Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Alergias

Saiba mais sobre os diversos tipos de alergias, seus sintomas e tratamento.

por Escola Kids
As alergias podem ocorrer com pessoas de qualquer idade As alergias podem ocorrer com pessoas de qualquer idade

Em nosso organismo, há um sistema chamado de sistema imunológico que produz células chamadas de anticorpos. Os anticorpos são células de defesa responsáveis por combater todos os organismos estranhos que por ventura entrem em nosso sistema nos causando mal. Quando o nosso corpo entra em contato com alguma substância, mesmo que seja uma substância inofensiva, o nosso corpo não a aceita, e começa a produzir células de defesa para combatê-la, desencadeando o que chamamos de reações alérgicas.

Geralmente as reações alérgicas no nosso organismo se devem a substâncias normalmente inofensivas, como pólen, poeira, veneno de insetos, látex, alimentos e medicamentos. Pessoas que têm crises alérgicas com muita frequência são sensíveis a mais de uma substância.

 

Geralmente as crises alérgicas vêm acompanhadas de coriza, espirros, nariz entupido, olhos e nariz avermelhados
Geralmente as crises alérgicas vêm acompanhadas de coriza, espirros, nariz entupido, olhos e nariz avermelhados

 

Quando uma pessoa está passando por uma crise alérgica, ela tem alguns sintomas, como nariz escorrendo, espirros, nariz entupido, olhos e nariz avermelhados, tosse e chiado no peito. Alguns tipos de alergia se caracterizam pelo inchaço de algumas partes do corpo.

Há diversos tipos de alergias, aqui citaremos apenas alguns:

Alergia a alimentos: nesse tipo de alergia, a pessoa se sente muito mal quando ingere determinado tipo de alimento. Pode acontecer alergia a ovos, alergia a frutos do mar, a alimentos que contêm leite, etc.

Alergias da pele: existem diversos tipos de alergias que ocorrem na pele quando esta entra em contato com algumas substâncias. Alguns tipos de alergias da pele são: eczema, dermatite de contato e urticária. Todas elas causam muita vermelhidão e coceira na pele.

Alergia a medicamentos: nesse tipo de alergia, a pessoa não pode fazer uso de alguns medicamentos que podem desencadear uma reação alérgica e às vezes pode levar à morte.

Alergia a picadas de insetos: a pessoa que apresenta esse tipo de alergia apresenta inchaço, coceira, vermelhidão e dor no local onde o inseto picou.

Pelos de animais: quando a pessoa entra em contato com algum animal que tenha pelos, desencadeia uma reação alérgica que se caracteriza por espirros, tosse, nariz entupido e escorrendo; e olhos, garganta e nariz avermelhados.

 

As crises alérgicas podem ser desencadeadas por substâncias inofensivas
As crises alérgicas podem ser desencadeadas por substâncias inofensivas

Todas as pessoas que apresentam algum tipo de reação alérgica com alimentos, medicamentos, ou outros motivos, deve procurar um médico. Ele é a pessoa mais indicada para orientar quais medicamentos aliviam a alergia, e também quais procedimentos devemos tomar caso ocorra uma reação alérgica muito forte.


Paula Louredo
Graduada em Biologia

Você pode se interessar também

Ciências

Importância do nariz

Ciências

Intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite?

Ciências

O Corpo Humano

Ciências

Por que temos aftas?

Não encontrou o
conteúdo ou matéria
que queria?

Mande seu questionamento, dúvidas ou sugestões para a equipe do Escola Kids que está pronta pra te ajudar.

Saiba mais

Últimos artigos

Protocolo de Kyoto

Protocolo de Kyoto é um tratado internacional criado em 1997 em Kyoto, no Japão. Seu principal objetivo é estabilizar as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

Países desenvolvidos

Países desenvolvidos são nações que apresentam elevado grau de industrialização e alto desenvolvimento socioeconômico, com base em critérios como IDH e PIB.

Acordo de Paris

O Acordo de Paris representa um compromisso mundial cuja meta é não permitir que o aumento da temperatura média do planeta ultrapasse 2°C. Esse acordo foi assinado por 195 países.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento que foi elaborado pela ONU em resposta a todas as atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial.