Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Força gravitacional

Você sabe o que é força gravitacional? Trata-se de uma força de atração que surge entre todos os corpos que possuem massa. Saiba mais sobre essa força e a sua relação com o “peso” de um corpo. Veja também algumas informações curiosas sobre o tema, como o valor da gravidade terrestre e o da Lua.

A força gravitacional é uma força atrativa que surge entre todos os corpos com massa. O planeta Terra, por exemplo, é capaz de atrair os corpos ao seu redor em direção ao seu centro por causa de seu campo gravitacional.

O que é a força gravitacional?

Geralmente a força gravitacional é muito pequena e só pode ser percebida nos casos em que pelo menos um dos corpos possui uma massa muito grande, como a massa de uma estrela ou de um planeta. Neste exato momento, você está sendo atraído por todos os objetos ao seu redor, mas essas forças são tão fracas que você não percebe. Se você tentar pular o mais alto que conseguir, mesmo que se esforce muito, não conseguirá passar de uma determinada altura simplesmente porque a Terra puxa você constantemente para baixo. Podemos dizer que:

A força de atração gravitacional depende das massas dos corpos envolvidos. Quanto maior a massa, maior será a força de atração existente entre eles.

Ninguém sabe de fato qual é a origem da força gravitacional, somente entendemos o seu funcionamento: quanto mais distantes estiverem os corpos, menor será a força de atração entre eles. Todavia, mesmo distantes, a força de atração entre o Sol e todos os planetas do Sistema Solar é suficiente para mantê-los em órbitas regulares.

Quando os planetas estão em órbita em torno do Sol (o mesmo vale para a Lua orbitando a Terra), eles estão “caindo” em direção ao Sol, mas como as suas velocidades orbitais são muito grandes e fazem um ângulo de 90º com a força gravitacional, suas distâncias em relação ao Sol permanecem aproximadamente constantes, sofrendo somente pequenas variações.

A aceleração da gravidade foi observada e estudada por diversos cientistas, como Galileu Galilei e Isaac Newton, ao longo dos séculos. No entanto, foi Newton quem conseguiu calcular pela primeira vez a força de atração gravitacional entre dois corpos por meio da Lei da Gravitação Universal.

Gravidade terrestre

A força da gravidade é capaz de acelerar os corpos em direção uns aos outros. Essa aceleração é chamada de gravidade. Ao nível do mar, a gravidade terrestre é de aproximadamente 9,8 m/s² (metros por segundo ao quadrado), ou seja, qualquer corpo solto a essa altura é atraído em direção ao centro da Terra com uma velocidade que aumenta em 9,8 m/s a cada segundo de queda, ou seja, quanto maior for o tempo que um corpo levar para cair, maior será a sua velocidade no momento em que ele chegar ao solo. Assim, se não levarmos em conta o atrito com o ar, todos os corpos que caem ao nível do mar possuem a sua velocidade aumentada em aproximadamente 9,8 metros por segundo a cada segundo.

Peso x Massa

A força gravitacional com a qual a Terra atrai todos os corpos ao seu redor é chamada de força peso ou simplesmente peso. Cuidado: quando nos referimos à quantidade de matéria que compõe algum corpo, fazemos referência à massa, e não ao peso. É importante não confundir esses conceitos, já que o peso é a força gravitacional que um corpo é capaz de exercer em qualquer outro corpo que tenha massa. A massa é apenas uma quantidade de matéria, geralmente medida em gramas ou quilogramas, por exemplo, contida em um corpo.

Curiosidades

  • A força gravitacional que a Lua faz sobre a Terra é suficiente para arrastar a água do mar e formar as marés;

  • Mesmo a 150 milhões de quilômetros de distância, a força de atração gravitacional do Sol é suficientemente forte para manter a Terra presa em sua órbita;

  • Os buracos negros são os corpos celestes que apresentam os maiores valores de gravidade conhecidos no Universo;

  • Por ter uma massa muito menor que a massa da Terra, a Lua possui sua gravidade cerca de cinco vezes menor, valendo aproximadamente 1,6 m/s²;

  • Sem a sua gravidade, a Terra não teria atmosfera, e tudo o que se encontra fixo na superfície terrestre estaria simplesmente “flutuando” pelo espaço vazio.

A gravidade na Lua é bem menor que na Terra. Ao pisar na Lua, os astronautas sentiram-se quase cinco vezes mais leves do que aqui na Terra. A gravidade na Lua é bem menor que na Terra. Ao pisar na Lua, os astronautas sentiram-se quase cinco vezes mais leves do que aqui na Terra.
Por Rafael Helerbrock

Você pode se interessar também

Geografia

Sol

Matemática

Brincando com a matemática

Ciências

Vida e descobertas de Galileu Galilei

Geografia

Sistema Solar

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.