Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite?

Intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite? Saiba mais sobre esses dois problemas que afetam jovens e adultos.

O leite é um alimento essencial para nosso desenvolvimento, entretanto, nem todas as pessoas podem ingeri-lo sem problema O leite é um alimento essencial para nosso desenvolvimento, entretanto, nem todas as pessoas podem ingeri-lo sem problema

Muitas pessoas apresentam problemas quando o assunto é ingestão de leite. Algumas pessoas possuem intolerância à lactose, outras, no entanto, possuem alergia à proteína do leite. A seguir vamos falar sobre esses dois problemas, muito confundidos até mesmo pelas pessoas que os possuem.

O que é a intolerância à lactose?

A intolerância à lactose é um problema que se caracteriza pela dificuldade de quebrar a lactose (açúcar do leite). Isso acontece divido à diminuição da ação de uma enzima chamada lactase presente em nosso intestino.

A pessoa que apresenta intolerância à lactose normalmente apresenta vários sintomas intestinais que podem ocorrer logo após a ingestão ou depois de algum tempo. Dentre os sintomas causados pela intolerância à lactose podemos citar diarreia, cólicas, flatulência, barriga estufada e surgimento de gases.

Geralmente a intolerância à lactose ocorre em adultos e idosos, sendo raro o problema em crianças ainda na fase de aleitamento. Nesse caso, o tratamento irá depender dos níveis de tolerância à lactose, não sendo necessário excluir o leite totalmente da dieta.

O que é a alergia à proteína do leite de vaca?

A alergia, diferentemente da intolerância à lactose, é um problema relacionado ao sistema imunológico. Nosso corpo reage contra as proteínas encontradas no leite, causando, portanto, reações que vão além do sistema digestório.

Como sinais e sintomas da alergia à proteína do leite podemos citar diarreia, dores abdominais, prisão de ventre, sangue nas fezes, refluxo, urticária e até mesmo problemas respiratórios, como asma e rinite. Os sintomas podem ocorrer logo após a ingestão ou demorar até mesmo dias.

A alergia à proteína do leite geralmente acomete crianças, sendo raramente observada em adultos. Para tratar o doente, nesse caso, é necessário retirar todos os alimentos que possuem leite da sua dieta.

Mas afinal, qual é a diferença entre a intolerância à lactose e a alergia à proteína do leite de vaca?

De uma maneira bastante simples podemos falar que a alergia é uma reação do sistema imunológico, enquanto a intolerância é uma deficiência da enzima lactase que quebra o açúcar do leite. Enquanto na alergia faz-se necessário a exclusão de leite da dieta, a intolerância irá depender dos níveis de tolerância de cada paciente. Além disso, enquanto a intolerância leva a sintomas no sistema digestório, a alergia pode afetar diferentes sistemas.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Alergias

Ciências

Alimentação

Ciências

Características do sistema imunitário

Ciências

Leite

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.