Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite?

Intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite? Saiba mais sobre esses dois problemas que afetam jovens e adultos.

O leite é um alimento essencial para nosso desenvolvimento, entretanto, nem todas as pessoas podem ingeri-lo sem problema O leite é um alimento essencial para nosso desenvolvimento, entretanto, nem todas as pessoas podem ingeri-lo sem problema

Muitas pessoas apresentam problemas quando o assunto é ingestão de leite. Algumas pessoas possuem intolerância à lactose, outras, no entanto, possuem alergia à proteína do leite. A seguir vamos falar sobre esses dois problemas, muito confundidos até mesmo pelas pessoas que os possuem.

O que é a intolerância à lactose?

A intolerância à lactose é um problema que se caracteriza pela dificuldade de quebrar a lactose (açúcar do leite). Isso acontece divido à diminuição da ação de uma enzima chamada lactase presente em nosso intestino.

A pessoa que apresenta intolerância à lactose normalmente apresenta vários sintomas intestinais que podem ocorrer logo após a ingestão ou depois de algum tempo. Dentre os sintomas causados pela intolerância à lactose podemos citar diarreia, cólicas, flatulência, barriga estufada e surgimento de gases.

Geralmente a intolerância à lactose ocorre em adultos e idosos, sendo raro o problema em crianças ainda na fase de aleitamento. Nesse caso, o tratamento irá depender dos níveis de tolerância à lactose, não sendo necessário excluir o leite totalmente da dieta.

O que é a alergia à proteína do leite de vaca?

A alergia, diferentemente da intolerância à lactose, é um problema relacionado ao sistema imunológico. Nosso corpo reage contra as proteínas encontradas no leite, causando, portanto, reações que vão além do sistema digestório.

Como sinais e sintomas da alergia à proteína do leite podemos citar diarreia, dores abdominais, prisão de ventre, sangue nas fezes, refluxo, urticária e até mesmo problemas respiratórios, como asma e rinite. Os sintomas podem ocorrer logo após a ingestão ou demorar até mesmo dias.

A alergia à proteína do leite geralmente acomete crianças, sendo raramente observada em adultos. Para tratar o doente, nesse caso, é necessário retirar todos os alimentos que possuem leite da sua dieta.

Mas afinal, qual é a diferença entre a intolerância à lactose e a alergia à proteína do leite de vaca?

De uma maneira bastante simples podemos falar que a alergia é uma reação do sistema imunológico, enquanto a intolerância é uma deficiência da enzima lactase que quebra o açúcar do leite. Enquanto na alergia faz-se necessário a exclusão de leite da dieta, a intolerância irá depender dos níveis de tolerância de cada paciente. Além disso, enquanto a intolerância leva a sintomas no sistema digestório, a alergia pode afetar diferentes sistemas.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Alergias

Ciências

Alimentação

Ciências

Características do sistema imunitário

Ciências

Leite

Últimos artigos

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.

Bicho-papão

Bicho-papão é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de um monstro que sequestra e devora crianças desobedientes. Foi influência portuguesa em nossa cultura.

Queda da Bastilha

A queda da Bastilha foi um acontecimento marcante que se passou em 14 de julho de 1789, marcando o início da Revolução Francesa.