem a compressão das veias, o que ajuda no fluxo sanguíneo. Sabendo-se disso, fica claro por que é importante não ficar muito tempo em pé ou muito tempo sentado.

Saiba mais: Artérias, veias e capilares — os três tipos básicos de vasos sanguíneos!

Veias superficiais e veias profundas

As veias podem ser classificadas em dois grandes grupos:

  • Veias superficiais: estão localizadas mais próximas à nossa pele, podendo, inclusive, ser visualizadas.

  • Veias profundas: estão localizadas mais internamente e podem estar sozinhas ou acompanhadas de artérias. As veias que acompanham as artérias são chamadas de satélites.

Exemplos de veias importantes do corpo humano

Conheça, a seguir, algumas veias importantes presentes no nosso corpo:

  • Veias pulmonares: garantem o transporte de sangue rico em oxigênio dos pulmões para o coração, mais precisamente para o átrio esquerdo.

  • Veias cavas superior e inferior: desembocam no átrio direito. Todas as veias da circulação sistêmica fluem nas veias cavas. Elas são consideradas as principais veias do corpo.

  • Veia femoral: garante que o sangue proveniente dos membros inferiores seja levado até a veia cava. É uma veia próxima à virilha e de grande fluxo sanguíneo.

  • Veia jugular externa e interna: garante a drenagem do sangue na região da cabeça.

  • Veias safenas: superficiais e localizadas nas pernas, são ligadas ao sistema profundo.

Acesse também: Como o sangue é produzido – local, processo e componentes

Varizes

As varizes são uma situação relativamente comum que ocorre devido ao mau funcionamento das válvulas presentes nas veias. A insuficiência das válvulas faz com que o sangue fique acumulado nesses vasos sanguíneos, tornando-os dilatados. Essa dilatação contínua faz com que as veias percam sua elasticidade. O sangue fluindo de maneira inadequada nas veias provoca cada vez mais dilatação e refluxo. Essas veias dilatadas e tortuosas são o que chamamos de varizes.

Veias tortuosas e dilatadas em decorrência da insuficiência das válvulas são chamadas de varizes.

As varizes ocorrem, principalmente, nos membros inferiores e em indivíduos que ficam muito tempo em pé. Elas apresentam alguns sintomas característicos, tais como:

  • Sensação de queimação nas pernas;

  • Inchaço;

  • Fadiga nas pernas;

  • Câimbras;

  • Presença de veias azuladas e visíveis.

Os tratamentos para essa situação dependem de cada caso, sendo os mais comuns: a escleroterapia química (utilização de medicamentos que impedem a circulação de sangue no local), a cirurgia, e o laser endovenoso (utilização de laser que é emitido por uma fibra).

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Artérias, veias e capilares

Ciências

Como o sangue é produzido?

Ciências

Coração

Ciências

Sistema cardiovascular

Últimos artigos

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.